Como recuperar dados/arquivos perdidos em HD, SSD, Pen Drive e outros

Você provavelmente já deve ter passado por esta situação complicada que, às vezes, chega a ser desesperadora: perder dados/arquivos. Pode ser por vírus, hacker, queda de luz, defeito no sistema ou porque você mesmo acabou deletando sem querer ou deletou e se arrependeu. Neste artigo, vamos falar sobre como recuperar dados perdidos em vários dispositivos.

Siga lendo nosso artigo e descubra como recuperar dados HD, SSD, Pen Drive e smartphones de forma prática e segura.

Quais as principais razões para ocorrer perda de dados/arquivos?

Falhas de hardware

Fontes e placas-mãe de qualidade questionável podem apresentar defeitos em SSDs e HDs. Por outro lado, portas USB podem entrar em curto-circuito, de forma a corromper dados de pen drives. Ainda que você tenha os arquivos gravados em backup em um disco externo, a falha de hardware às vezes torna impossível que você tenha acesso a eles.

Falhas de software

Não apenas o hardware pode falhar, mas os softwares. Tudo bem que fazer backup de dados é algo essencial, mas acidentes podem ocorrer.

Exemplo célebre de falha de software foi o Windows 10, que, na atualização de outubro do ano de 2018, deletava arquivos de certos usuários. É isso aí, eles simplesmente sumiam!

Queda de energia

Quedas de energia são imprevisíveis e podem ocasionar erros nas partições do computador as quais podem, inclusive, impedir que você inicialize o sistema operacional ou tenha acesso ao disco, ainda que faça a instalação desse disco em outra máquina. Terrível, não? Quedas de energia podem ocorrer a qualquer momento, mas são mais prováveis durante temporais, por isso, cuidado.

Vírus e malwares

Vírus e malwares podem ser diretamente enviados por hackers, com objetivos específicos destinados a uma certa máquina, ou você acabar “pegando” essas pragas disseminadas pela Internet ou através de dispositivos móveis como pen drives. 

Alguns vírus e malwares chegam a inviabilizar que você utilize o computador, enquanto outros danificam arquivos com base no caminho da pasta do usuário. 

Vírus e malwares são capazes de deletar todas as partições do seu HD ou SSD, destruindo o sistema operacional. 

Hackers

Hackers criam vírus, malwares e outros mecanismos para invadir outros computadores ou dispositivos móveis, seja só por “maldade” ou com objetivos específicos como roubar dados bancários e outras informações dos usuários. 

Cada vez mais os antivírus têm se aprimorado no sentido de barrar hackers e seus programas maliciosos, que surgem a cada dia com mais recursos.

É muito importante que você tenha um antivírus de boa qualidade, embora isso não signifique garantia de 100% contra ataques de programas e pessoas maliciosos.

Como recuperar dados/arquivos perdidos?

Se você quer saber como fazer a recuperação de dados perdidos, neste artigo vamos lhe apresentar o EaseUS Data Recovery Wizard Professional, uma ferramenta que com certeza vai lhe ajudar com este problemão que é a perda de dados.

Antes de mostrar como o EaseUS Data Recovery Wizard Professional funciona na prática, veja como ele pode ajudar a recuperar dados perdidos:

  • Recuperação de Arquivos Excluídos
  • Recuperação após Formatação
  • Recuperação de Dados Esvaziados da Lixeira
  • Recuperação da Partição Perdida
  • Danos no Disco Rígido
  • Recuperação de Falha no SO
  • Recuperação de Ataque de Vírus
  • Recuperação de Partição RAW

EaseUS Data Recovery Wizard Professional recupera mais de 1.000 tipos de arquivos, tais como:

  • Documento: DOC/DOCX, XLS/XLSX, PPT/PPTX, PDF, CWK, HTML/HTM, INDD, EPS, etc.
  • Imagem: JPG/JPEG, TIFF/TIF, PNG, BMP, GIF, PSD, CRW, CR2, NEF, ORF, SR2, MRW, DCR , WMF, RAW, SWF, SVG , RAF, DNG, etc.
  • Vídeo: AVI, MOV, MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, MKV, ASF, FLV, SWF, MPG, RM/RMVB, MPEG, etc.
  • Áudio: AIF/AIFF, M4A, MP3, WAV, WMA, APE, MID/MIDI, RealAudio, VQF,FLV, MKV, MPG, M4V, RM/RMVB, OGG, AAC, WMV,APE, etc.
  • E-mail: PST, DBX, EMLX, etc. (Outlook, Outlook Express, etc)

Como funciona o EaseUS Data Recovery Wizard Professional

O funcionamento do EaseUS Data Recovery Wizard Professional é bastante simples e eficiente.

Antes de qualquer coisa, baixe o teste gratuito do EaseUS Data Recovery Wizard Professional em br.easeus.com/data-recovery-software/data-recovery-wizard.html e instale no seu computador.

easeus-recuperar-dados-instalar

easeus-recuperar-dados-comecar

Em apenas 3 passos o software lhe ajuda a recuperar arquivos, fotos, músicas, áudios, e-mails e outros arquivos perdidos ou excluídos do disco rígido.

1. Ao abrir o EaseUS Data Recovery Wizard Professional informe o local que deseja avaliar os arquivos que deseja recuperar

easeus-recuperar-dados-selecionar

2. Após o programa listar as pastas e arquivos que podem ser recuperados, você tem a possibilidade de pré-visualizar os arquivos que deseja recuperar

easeus-recuperar-dados-recuperar

3. Selecione os arquivos que deseja recuperar e clique em recuperar. Ao clicar no recuperar, defina onde deseja salvar os arquivos recuperados.

easeus-recuperar-dados-recuperar1

Pronto, agora é só conferir os arquivos recuperados pelo EaseUS Data Recovery Wizard Professional.

easeus-recuperar-dados-recuperados

Você pode usar gratuitamente o EaseUS Data Recovery Wizard Professional para digitalizar e visualizar dados perdidos de até 2GB (veja versão gratuita em br.easeus.com/data-recovery-software/data-recovery-wizard-free.html).

Para recuperar arquivos superiores a 2GB será necessário adquirir um plano da versão PRO (valores bastante acessíveis diante do benefício promovido!). Veja mais detalhes e adquira uma licença clicando no botão abaixo.

comprar-agora

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!