10 plugins para evoluir seu GLPI ao próximo patamar

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Fala pessoal!

Antes de iniciar no conteúdo, uma pergunta… Ainda não conhece ou não utiliza o GLPI? Confira aqui um artigo detalhado apresentando os principais recursos da ferramenta.

O catálogo oficial de plugins para GLPI está disponível no link plugins.glpi-project.org/. Lá podemos encontrar várias opções, tais como: plugins de integração, ações automáticas, mudança de fluxo, catálogo de serviços, inventário de ativos, indicadores e relatórios, importação de dados, etc.

Hoje vou apresentar alguns plugins que costumo implantar em clientes e que aprimoram bastante a experiência com o GLPI. Vamos às sugestões!

Formcreator

plugins.glpi-project.org/#/plugin/formcreator Aqui o foco é no catálogo de serviços. Não é novidade que um bom catálogo é fundamental. Caso queira conhecer o conceito ou refrescar a memória, nesse artigo explico detalhadamente o que é e por que devemos criar um catálogo de serviços.  Nativamente, o catálogo do GLPI é uma simples lista de categorias que pode ser vinculada a modelos de chamados, grupos, pessoas e base de conhecimento. É bom, mas ainda carece de diversos recursos relevantes para um catálogo eficiente. Com o Formcreator, mantido pela Teclib (mantenedora do GLPI), é possível evoluir nosso catálogo ao trazer recursos como:

  • Formulário interativo: perguntas podem ser feitas ao usuário interativamente, sendo que o formulário é demonstrado conforme as respostas selecionadas;
  • Fluxo de aprovação: pode-se configurar para que um chamado só seja aberto caso haja uma aprovação prévia, do contrário, o chamado nem atinge as filas;
  • Catálogo com permissionamento: os serviços podem ser restringidos por perfil. Cada perfil irá visualizar somente os serviços nos quais possuem permissão;
  • Serviços com diversos atributos: a partir do serviço selecionado, pode-se atribuir automaticamente um requerente, observador, técnico, categoria, urgência, grupos, entidade, localização, etc;
  • Relacionamento entre chamados: pode-se configurar para que quando determinado serviço seja acionado, 2 ou mais chamados sejam abertos e vinculados uns aos outros automaticamente;

Como fica no sistema:

plugin-glpi-1

plugin-glpi-2

Quer mais detalhes? Confere este artigo focado no Formcreator (tem até passo a passo).

News

plugins.glpi-project.org/#/plugin/news

Recurso que pluga um painel de avisos ao seu GLPI, possibilitando você entregar avisos aos usuários na tela de login ou dentro do próprio chamado. É um plugin bastante útil. Seguem alguns dos recursos:

  • Programar um aviso para ser demonstrado somente em determinada data e hora;
  • Incluir links, imagens, tabelas e listas no aviso;
  • Direcionar o aviso para um grupo de usuários específicos, por exemplo:
  • Avisar somente ao RH que o sistema de folha de pagamento sofrerá manutenção;
  • Avisar a todos os usuários que a internet está lenta mas a TI já está tratando;
  • Avisar somente aos gestores da empresa que o prazo para solicitar novos computadores encerra em 15 dias; etc.

Na prática o aviso será demonstrado conforme abaixo:

glpi-plugin-news-avisos-notificacoes

Behaviors

plugins.glpi-project.org/#/plugin/behaviors

Como o nome sugere, o Behavior acrescenta comportamentos que podem ser úteis ao nosso GLPI. Podemos habilitar somente o que nos é pertinente e o plugin se encarregará de tomar a ação automaticamente. Algumas das principais automações possíveis são:

  • Atribuir os grupos dos requerentes e dos técnicos automaticamente em um chamado;
  • Padronizar o ID do chamado com uma máscara de data. Exemplo:
     – 2019000001 (Y000001)
     – 2019110001 (Ym00001)
     – 2019112601 (Ymd0001)
     – 1926110001 (ymd0001);
  • Tornar obrigatório que:
    - Todo chamado possua um requerente;
    - Os campos categoria, localização, duração, dentre outros sejam informados;
    - O tipo e descrição da solução sejam preenchidos;
    - Haja um técnico atribuído antes do fechamento de um chamado;
    - Bloquear a solução de um chamado caso existam tarefas a fazer; etc.

Data Injection

plugins.glpi-project.org/#/plugin/datainjection

Muito útil durante novas implementações, o Data Injection permite a inserção de dados em massa a partir de arquivos CSV. Imagine que sua empresa possua 50 áreas diferentes, além de 200 categorias de chamados pré-definidas e 150 tipos de solução previstos na antiga ferramenta de chamados. Não é necessário criar cada item manualmente, pois este plugin permite a importação garantindo que toda a integridade da aplicação e do banco será mantida.

