Como trabalhar com múltiplas áreas de trabalho no Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Quando eu trabalhava com o Linux, um dos recursos que eu mais gostava de usar era o de trabalhar com diversas áreas de trabalho. No Windows 10, possuímos também este recursos de múltiplas áreas de trabalho, o qual utilizo bastante também.

Neste artigo, irei demonstrar como trabalhar com este recurso e demonstrar algumas vantagens em trabalhar com múltiplas áreas de trabalho.

Como trabalhar com múltiplas áreas de trabalho no Windows 10

Para visualizarmos as áreas de trabalho que estão criadas e quais documentos estão abertos em cada uma delas, iremos clicar na opção “Visão de Tarefas” localizado ao lado do ícone da assistente virtual Cortana.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_01

Caso a opção de “Visão de Tarefas” esteja oculta, poderemos ativá-la clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas e depois clicar com o botão esquerdo do mouse em “Mostrar botão Visao de Tarefas“, ficando assim habilitado conforme a imagem abaixo.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_02

Após termos clicado no ícone “Visão de Tarefas”, iremos conseguir visualizar quantas áreas de trabalho estão criadas, como também os softwares ou documentos que estão abertos nelas, além de também podermos visualizar o histórico de nossas atividades dentro do Windows.

Se repararmos no topo da “Visão de Tarefas” aparece só um botão para criar uma nova área de trabalho. Está assim por ter só uma área de trabalho no Windows.

Por padrão, o Windows trás duas áreas de trabalho criada, mas, para questões didáticas, excluí a segunda área de trabalho para podermos recriá-la.

Para isso iremos clicar no botão “+ Nova área de trabalho“.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_03

Ao clicarmos no botão para criar nova área de trabalho, iremos notar agora que teremos duas áreas de trabalho criadas e prontas para o uso.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_04

A nível de teste e demonstração, iremos clicar na “Área de Trabalho 1” e iremos abrir alguns programas, e que aqui no caso foi aberto o Google Chrome.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_05

Tem duas formas de alternamos entre as áreas de trabalho: A primeira seria de clicar no ícone “Visão de Tarefas” da barra de tarefas e depois clicar no “Área de Trabalho 2“. A segunda opção, seria usar as teclas “Ctrl + Windows + setas (direita ou esquerda)“.

Como estávamos na “Área de Trabalho 1″, ao apertarmos as teclas “Ctrl + Windows + -> (seta direita do cursor do teclado)“, iremos para a “Área de Trabalho 2″, e se tivéssemos mais áreas de trabalho criadas, iríamos repetir as mesmas teclas.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_06

Estando na “Área de Trabalho 2″, também a nível de teste e demonstração, iremos abrir outro programa e aqui, neste caso, foi aberto o “Microsoft Excel”. 

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_07

Clicando no ícone “Visão de Tarefas” da barra de tarefas, iremos conseguir visualizar as duas áreas de trabalho e passando com o mouse em cada uma delas, iremos poder ver os programas que estão abertos nelas.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_08

Lembrando que, se apertarmos as teclas “Ctrl + Windows + Seta (esquerda ou direita)”, iremos alternar entre as áreas de trabalho virtuais e trabalharmos com os programas abertos nelas, como é demonstrado na imagem abaixo.

Se repararmos nas imagens anteriores e na imagem abaixo, o programa que está aberto em uma área de trabalho não aparece na outra área de trabalho. Ao abrir o Google Chrome na área de trabalho 1, posso navegar em qualquer página normalmente e não aparecerá na área de trabalho 2. Podemos abrir o Google Chrome na área de trabalho 2, mas não aparecerá as páginas que estamos navegando na outra área de trabalho. Da mesma forma é o Excel, se reparamos na área de trabalho 2, ele está aberto e aparece o ícone dele na barra de tarefas. Porém não aparece na outra área de trabalho. É uma ótima forma também de termos privacidade em no local onde estamos usando o computador.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_09

Caso queira que os mesmos ícones dos aplicativos apareçam abertos nas duas áreas de trabalho ao invés de aparecer só na área de trabalho em que está sendo utilizado, poderemos ajustar estas configurações para que fiquem ocultos e assim termos maior privacidade.

Para ajustarmos estas configurações, iremos clicar no canto inferior direito da área de trabalho e depois clicar em “Todas as configurações”. Caso não apareça esta opção, é só clicar em “Expandir“.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_10

Em seguida, na tela de configurações, iremos clicar em “Sistema“.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_11

Dentro de “Sistema”, clicaremos na opção “Multitarefas” na coluna da esquerda.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_12

No lado direito da janela, que se refere em “Multitarefas” e ao descermos até a opção “Áreas de trabalho virtuais”, iremos deixar selecionado “Somente na área de trabalho que estou usando” tanto na opção referente a barra de tarefas como da opção referente às teclas de atalho  Alt + Tab.

como-trabalhar-multiplas-areas-trabalho-windows10_13

Agora é só fechar esta janela de configurações que está devidamente configurado.

Uma das vantagens te trabalhar com áreas de trabalho virtuais, é esta questão de privacidade. Se não quiser que os outros saibam as atividades que estão sendo executadas em uma área de trabalho, é só alternar para outra com as teclas (Ctrl + Windows + Setas).

Outra vantagem é em questão de agilidade. Você pode manter os programas maximizados na tela e prontos para o uso e assim também não poluir a área de trabalho com diversos programas abertos na mesma tela.

Espero ter ajudado você a trabalhar com múltiplas áreas de trabalho no Windows 10. 

Qualquer dúvida, complemento ou ajuste, deixe seu comentário abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">