Recuperar dados/arquivos perdidos em HD, Pen Drive, Cartão SD e outras mídias

Perder dados/arquivos é uma das piores sensações neste mundo tão conectado e dependente de tecnologia. Não encontrar mais aquele e-mail importante, aquelas fotos das férias ou um documento importante pode ser algo desesperador.

Felizmente, para estes casos, existem softwares para recuperação de dados/arquivos que fazem um trabalho excepcional e um dos que mais se destacam nesta área é o Recoverit, que é capaz, por exemplo, de recuperar arquivos de pen drive formatado e ajudá-lo a recuperar mais de 1.000 tipos e formatos de dados em diferentes dispositivos de armazenamento, incluindo o disco rígido do computador com Windows/Mac, Desktop, Lixeira, dispositivos externos e até mesmo um computador travado.

Quais as principais razões para ocorrer perda de dados/arquivos?

Falhas de hardware

Fontes e placas-mãe de qualidade questionável podem apresentar defeitos em SSDs e HDs. Por outro lado, portas USB podem entrar em curto-circuito, de forma a corromper dados de pen drives. Ainda que você tenha os arquivos gravados em backup em um disco externo, a falha de hardware às vezes torna impossível que você tenha acesso a eles.

Falhas de software

Não apenas o hardware pode falhar, mas os softwares. Tudo bem que fazer backup de dados é algo essencial, mas acidentes podem ocorrer.

Queda de energia

Quedas de energia são imprevisíveis e podem ocasionar erros nas partições do computador as quais podem, inclusive, impedir que você inicialize o sistema operacional ou tenha acesso ao disco, ainda que faça a instalação desse disco em outra máquina. Terrível, não? Quedas de energia podem ocorrer a qualquer momento, mas são mais prováveis durante temporais, por isso, cuidado.

Vírus e malwares

Vírus e malwares podem ser diretamente enviados por hackers, com objetivos específicos destinados a uma certa máquina, ou você acabar “pegando” essas pragas disseminadas pela Internet ou através de dispositivos móveis como pen drives. 

Alguns vírus e malwares chegam a inviabilizar que você utilize o computador, enquanto outros danificam arquivos com base no caminho da pasta do usuário. 

Vírus e malwares são capazes de deletar todas as partições do seu HD ou SSD, destruindo o sistema operacional. 

Hackers

Hackers criam vírus, malwares e outros mecanismos para invadir outros computadores ou dispositivos móveis, seja só por “maldade” ou com objetivos específicos como roubar dados bancários e outras informações dos usuários. 

Como recuperar meus dados/arquivos perdidos usando o Recoverit?

Antes de mostrar como o Recoverit funciona na prática, veja em quais demandas ele pode ajudar a recuperar dados/arquivos perdidos:

  • Dados apagados acidentalmente de cartão SD
  • Recuperação após Formatação
  • Recuperação de Dados Esvaziados da Lixeira
  • Recuperação de Partição Perdida
  • Recuperação de Windows Travado
  • Recuperação de Ataque de Vírus
  • Recuperação em NTFS, FAT, HFS+, APFS
  • Arquivos corrompidos por falhas de energia

O Recoverit recupera mais de 1.000 tipos de arquivos, tais como:

  • Fotos: CRW, JPEG, JPG, PNG, PSD, RAW, RGB
  • Vídeos: AVI, FLA, FLV, M4V, MOV, MP4, WMV
  • Áudio: AAC, AIFF, ALAC, FLAC, MP3, OGG, PCM, WAV, WMA
  • Documentos Office: DOC, DOCX, RTF, DOT, XLS, XLSX, XLSB, XLT, PPT, PPTX, PPS, POT
  • Documentos PDF: PDF, PDF/A, XPS
  • Arquivos do Outlook
  • Arquivos Compactados
  • e centenas de outros formatos dos mais variados

Como recuperar dados/arquivos perdidos usando o Recoverit?

Recuperar arquivos perdidos com o Wondershare Recoverit é bastante simples e, após baixar e instalar o programa em seu computador, abra-o e siga os 3 passos a seguir:

1. Após instalar o Recoverit, abra o software e escolha o local onde você acredita ter pedido seus dados (Disco C, Partições, Lixeira, Cartão SSD, HD Externo, Smartphone, Tablet, etc). Após selecionar o local desejado, clique em iniciar.

recoverit-recuperar-dados-passo1

2. Após clicar no botão Iniciar, o Revoverit iniciará uma varredura no local selecionado e apresentará os possíveis arquivos perdidos. Você poderá navegar nos arquivos e pré-visualizá-los antes de recuperá-los. O Revoverit recupera fotos, vídeos, áudios, arquivos do Word, Excel, PDF e centenas de outros formatos de arquivos.

recoverit-recuperar-dados-passo2

3. Assim que pré-visualizar o arquivo (ou os arquivos) e ter certeza que é o arquivo que você perdeu, selecione o arquivo (ou os arquivos) e pressione o botão Recuperar. Dependendo da quantidade de arquivos selecionados, o processo pode demorar um pouco para finalizar.

recoverit-recuperar-dados-passo3

Assim que o processo de recuperação de dados/arquivos finalizar, é só conferir os arquivos recuperados na pasta onde você os salvou. Simples, não?

E onde consigo o Recoverit para recuperar mais dados/arquivos perdidos?

Pelo benefício oferecido pelo Recoverit, logicamente que ele não é um software gratuito, no entanto, é possível baixar a versão de testes no site e os preços para compra são bastante acessíveis (licença anual ou licença vitalícia).

O Wondershare Recoverit nasceu no ano de 2003, é usado em mais de 160 países e possui uma base de mais de 5 milhões de usuários. Se você está precisando recuperar arquivos possivelmente perdidos, veja mais detalhes e adquira uma licença do Recoverit clicando no botão abaixo.

comprar-agora

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!