Carreira em Monitoramento: saiba mais sobre mercado, cursos e certificações

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Monitoramento de ambiente de TI não é nenhuma novidade. Ter em mãos todo o ambiente de infraestrutura, tecnologias, métricas, capacidade, etc é algo almejado por qualquer empresa que utiliza seus dados para gerar lucro… Estou falando, sem exageros, de praticamente 100% das empresas.

Um dos principais objetivos do monitoramento de TI é implementar um sistema que maximize ao máximo a experiência do usuário final.

A cada dia, novas tecnologias vão surgindo, novas formas de trabalhar, provisionar ambientes, desenvolver e afins. Tudo muda e o monitoramento também deve ser atualizado. Quando falamos de um projeto de monitoramento no passado, provavelmente o escopo seria hardware, sistemas operacionais, storages e muito se baseava em quantidade de equipamentos, mas hoje o cenário é diferente.

monitoramento-infraestrutura-ti-gestao

Hoje ainda falamos de alguns hardwares, mas o bate papo fica interessante quando começamos a falar de micro serviços, API, Cloud, onde em um determinado período o ambiente pode ter 100 VMs e outro 1.000 VMs. Quando se tem máquina virtual no ambiente, muitas vezes, temos apenas containers, no final o interessante para nós é a URL onde os usuários acessam.

Temos também um outro ponto onde muito se fala, mas poucas pessoas conseguem o objetivo, no qual é o monitoramento alinhado ao negócio. Muitos projetos de monitoramento começam na operação, no time de TI, sem envolvimento dos gerentes/C-Level. O objetivo do monitoramento do time de TI é basicamente recursos computacionais, up/down e alguns itens a mais, entretanto, quando há envolvimento dos superiores, os mesmos podem informar feedbacks e até mesmo alinhar o monitoramento com os negócios da empresa.

Vamos pensar em uma empresa de portal de investimentos, onde todo seu negócio é sustentando pela TI. Vejamos perguntas que podem ser aplicadas para determinarmos tudo o que pode ser monitorado.

- Qual é o negócio da empresa?

  • R: Investimento através de plataforma on-line.

- Quais serviços sustentam o negócio?

  • R: Aplicação em Kubernetes, Bancos de Dados, diversas API… Perfeito, vamos monitorar todos esses itens de recursos computacionais.

- Qual tipo de monitoramento podemos realizar para que o usuário não tenha uma experiência ruim?
- Quais tipos de problemas são comuns que poderíamos monitorar para que não ocorra novamente?

  • R: Problemas de sincronização entre o aplicativo e o desktop;
  • R: Lentidão para login ou determinada transação;
  • R: Extração de um determinado relatório;
  • R: Problema com sincronização na bolsa.

Todos esses itens podem e devem ser monitorados, mas devemos avaliar os problemas e como podemos monitorar. Muitas vezes com a ajuda do time de desenvolvimento e o time de produto/negócio, chegaremos no resultado esperado.

Muitas vezes, a equipe não tem informações diretamente de negócio, dos quais seriam trabalho de uma ferramenta de BI, entretanto, também podemos entregar no monitoramento. Dentro do nosso exemplo da empresa de investimentos, alguns insights seriam:

  • Monitoramento da quantidade de usuários acessando o site;
  • Monitoramento da quantidade de cadastros;
  • Monitoramento da quantidade de usuários cancelados;
  • Dentre outros insights que o a diretoria gostaria de visualizar =)

As formas de monitoramento são infinitas: API, LOG, Selects, CLI ou até mesmo o desenvolvedor construir um endpoint informando o estado da aplicação do mesmo. Atualmente existem diversas soluções de monitoramento disponíveis, mas uma extremamente popular é o Zabbix – ferramenta bem consolidada no mercado e com uma flexibilidade incrível. Com Zabbix monitoramos, por exemplo:

  • Ambientes de TI, claro, mas também…
  • Monitoramos quantidade de Soja/Milho que o caminhão descarregou;
  • Monitoramos o peso que o caminhão estava na balança, pois ele não pode exceder o limite;
  • Monitoramos o fluxo de fotos de uma cabine de pedágio;
  • Monitoramos a quantidade de vendas, cupons e cartões emitidos de uma empresa de varejo;
  • Monitoramos nota fiscal;
  • Monitoramos qual nota fiscal foi recusada e o motivo.
  • E muito mais!

As possibilidades são infinitas para ajudarmos as empresas com o monitoramento!

O mercado para especialistas em monitoramento Zabbix

Como está o mercado para especialistas Zabbix? Aquecido!

Eu mesmo fui convidado por empresas para ajudar nas entrevistas de especialistas Zabbix, onde as oportunidades chegavam até R$12.000,00 CLT! Claro que são especialistas no assunto com anos de experiência e com conhecimento em alguma linguagem para utilizar a API do Zabbix e também enviar dados de monitoramento para o mesmo.

Não só no Brasil, tenho amigos e conhecidos que foram embora do país para trabalhar exclusivamente com Zabbix pela Europa. (Lisboa e Paris, como exemplos).

