Windows: como desabilitar, via GPO, o uso da rede para notificações

Neste post você aprenderá, por meio do console de Gerenciamento de Política de Grupo, a criar um GPO para desabilitar o uso da rede para notificações. 

Sabe aquelas notificações de programas instalados no Windows que surgem quase que o tempo todo? Esse GPO desativará elas! Ou seja, ele impedirá que os aplicativos utilizem a rede para enviar notificações para atualização de blocos, notificações de bloco, notificações brutas ou do sistema. Isso se dar pelo fato dela desligar a conexão entre o Windows e o WNS (Serviços de Notificação por Push do Windows). Essa configuração de política também bloqueia a capacidade dos aplicativos de sondar os serviços de aplicativo para atualizar blocos.

Gostou? Agora que tal aprender a configurá-la? Vamos lá!

Desabilitando, via GPO, o uso da rede para notificações

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar um GPO. Um exemplo é o usuário administrador.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio, acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.1 a seguir.

1

Figura 1.1 – Ferramentas Administrativas – Windows Server.

3. Com o console de Gerenciamento de Política de Grupo aberto, crie um GPO no local que deseja vinculá-lo. Caso seja para todas as contas de computadores da empresa, crie o GPO a nível de domínio. Um exemplo é mostrado na figura 1.2 a seguir na qual foi criado um GPO a nível de Domínio, logo abaixo do nome do domínio diegogouveia.com.br, com o nome GPO_Desabilitar_Notificacoes_Programas. Assim, todos os usuários que acessarem as estações do domínio diegogouveia.com.br receberão o GPO.

Figura 1.2 - GPO Desabilitar uso da rede para notificações de programas.

Figura 1.2 – GPO Desabilitar uso da rede para notificações de programas.

4. Agora clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que criou. No menu de opções que surgirá clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Nela navegue em: Configurações do Computador > Políticas > Modelos Administrativos > Menu Iniciar e Barra de Tarefas > Notificações. Aqui procure pela política Desabilitar o Uso da Rede para Notificações. Dê um duplo clique do mouse na mesma. Será aberta a janela de Propriedades da Política. Nela marque a opção Habilitado como visto na figura 1.3.

Figura 1.3 - Política Desabilitar o uso da rede para notificações - GPO.

Figura 1.3 – Política Desabilitar o uso da rede para notificações – GPO.

 

5. Clique em Aplicar e depois em OK. Agora feche a janela Editor de Gerenciamento de Politica de Grupo. Feche o console Gerenciamento de Política de Grupo. Pronto, GPO configurada.

E, vale lembrar, que apesar de ser um GPO voltado às Configurações de Computador, não é necessário reinicializar o computador nem os serviços para que essa configuração de política entre em vigor.

Espero que esta GPO lhe ajude. Se tiver dúvidas ou complemento, deixe seu comentário abaixo!

Diego Gouveia

Mais artigos deste autor »

Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!