Por que – e como – ampliar o seu vocabulário em inglês

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

No mundo globalizado em que vivemos hoje, saber falar em inglês é um pré-requisito para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, em praticamente todas as áreas de atuação – seja você um profissional de TI ou não. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, seja você um funcionário, empresário ou microempreendedor, aprender a falar em inglês é essencial. 

Porém, uma das maiores dificuldades de quem quer se comunicar em inglês é o vocabulário. “What’s the name of this in English?” era uma frase constante no meu dia-a-dia na Índia, onde morei por quase dois anos. E continua sendo uma frase comum quando vou colocar o papo em dia com meus amigos estrangeiros. 

Ou seja, quase dez anos de estudo da língua inglesa em escolas especializadas e obtendo certificações internacionais, ainda não foram o suficiente para que eu tivesse êxito em me comunicar em inglês. Isso porque a língua inglesa possui um vocabulário muito amplo – estimado em cerca de 250.000 palavras distintas, e o triplo de sinônimos. Em um curso de inglês tradicional, aprendemos a ter um domínio de aproximadamente 3.000 delas, ou seja, algo muito longe da realidade de quem realmente fala em inglês.

Hoje, dez anos depois que terminei meu curso de inglês e após ter morado um período no exterior, cheguei a conclusão de que ter um vocabulário amplo é tão importante como saber formar frases, ler e escrever em inglês. O vocabulário é essencial para que você entenda o que os outros estão dizendo e para que você consiga se expressar da forma correta, ainda mais se isso faz parte do seu trabalho: eu, por exemplo, sou Jornalista. 

Ok. Mas como aprender mais palavras sendo que nem os cursos mais tradicionais – e caros – de inglês não proporcionam isso? 

Bom, há várias formas! Ler artigos e notícias, ouvir músicas e assistir a séries com áudio e legendas em inglês, sempre com o Google Tradutor do lado, são as formas mais comuns de ampliar o seu vocabulário em uma língua estrangeira. Mas recentemente eu descobri uma possibilidade ainda mais interessante, que ainda não havia considerado implementar no dia a dia: utilizar um aplicativo de idiomas. 

Eu já havia testado alguns aplicativos, como o Duolingo, mas achei muito básico e pouco eficiente para o nível de inglês que possuo. Afinal, meu foco é aprender novas palavras. Até que me deparei com o aplicativo Simpler. 

simpler-app-aprender-vocabulario-ingles-idioma-lingua

O Simpler é um app muito simples – como o próprio nome diz – no sentido de ser descomplicado e acessível. Você mesmo define qual o seu nível de conhecimento em inglês e o aplicativo sugere métodos de aprendizado de acordo com o seu perfil. 

Além das várias funções para te ajudar a aprender regras gramaticais, compreensão auditiva (o tal do listening), correção de erros e práticas inusitadas, como um jogo de Detetive dentro do aplicativo, ele tem um sistema de memorização de palavras claro e simples (of course). Ele associa imagens e palavras – como se fosse um jogo da memória – permitindo que você crie suas próprias associações e podendo revê-las ao longo do curso, em intervalos que foram calculados de acordo com a curva de esquecimento de Ebbinghaus. Ou seja, o Simpler oferece um método de aprendizagem rápido e reforçado. 

O aplicativo Simpler – Aprender Inglês é GRATUITO e possui uma versão premium paga, onde você consegue acessar todas as suas funcionalidades. Até o momento, ele possui uma avaliação de 4,8 estrelas tanto na Apple Store como na Google Play Store, e está disponível para AndroidiOS (iPhone e iPad). 

Se você está buscando ampliar seu vocabulário na língua inglesa (ou outros idiomas), recomendo muito testar o Simpler. Lembre-se que para falar em inglês é essencial ampliar o vocabulário para que você entenda contextos de diálogos e para que você consiga se expressar da forma correta.

Build your way… Knowledge is never too much!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">