7 vantagens de ter um Data Center Virtual

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Antes de falarmos sobre vantagens vale contextualizar o que é um Data Center Virtual.

Com o advento da virtualização, muitas atividades que eram feitas diretamente no hardware passaram a ser feitas via software, desta forma, tarefas como a criação de um novo servidor, o redimensionamento e gestão de discos (volumes) ganharam uma interface gráfica e linhas de comando, o que simplificou a vida do gestor de T.I, uma vez que o processo tornou-se mais seguro e efetivo. 

Com o avanço da virtualização convencional para a computação em nuvem, novas ferramentas tornaram-se viáveis via software como, por exemplo, a gestão de redes e também a automação de processos. Nesta nova etapa é possível construir e destruir ambientes complexos, subindo servidores, vlan, firewall, 100% usando API, sem a necessidade direta de intervenção humana, se não para a construção dos scripts.

vantagens-datacenter-virtual-binario-cloud

Em resumo, um Data Center Virtual define por software quase tudo o que um data center convencional exigia que fosse feito fisicamente.

Dito isso, voltamos as vantagens de usar uma solução de data center virtual e abaixo enumero algumas:

1. Automação 

Uma solução de data center virtual permite um alto nível de automação, uma vez que suas ferramentas são baseadas em API e com isso é possível integrar seus softwares a ela, fazendo o uso de ferramentas de up scale, load balance, backup, snapshot, entre outras, de modo a garantir a alocação de recursos conforme a necessidade de cada aplicação, sem a atuação direta de uma pessoa.

2. Compatibilidade

Por tratar-se de uma evolução da virtualização, um data center virtual entrega alto nível de compatibilidade, uma vez que simplifica a movimentação de VMs entre diferentes ambientes. Na prática, torna mais viável a aplicação do conceito multi-cloud, permitindo o uso de nuvem privada, dedicada, ou pública de diferentes fornecedores. 

3. Controle

Saber quais e quantos recursos cada aplicação ou serviço consome é essencial para evitar o desperdício, desta forma, o data center virtual simplifica este controle, uma vez que demonstram visualmente o consumo e recurso alocado em diferentes níveis, como por exemplo, por projeto, domínio ou por servidor.

4. Isolamento

Por definir inclusive rede por software, um data center virtual permitirá a construção de ambientes idênticos totalmente isolados. Desta forma gerenciar repositórios como desenvolvimento, homologação e produção passa a ser mais simples, uma vez que graças ao isolamento entre tenant um ambiente não enxergará o outro, evitando conflitos.

5. Gestão unificada

Algumas soluções de data center virtuais permitem a criação de nuvem dedicada e gestão de nuvem pública. Desta forma a gestão do ambiente torna-se mais simples, uma vez que todas as máquinas poderão ser visualizadas por meio da mesma interface, reduzindo a curva de aprendizado por parte do time técnico.

6. Redução de custo

Por permitir a alocação de recursos de forma dinâmica evita-se o desperdício de memória, CPU e até mesmo storage. Com isso reduz-se a necessidade de compra de hardware, pois o uso dos mesmos passam a ser potencializados, resultando em um melhor aproveitamento.

7. Gestão segura e simplificada 

As soluções de Data Centers Virtuais trazem para a interface de gestão soluções de rede, simplificando o uso de ferramenta como o firewall, indo além na segurança das VMs.

Quer conferir outras vantagens que uma solução de Data Center Virtual para seu negócio? Recomendo que você baixe este infográfico

Se você está em busca de mais segurança e agilidade para a infraestrutura de seu T.I, as soluções de data centers virtuais podem te ajudar neste desafio, trazendo para sua gestão mais autonomia, assim você pode focar em implementar soluções inovadoras que irão ajudar seu negócio a crescer. 

Para iniciar a mudança de sua infraestrutura para um data center virtual, é necessário que você planeje bem sua jornada para nuvem, por isso recomendo que você leia este artigo.

Ficou com alguma dúvida sobre as 7 vantagens de ter um Data Center Virtual ou mesmo complementar o conteúdo? Deixe seu comentário abaixo! 

 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luiz Fernando de Souza

Mais artigos deste autor »

Diretor na Binario Cloud, uma empresa inovadora que entra no mercado com as melhores soluções de computação em nuvem. Com mais de 13 anos trabalhando na construção de negócios em TI, com foco no uso de canais escaláveis para geração de vendas.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">