7 erros comuns cometidos por usuários de informática

Caro leitor(a),

No artigo de hoje irei abordar de uma forma descontraída alguns dos erros mais comuns cometidos por usuários. Esses erros variam desde senhas inseguras, abrir anexos desconhecidos e até mesmo instalar “barrinhas de buscas”.

Certamente se você é um profissional da TI já enfrentou diversas situações complicadas e até mesmo engraçadas (conte-nos no final do texto!). E, muito provavelmente, ainda terão dezenas de novos casos no decorrer de suas carreiras.

Vamos, então, aos 7 erros comuns cometidos por usuários

Sabemos que os usuários, em muitos casos, possuem pouco conhecimento quando o assunto é tecnologia, pensando nisso enumerei alguns erros comuns cometidos por usuários que são bem interessantes, confira!

1 – Abrir anexos desconhecidos

blacklist-email-servidor-seguranca

O primeiro erro, e acredito que o mais comum de todos, é o de abrirem arquivos de remetentes totalmente desconhecidos. Normalmente isso ocorre por descuido ou ingenuidade. 

Sendo que o envio de emails maliciosos é um dos principais vetores de ataques usados por cibercriminosos no mundo, eles acabam gerando milhares de vítimas diariamente.

Contudo, esse descuido pode levar a um total desastre, como infecções por malware e roubo de dados sigilosos. Além do mais, com o crescimento de aplicativos de comunicação, crackers têm obtidos novas oportunidades de enviarem anexos maliciosos.

2 – Instalar software pirata ou software de origem desconhecida

pirataria-software-programa-computador

Aquele famoso pensamento:

“Para que eu vou comprar, se eu posso simplesmente baixar da Internet?”

O uso de software pirata certamente faz parte da cultura do mundo, porém, poucos usuários tem a real consciência de que softwares piratas podem conter brechas propositais para entrada de hackers.

E, por falta de conhecimento, acabam utilizando softwares piratas que geram uma série de problemas, como lentidões no sistema operacional devido a malwares e softwares que foram instalados de forma silenciosa.

3 – Reutilizar senhas em diversos serviços

senhas-seguranca

Seja por preguiça ou por “praticidade”, a reutilização de senhas infelizmente é algo muito comum (não somente para usuários…).

Contudo, é uma atitude muito arriscada, pois o reuso de senhas em vários serviços pode acarretar em um total desastre.

Uma vez que um serviço é comprometido e a senha é exposta, automaticamente cibercriminosos terão acesso a todos os outros serviços utilizados que façam uso daquela senha vazada.

Além de reutilizar senhas, usuários ainda continuam a usar senhas inseguras, como 123456, data de nascimento ou até mesmo a simples palavra “senha”. Pode isso, Arnaldo?

Sendo assim, oriente os usuários da sua rede a jamais utilizarem a mesma senha em vários serviços e, se possível, utilizar um gerenciador de senhas.

4 – Promoção! Está muito barato, vou aproveitar!

profissional-motivado-feliz-trabalho

Quem não gosta de uma boa oferta? Certamente todos nós, entretanto, clicar em propagandas com ofertas mirabolantes é um dos principais erros cometidos ao usar a Internet nos dias de hoje.

Sabendo disso criminosos virtuais se aproveitam para criarem sites falsos com o intuito de roubar dados de cartões crédito e outras informações.

“Quem não conhece alguém que já foi vítima desse tipo de ataque cibernético?”

Esse tipo de ataque se tornou muito popular e lucrativo, pois, infelizmente a maior parte das pessoas não se atenta aos detalhes que demonstram que aquela página é fraudulenta.

Devido a esse mercado movimentar milhões de reais todos os anos, criminosos investem tempo em aperfeiçoar seus métodos para poder comprometer o maior número de vítimas possíveis. Com isso, infelizmente, muitos usuários acabam caindo nesses golpes e perdendo tempo e dinheiro. 

5 – Instalar barras de buscas como Hao123

barras-de-busca-navegador-internet

Ok, vamos ser sinceros… Quem nunca pegou um caso onde o computador do usuário está repleto de barras de buscas?

Normalmente essas barras são instaladas sem que o usuário perceba ou se atente, consequentemente elas acabam causando vários problemas, dentre os mais comuns são redirecionamento para outros sites e propagandas indesejadas.

Em muitos casos acabam comprometendo a integridade do sistema e deixando uma porta aberta para atividades maliciosas.

Tais atividades maliciosas posteriormente resultam em vazamentos de dados sigilosos e até mesmo infecção por malwares que comprometem totalmente o sistema operacional.

E é nesse momento que você, Profissional de TI, entra para resolver o problema das dezenas de barras que estão travando o computador, exibindo propagandas estranhas e que o usuário não faz nem ideia de como elas foram instaladas.

6 – Divulgar dados pessoais em redes sociais

social-media-empresas-redes-sociais

Se você assistiu a série “Você” do Netflix percebeu o quão perigoso é divulgar dados em redes sociais. Na série é possível notar como o protagonista se aproveita de dados divulgados em redes sociais para se aproximar de sua vítima e obter outras informações importantes.

Contudo, um dos erros mais comuns que usuários cometem é basicamente “publicar tudo”… Escancarar a vida privada para qualquer pessoa.

Consequentemente, acabam deixando um rastro de dados extremamente valiosos que podem posteriormente serem utilizados em ataques de Engenharia Social.

Uma vez que esse tipo de ataque é extremamente difícil de ser identificado, usuários acabam caindo e comprometendo a integridade de uma rede toda.

7 – Pensar que ele nunca será alvo de hackers

portrait of hacker with mask

Normalmente as pessoas imaginam que nunca serão vítimas de ataques cibernéticos, isso as leva a cometer uma série de erros iguais aos que citamos acima. 

Uma vez que o mundo tem se tornado cada vez mais conectado e empresas dependentes totalmente da tecnologia, todos os usuários e administradores de sistema devem ter plena consciência que o perigo é eminente e constante.

Portanto, aplicar políticas de segurança eficazes e orientar todos os usuários da rede sobre os riscos e como proceder no uso da tecnologia é algo primordial para manter a integridade de uma infraestrutura.

E aí, concorda com os 7 erros comuns cometidos por usuários de informática apresentados acima? Tem outros erros pitorescos ou importantes que não foram citados? Deixe seu comentário abaixo!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!