O rápido avanço tecnológico e as novidades que o sustentam

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O século XXI tem sido prolífero na criação de estruturas tecnológicas e, mais do que nunca, a rapidez na evolução destas tecnologias tem sido visível.

Todos os dias novos dispositivos, aplicações ou meios digitais permeiam o mercado, trazendo versões melhores dos mecanismos que todos conhecemos ou apresentando soluções de tal forma futuristas, que nos fazem crer, por momentos, que estamos a entrar nos universos ficcionais que o final do século passado podia apenas imaginar.

Esta evolução tem promovido a migração de muitas das vivências do nosso quotidiano – incluindo a nível lúdico, pessoal e profissional – para o meio digital e, por isso mesmo, assistimos a mudanças na própria estrutura social e cultural, que demonstram o poder do rápido avanço tecnológico.

inteligencia-artificial-carreira-tecnologia

As novas tecnologias são diversas e permeiam inúmeros setores de atividade. A sua forma de ação indicia, de alguma forma, muitos desafios e novidades para o futuro. Na verdade, hoje mesmo, já é possível ter noção de algumas mudanças no mundo, motivadas pela introdução de meios tecnológicos. Hoje, é justamente sobre estas que nos debruçamos.

1. Comunicações móveis e a quinta geração

Quando o 4G surgiu, o entusiasmo dos amantes dos dispositivos móveis foi já imenso, esperando-se que este permitisse – como veio a comprovar-se, mais tarde – uma conexão mais célere e permanente à Internet.
O 5G, agora prometido e esperado, vem reformular o conceito de rapidez, alterando a forma como comunicamos e acelerando a sua conexão à Internet, ainda mais.

2. A realidade aumentada

A imaginação do futuro transfigura-se, com a realidade aumentada. Esta tecnologia, já existente, permite que se veja – literalmente – o futuro ou um mundo imaginário.
Saber como ficará uma estrutura arquitetónica ou uma peça de roupa, recriar ambientes ou visualizá-los é possível com esta tecnologia.

3. Medicina com impressoras 3D

Surgiram no meio da mecânica e há alguns anos mas, agora, as impressoras 3D começam a mostrar o seu potencial noutros meios. Na medicina, estas impressoras começam a ser estudadas como forma de imprimir órgãos para transplante e podem ser o futuro para muitas pessoas nas listas de espera.

4. Automóveis autônomos

A intenção de trazer, ao mundo automóvel, uma opção mais segura, mais sustentável e, sem dúvida, com um apelo futurista, resultou nos automóveis autônomos que estão, hoje, em fase de teste.

Esta criação, que os americanos alegam ser sua, traz carros com autonomia, perfeitamente funcionais e que não se encontram em circulação, ainda, devido a problemas burocráticos.
Esta poderá ser uma solução menos poluente e que permita uma gestão mais sustentável dos deslocamentos diários.

5. Baterias com eletrólitos sólidos 

Também por um futuro mais sustentável, cientistas tem estudado a possibilidade de alterar as baterias que utilizam os eletrólitos poliméricos – baterias de estado líquido – pelas baterias com eletrodos e eletrólitos sólidos – conhecidas como baterias de estado sólido.

O lítio usado nas baterias de estado líquido é, como se sabe, muito poluentes, por isso dia após dia busca-se alternativas para conquistar um futuro mais ecológico.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">