Windows: como bloquear herança de GPO no Active Directory

Neste artigo você aprenderá a bloquear uma herança de política de grupo (GPO) em uma unidade organizacional.

Essa dica é bastante útil quando preciso impedir que uma unidade organizacional herde uma ou mais políticas de grupos do domínio ou de outra unidade organizacional (caso seja “filha” de outra OU), criando assim exceções e podendo fazer auditorias nela e entre outras finalidades que podem serem feitas por meio desse bloqueio. Vamos lá!

Exemplo prático e passo a passo

Para bloquear a herança de politica de grupo (GPO) em uma uma unidade organizacional, pelo console de Gerenciamento de Política de Grupo (GPMC), faça:

1. Faça o logon com a conta de administrador no Controlador de Domínio. 

2. Acesse o console de Gerenciamento de Política de Grupo (GPMC). 

3. No console selecione o nome da unidade organizacional no qual deseja bloquear a herança de políticas de grupo (GPOs). 

4. Selecionado a unidade organizacional clique com o botão direito do mouse e, no menu de opções, selecione “Bloquear Herança”, conforme a figura abaixo, no qual demonstra que está sendo bloqueado a herança de políticas de grupo na unidade organizacional “OU-TI” do domínio diegogouveia.com.br.

Feito isso a unidade organizacional não receberá mais as políticas de grupo (GPOs) no qual ela estava herdando, MAS SIM SOMENTE DA SUA PRÓPRIA UNIDADE ORGANIZACIONAL.

bloquear-heranca-gpo-windows-active-directory

Bem fácil de bloquear a herança de política de grupo (GPO) em uma uma unidade organizacional (OU), não é mesmo?

Leia outros artigos meus bem bacanas trabalhando com GPO no Active Diretory do Windows:

Caso tenha qualquer dúvida, complemento ou sugestão de temas para novos artigos, deixe seu comentário abaixo!

Diego Gouveia

Mais artigos deste autor »

Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!