Windows Media Creation Tool: o que é, para que serve e como usar

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Neste artigo, iremos ver sobre um dos aplicativos mais importantes e mais baixados da Internet por profissionais de TI que é o Windows Media Creation Tool. Ele aparece em vários artigos que eu mesmo já publiquei aqui no PTI, dá uma olhada: Como atualizar o Windows 7 para o Windows 10Como criar uma imagem ISO do Windows 10 (com Windows Media Creation Tool).

Primeiramente, o que é o Windows Media Creation Tool?

É um aplicativo desenvolvido pela Microsoft para realizar a atualização ou instalação do Windows 10, o qual é disponibilizado gratuitamente em seu site oficial.

Para que serve o Windows Media Creation Tool?

Quando precisamos atualizar a versão do Windows 10 que está instalada no computador em que estamos executando o Media Creation Tool, ou se precisarmos reinstalar o Windows 10, ou ainda fazer uma instalação do zero da build atualizada do Windows 1o, utilizamos o Windows Media Creation Tool para realizar estas tarefas.

Como baixar o Windows Media Creation Tool?

Se buscarmos por Media Creation Tool em sites de busca, como aqui no caso o Google, a página de download aparecerá entre as primeiras opções da busca.

Se repararmos, tem diversos sites que disponibilizam este aplicativo, mas por motivo de segurança e para evitar fraudes e malwares, é sempre aconselhável baixar do site oficial.

Então iremos clicar na primeira opção que é o site da Microsoft, ou pode clicar aqui para fazer o download do aplicativo. 

MediaCreationTool_00

Se acessou o link pelo site de busca, você será direcionado para a página de download do Windows Media Creation Tool e em seguida iremos clicar em “Baixar a ferramenta agora“.

MediaCreationTool_01

Como utilizar o Windows Media Creation Tool?

Após baixarmos o aplicativo, iremos clicar no arquivo baixado para executá-lo. Ele deve estar no canto inferior direito do navegador ou se baixou direto sem pedir o local para salvar, deve estar na pasta Downloads do usuário que está logado que geralmente é a padrão.

Como não precisa de nenhuma instalação deste download, ao executarmos este aplicativo, ele começará a fazer alguns preparativos, obtendo informações sobre o computador local e o Windows instalado.

É bom lembrar aqui, que será necessário uma conexão com a Internet e que esta seja rápida e estável, pois o tempo de download pode variar dependendo da velocidade da conexão.   

MediaCreationTool_02

Ao terminar de obter informações necessárias, aparecerá os termos da licença os quais podemos “Recusar” ou “Aceitar”. Leia os termos da licença (ou não), e então clique em “Aceitar”.

MediaCreationTool_03

Ao aceitar, o Windows Media Creation Tool irá fazer mais alguns preparativos e então na sequência aparecerão duas opções: se iremos atualizar o Windows 10 que está instalado no computador local ou se vamos criar uma mídia de instalação do Windows 10.

Se optarmos para atualizar este computador que está executando o Windows Media Creation Tool, iremos selecionar a primeira opção e clicaremos em “Avançar“. Começará os preparativos para a instalação e então iniciará automaticamente o download dos arquivos necessários e a atualização do sistema.

Como somos Profissionais de TI e necessitamos de uma mídia para futuras instalações, iremos selecionar a segunda opção para criar esta mídia e em seguida clicaremos em “Avançar“.

MediaCreationTool_04

Na janela a seguir, podemos selecionar o idioma e a arquitetura que queremos para baixar e criar a mídia no Windows Media Creation Tool.

A arquitetura comum utilizada é a de 64 bits mas, se preferirmos, podemos baixar a de 32 bits ou criar uma mídia com as duas arquiteturas para escolhermos qual desejamos instalar. Também podemos deixar marcada a opção de usar as configurações recomendadas para o PC atual.

Escolhido o idioma, a edição e a arquitetura, clicaremos em “Avançar“.

MediaCreationTool_05

Na sequência devemos selecionar a mídia a ser usada. A vantagem de baixar a ISO é de poder guardá-la, por exemplo, em um HD externo para utilizá-la posteriormente na criação de mídia ou ainda armazenar em um local compartilhado na rede da empresa para instalações em lote.

Embora eu sempre indique baixar a ISO, aqui iremos criar direto uma mídia USB bootável com o Windows Media Creation Tool.

Antes de prosseguir iremos preparar a unidade USB para a criação da mídia, apesar do Windows Media Creation Tool fazer isto. Primeiramente vamos fazer o backup dos arquivos que estão no pendrive e depois iremos formatá-lo. Para não correr risco em relação ao tamanho do arquivo do Windows, iremos formatá-lo em NTFS.

MediaCreationTool_11

Após selecionarmos a opção “Unidade flash USB“e clicarmos em “Avançar“, o aplicativo identificará as unidades USB conectadas ao computador para realizar o procedimento. Neste caso foi encontrado uma unidade a qual deve ser selecionada e depois clicaremos em “Avançar” para prosseguir com a criação da mídia. 

MediaCreationTool_06

Na sequência será baixado o arquivo do Windows 10 nas características escolhidas.

MediaCreationTool_07

Após baixar o arquivo, será iniciada de forma automática a criação da mídia no pendrive.

MediaCreationTool_08

Ao finalizar a criação da mídia, iremos clicar em “Concluir“.

MediaCreationTool_10

Para termos certeza que foi criada a unidade bootável, podemos abrir o Explorer e verificar se de fato contém os arquivos na unidade e que aqui no caso foi nomeada automaticamente com ESD-USB. 

MediaCreationTool_09

Espero ter ajudado você a conhecer mais sobre o Windows Media Creation Tool e que esta ferramenta lhe ajude nos seus atendimentos e/ou gestão de sua infraestrutura de TI.

Até o próximo artigo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


1 Comentários

AvatarThiago Augusto Borella
1

Bom dia !
Ótima matéria, desde que conheci essa ferramenta utilizo para instalação do windows 10.
Crio a ISO direto no pendrive é muito segura.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">