Como instalar apps no Android não disponíveis na Google Play Store

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Geralmente, as pessoas que possuem smartphones com o sistema Android fazem o download de apps na Google Play Store. Alguns deles são gratuitos, outros disponibilizam compras dentro do app, e uns são totalmente pagos. Mas como instalar apps no Android não disponíveis na Play Store?

Neste artigo, você irá descobrir como baixar um app para Android não disponível na Play Store, tal como o app da ComeOn!. Além disso, entenderá como instalar esse app no seu smartphone. 

Passo a passo para instalar aplicativos que não estão na Google Play Store

É muito fácil fazer o download e instalar um app Android na Google Play Store. É tudo de forma automática e rápida. Mas e quando o app que você quer não está disponível na loja de aplicativos?

Primeiramente, aconselhamos que você limite os downloads de apps à Google Play Store o máximo que puder: em 2013, o Android começou a fazer a varredura de apps baixados de outras fontes. Para esses apps, a proteção é menos abrangente. Portanto, sempre que for possível, baixe apps na Google Play Store. Em outros locais, você pode encontrar algumas coisas perigosas e imprevisíveis.

Autorizando aplicativos externos

Saiba que o Android tem uma proteção para evitar que sejam instalados apps que não façam parte da Google Play Store. E por quê? Para manter distância de apps maliciosos em seu celular, visto que todos os apps da Google Play Store são continuamente verificados e excluídos se alguma coisa suspeita for identificada. 

Assim, você pode infectar seu aparelho com programas indesejados ou vírus, que podem acessar seus dados e sua senha. 

Procure comentários de usuários sobre o app que vai baixar e apenas utilize fontes alternativas para baixar e instalar apps Android quando realmente houver necessidade.

De preferência, só faça o download se tiver plena convicção de que seja confiável. 

Agora, veja como instalar apps no Android não disponíveis na Play Store.

Hora de colocar em prática

Primeiramente, você precisa abrir o APKMirror no navegador do seu celular. Há muitos mercados de apps Android não oficiais, mas o APKMirror é relativamente seguro e é criado pelas pessoas que gerenciam o blog Android Police, que confere todos os apps para que sejam certificados como legítimos e não alterados e assinados de forma apropriada. Somente apps confiáveis, de desenvolvedores conceituados Android, são aceitos.

apk-mirror-android-app-instalar

Navegando no site

Agora, basta navegar pela coleção disponível no site ou utilizar a pesquisa na parte superior para procurar apps. 

Se um app tiver diferentes versões à sua disposição, estas vão aparecer em uma lista com número e data de lançamento de cada uma. Basta escolher a versão que você quiser e, posteriormente, no nome do arquivo que estará sob “Download”. A seguir, clique no botão “Download APK” em vermelho, na próxima página (na parte inferior). 

Seu smartphone vai avisar sobre o risco da instalação de apps desconhecidos, e você vai ter que autorizar o download. Basta clicar em “Ok” para prosseguir.

Instalando o app

Siga os seguintes passos:

  1. Veja se aparece a confirmação de que o download foi realizado em seu painel de notificação;
  2. Aparecerá a solicitação para você permitir que apps desconhecidos sejam instalados: no sistema, se você tiver uma versão Android mais antiga, ou somente para o navegador, caso esteja utilizando o Android 8.0 (Oreo) ou versão mais recente;
  3. Você vai ver um aviso: basta confirmar que quer instalar o app, seja como um novo aplicativo ou uma atualização (se já tiver o app em seu celular);
  4. Toque em “Instalar”;
  5. Logo que a instalação for concluída, aparecerá uma tela confirmando. Você poderá abrir seu app nessa janela ou encontrar o ícone na galeria onde estão todos os aplicativos.

Pronto! Agora você já sabe como instalar apps no Android que por ventura não estejam disponíveis na Play Store.

Esperamos que você tenha curtido o nosso conteúdo. Mostramos somente uma forma, que consideramos bastante segura. Porém, se você procurar, encontrará outras maneiras.

Se gostou, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e deixe seu comentário!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">