Como desabilitar, via GPO, a opção de “Instalar as Atualizações e Desligar” do Windows Update

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Neste post você aprenderá, por meio console de Gerenciamento de Política de Grupo, a desabilitar a exibição de Instalar e Desligar do Windows Update. Com isso, essa opção não aparecerá mais na caixa de diálogo Desligar do Windows, mesmo que existam atualizações disponíveis para instalação. Vamos lá:

Como desabilitar, via GPO, a opção de “Instalar as Atualizações e Desligar” do Windows Update

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar um GPO. Um exemplo é o usuário administrador.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.1 a seguir.

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Figura 1.1 – Ferramentas Administrativas – Windows Server.

3. Com o console Gerenciamento de Política de Grupo aberto crie um GPO no local que deseja vinculá-lo. O ideal é que a configuração seja para todas as contas de computadores do domínio. Para isso basta criar o GPO a nível de Domínio. Um exemplo de como fazer isso é mostrado na figura 1.2 a seguir na qual foi criado um GPO a nível de Domínio, logo abaixo do nome do domínio diegogouveia.com.br, com o nome GPO_Desabilitar_Notificacao_Update. Assim, todos os computadores do domínio diegogouveia.com.br receberão o GPO.

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Figura 1.2 – GPO Desabilitar exibição Instalar Atualizações e Desligar, do Windows Update.

4. Agora clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que criou. No menu de opções que surgirá clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Nela, navegue em: Configurações do Computador > Políticas > Modelos Administrativos > Windows Update. Agora procure pela política Não exibir a opção ‘Instalar Atualizações e Desligar’ na caixa de diálago Desligar o Windows. Dê um duplo clique do mouse na mesma. Será aberta a janela de Propriedades da Política. Nela marque a opção Habilitado como visto na figura 1.3.

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Sem título Figura 1.3 – Política Não exibir a opção ‘Instalar Atualizações e Desligar’ na caixa de diálago Desligar o Windows – GPO.

5. Clique em Aplicar e depois em OK. Agora feche a janela Editor de Gerenciamento de Politica de Grupo. Feche o console Gerenciamento de Política de Grupo. 

6. Reinicie as estações nas quais o GPO foi vinculado e, na medida que forem reinicializadas, acesse com algum usuário e veja se está funcionando a política, caso alguma estação tenha tido anteriormente alguma notificação de “Instalar Atualizações do Windows Update e Desligar”, na caixa de diálogo de Desligar, do Windows. 

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Diego Gouveia

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Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.


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