Imprimir em PDF

plugins.glpi-project.org/#/plugin/pdf

Simples plugin que permite a impressão de itens em PDF. Ao imprimir um chamado, por exemplo, você pode selecionar quais abas deseja inserir no arquivo PDF.

glpi-plugin-imprimir-documento-pdf

Etiquetas (Tag)

plugins.glpi-project.org/#/plugin/tag

Com o plugin Tag podemos criar etiquetas que podem ser vinculadas a basicamente qualquer item dentro do GLPI. Os principais pontos positivos são:

  • Flexibilidade na criação de qualquer etiqueta;
  • Flexibilidade na escolha das cores;
  • Possibilidade de vincular uma ou mais etiquetas a um mesmo item;
  • Possibilidade de utilizar o filtro nativo do GLPI para pesquisar por itens associados a determinada etiqueta.

glpi-plugin-etiquetas-tags-classificacao-chamados

glpi-plugin-etiquetas-tags-classificacao-chamados-1

Fusion Inventory

plugins.glpi-project.org/#/plugin/fusioninventory

O Fusion Inventory é a solução que realiza o inventário automático e preenche a base de dados do CMDB do GLPI (ativos). Através de agentes, o Fusion é capaz de coletar informações como: número de série, softwares instalados, monitores, impressoras, processador, HD, RAM, Placas, usuário e muito mais. Ou seja, não é preciso cadastrar tudo manualmente, pois o Fusion coleta dados de uma grande variedade de equipamentos, desde que respondam via rede. Além do inventário, o Fusion também possui recursos como:

  • Implantação de pacotes pela rede;
  • Wake on lan;
  • Descoberta SNMP; etc.

glpi-plugin-fusion-inventario

Satisfaction

plugins.glpi-project.org/#/plugin/satisfaction

Este plugin permite enriquecer a pesquisa de satisfação nativa do GLPI. Com ele, é possível incluir perguntas na pesquisa e controlar as respostas fornecidas pelo usuário. Três opções de perguntas estão disponíveis:

  • Sim/Não
  • Quantidade de estrelas
  • Texto livre

glpi-plugin-satisfaction-satisfacao-pesquisa-cliente

Actual Time

plugins.glpi-project.org/#/plugin/ActualTime

Costuma utilizar as tarefas do GLPI? Então quero lhe apresentar um plugin que permite aos usuários “startar” e “stopar” uma tarefa. Com isso, tem-se o tempo real de execução. Com este plugin é possível:

  • Garantir que somente o usuário atribuído à tarefa pode starta-la e stopa-la;
  • Garantir que um usuário só possua uma tarefa em andamento, não podendo iniciar outra simultaneamente a menos que ele stope a em andamento;
  • Garantir que o tempo de execução sempre retome a contabilização a partir de onde parou.

glpi-plugin-actual-time-tarefas

Capacidade x Demanda

Já imaginou poder mensurar e controlar a quantidade de serviços que cada usuário final pode demandar? A premissa do plugin é a seguinte: a capacidade de trabalho é finita, logo, a entrada de demandas também deveria ser. Quando não é, a consequência é o acúmulo de demandas “paradas” no backlog. Os usuários finais estariam limitados a demandarem serviços somente até o máximo de minha capacidade de atendimento, ou seja, se a equipe tem a capacidade de atender, digamos, 1000 horas por mês, os usuários estariam limitados a demandar no máximo essa quantidade. Na prática funciona assim:

Cada usuário faz parte de um grupo e cada grupo possui um limite horas que pode consumir mensalmente;

glpi-plugin-capacidade-demanda-1

A cada serviço demandado, o valor pré-configurado daquele serviço será debitado do saldo do grupo demandante;

glpi-plugin-capacidade-demanda-2

Quando o saldo esgotar, o grupo fica impossibilitado de demandar novos serviços;

glpi-plugin-capacidade-demanda-3

Usuários com permissão podem, se necessário, liberar mais saldo para um grupo que já esgotou o do mês ou lançar um débito devido a uma demanda não registrada via chamado;

glpi-plugin-capacidade-demanda-4

Complementarmente, é possível configurar, se desejado, um limite de chamados que cada grupo pode registrar diariamente;

glpi-plugin-capacidade-demanda-5

É possível transferir saldo entre grupos no decorrer do mês;

Todos os débitos, créditos, transferências e chamados abertos ficam registrados em um “Extrato” que pode ser consultado a qualquer momento

glpi-plugin-capacidade-demanda-6

Este plugin é de minha autoria e, no momento, ainda não está disponível no catálogo oficial do GLPI. Caso haja o interesse, fique à vontade para entrar em contato comigo.

Pessoal, por hoje é só. Espero ter contribuído com as sugestões de plugins.

Vocês já utilizam algum plugin no GLPI? Quais vocês curtem mais?

Um abraço e até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Kedson Alves

Mais artigos deste autor »

Especialista ITSM e entusiasta de TI | Há anos escutando vários “dá só uma olhadinha no meu computador”.

Outros artigos no meu blog:
https://medium.com/simplificando-ti

linkedin.com/in/kedsonalves


1 Comentários

AvatarDiego Anderson
1

Boa Noite Kedson Alves,

Parabéns pelo Plugin Capacidade x Demanda, gostaria muito de utilizar seu plugin como faço para utilizar o mesmo?

Grato;

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">