O que faz um especialista Zabbix?

Um especialista Zabbix é responsável por arquitetar, planejar e administrar um ambiente de monitoramento no qual o software responsável pelo monitoramento é o Zabbix.

Deve ser o ponto focal da solução atuar na melhoria do monitoramento contínuo como um todo na empresa, fornecendo melhorias, atualizações, performance e, principalmente, confiabilidade e visão da ferramenta para a diretoria.

Uma frase que sempre falo em nossos clientes é:

“O monitoramento não é e não deve ser uma ferramenta para que apenas os usuários de TI olhem, é para empresa toda!”

5 habilidades necessárias para se destacar no mercado de monitoramento

1- Gostar de estudar sempre! O Zabbix, assim como qualquer outra solução no mercado de TI, sempre terá novas versões, novas funcionalidades, principalmente com a evolução do mercado, por isso o sistema tem que acompanhar.

Além do estudo no Zabbix, é necessário que o responsável goste de conversar com as equipe de vários departamentos da empresa para entender o negócio como um todo e arquitetar o Zabbix para que o mesmo gere o melhor valor possível para todos.

2- Conhecimentos em Sistemas Operacionais (Windows/Linux), Rede.

3- Conhecimentos em banco de dados. Esse item abrange dois aspectos tanto para o gerenciamento do banco de dados do Zabbix, quanto para realizar as monitorações do banco de dados da empresa, principalmente quando não existe um DBA para apoiar.

4- Conhecimento em alguma linguagem de programação. É possível monitorar muitos softwares apenas consumindo via API e enviando dados para o Zabbix, dessa forma é importante que o profissional consiga desenvolver pequenos scripts para enviar os resultados para o Zabbix.

5- Conhecimento na API do Zabbix! Sem dúvidas um ponto muito importante para cargos seniores e especialistas. Dominando a API tudo ficará mais interessante, desde envio de dados, extração de dados e, principalmente, automação.

Carreiras e Certificações em monitoramento por Zabbix

Assim como diversas tecnologias, o Zabbix também possui suas certificações oficias nas quais são acompanhados de cursos para cada uma delas:

Zabbix Certified User

Neste módulo, o curso e certificações são realizadas de forma on-line. É indicado para usuários que querem aprender onde encontrar as informações e usabilidade. Voltado para usuários de NOC e nível 1. 

Zabbix Certified Specialist

O curso e a certificação Specialist é o primeiro passo para começar a se destacar no mercado de trabalho. É realizado um treinamento de três dias e posteriormente ao mesmo é realizada a prova teórica com 50 questões, sendo que o mínimo para aprovação é de 80%.

Zabbix Certified Professional

No mercado de trabalho as empresas estão mais atrás dos profissionais com as certificações “Specialist” e “Professional”. No caso da certificação Professional, o treinamento é realizado em 2 dias e a prova tem 75 questões, onde o mínimo para aprovação também é de 80%.

O curso e certificação Professional fornece conhecimento para realizar monitoramento de banco de dados, automação e criação de itens, monitoramento de VMWare, monitoramento de Java, tendência, pré processamento, descoberta de rede, auto registro, monitoramento distribuído, boas práticas para o Zabbix Database, integrações com software terceiros, dentre outros. 

Zabbix Certified Expert

Último nível dos cursos e certificação… 3 dias de treinamento, instalação do Zabbix via Sources com Selinux habilitado, formas de coleta SNMP TRAP e IPMI, Correlação de Eventos, API, estrutura e particionamento de banco de dados, Frontend com Nginx, LLD avançado e processos do Zabbix Server.

Nesse nível a prova é na prática, não existe prova teórica… Divertido, né? :)

Onde posso conquistar minhas certificações

Os cursos e certificações Zabbix são realizados em parceiros oficias, como a JLCP – Zabbix Certified Partner.

Na JLCP aplicamos os treinamentos e certificações para usuários de todo Brasil de forma presencial, com isso você realiza o curso Specialist em 3 dias e no último horário você realiza o teste para o primeiro exame.

Posteriormente, você tem 2 dias de curso para a certificação Professional. Após o curso é aplicado o teste de certificação, no qual ambos são realizados via computador, on-line, no local do curso. A prova é de multi escolha e em somente em inglês.

Obtendo essas 2 certificações, você tem pontos para se destacar em um processo seletivo para especialista Zabbix. 

Qualifique-se e conquiste seu espaço no mercado de monitoramento. Clique aqui e saiba mais sobre os cursos oferecidos pela JLCP!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Jorge Pretel

Mais artigos deste autor »

Fundador da JLCP Treinamentos, especialista em produtos Microsoft, Amazon e Zabbix com diversas certificações técnicas, atuou em grandes consultorias como responsável por projetos e resolução de incidentes Microsoft, AWS e Zabbix.

Articulista no Tech Net Wiki, Cooperati, profissionaisti, também atuou em elaboração de questões para cursos do Microsoft Virtual Academy.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">