Como solucionar erro de instalação de atualização no Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Recentemente tive problemas em atualizações no Windows 10, onde aparecia uma mensagem de erro ao instalar a atualização. A partir daí, resolvi criar uma máquina virtual para demonstrar como solucionar problemas de atualização no Windows 10. 

Então, vamos saber como solucionar problemas após atualizações no Windows 10

O primeiro passo é abrir o Windows PowerShell (Admin) executando-o com permissões administrativas. Para isso, clicaremos com o botão direito do mouse na logo do Windows do menu iniciar, localizado no canto inferior esquerdo, e depois iremos clicar em Windows PowerShell (Admin) e em seguida aparecerá a janela para aceitarmos a execução do programa. Para quem preferir, pode usar o Prompt de Comando (cmd) com permissões administrativas.

Probl_Update_Win10_01

Com o Windows PowerShell aberto, iremos parar alguns serviços que estão sendo executados e que são relevantes.

O primeiro serviço que iremos parar é o BITS (Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano). Para isso iremos digitar “net stop bits” seguido da tecla <enter> ou <return>. Caso apareça que o serviço não está iniciado, pode ignorar e seguir para o próximo.

Probl_Update_Win10_02

 O segundo serviço a ser parado é o WUAUSERV (Windows Update AutoUpdate Service), Para isso iremos digitar o comando “net stop wuauserv“.

Probl_Update_Win10_03

O próximo serviço a ser parado é o APPIDSVC (Serviço de Identidade do Aplicativo). Então, digitaremos o comando “net stop appidsvc“.

Probl_Update_Win10_04

E por último, iremos parar o CRYPTSVC (Serviço de Criptografia), o qual utilizaremos o comando “net stop cryptsvc“.

Probl_Update_Win10_05

Com estes serviços essenciais parados, iremos renomear dois diretórios que se referem a atualizações do Windows 10.  

A primeira pasta a ser renomeada é a SoftwareDistribution que, como o nome já diz, é referente a distribuição de software.

E a segunda é a pasta catroot2 que ajuda nas instalações de atualizações de pacotes e armazenamento de suas assinaturas.

Então, para renomearmos o pacote, iremos digitar a instrução “ren c:\Windows\SoftwareDistribution SoftwareDistribution_old“, onde o comando “ren” renomeará a pasta “SofwareDistribution” que está dentro do diretório do Windows e SoftwareDistribution_old que será o novo nome da pasta.

Não esquecer de pressionar a tecla <enter> sempre ao término do comando.

Probl_Update_Win10_06

Como o comando de renomear aceito, iremos renomear a segunda pasta que é a “catroot2″. Para isso iremos digitar o comando “ren c:\Windows\System32\catroot2 catroot2_old“. Neste caso, a pasta catroot2 está dentro do subdiretório System32 do diretório Windows.

Probl_Update_Win10_07

Nota! Ao renomear esta segunda pasta em específico, pode ocorrer um problema de permissão, negando assim a renomeação deste diretório. Como precisamos renomear este diretório, iremos iniciar o PC com o Windows em modo de segurança, o qual terá recursos que não iniciarão e que facilitará a renomeação da pasta.

Probl_Update_Win10_08

Para isso, iremos digitar no campo de busca da barra de tarefas o comando “msconfig“, para abrir a Configuração do Sistema. Ou podemos usar as teclas “Windows R” e então digitar msconfig que também funcionará.

Probl_Update_Win10_09

Ao abrir a configuração de sistemas, iremos clicar na guia “Inicialização” e em “Opções de inicialização” selecionaremos “Inicialização Segura” e deixaremos selecionado “Mínima” para ter somente recursos necessários para a inicialização do Windows e em seguida clicaremos o botão “OK“.

Probl_Update_Win10_10

Ao clicar em “OK”, aparecerá a janela a qual deveremos clicar em “Reiniciar” para reiniciarmo o sistema.

Probl_Update_Win10_11

Com o Windows 10 iniciado em modo de segurança, iremos abrir o Windows PowerShell (Admin) e iremos renomear o diretório catroot2 com o comando “ren C:\Windows\System32\catroot2 catroot2_old”. 

Como apresentou erro de permissão novamente, iremos para o serviço de criptografia que iniciou com o sistema e que está impedindo de renomear a pasta. Então iremos parar o serviço com o comando “net stop cryptsvc“.

Probl_Update_Win10_12

Com o serviço de criptografia parado, iremos digitar novamente o comando para renomear o diretório “catroot2″ e pressionar em seguida <enter>. Agora podemos notar que o diretório foi renomeado.

Probl_Update_Win10_13

Agora podemos iniciar o Windows normalmente, para isso precisaremos abrir a janela de configuração do sistema, digitando msconfig no campo de busca da barra de tarefas ou pressionando as teclas “Windows R”.

Na guia Geral, iremos deixar selecionada a opção “Inicialização normal” e clicar em “OK”. Aparecerá a janela para clicarmos em “Reiniciar” para reiniciarmos o sistema.

Probl_Update_Win10_14

Ao retornarmos ao Windows 10, abriremos o Windows PowrShell” e inicializaremos os serviços que havíamos parado anteriormente.

Para isso, utilizaremos o comando “net start nome_do_serviço”, onde no lugar do “nome_do_serviço”, colocaremos os serviços BITS, WUAUSERV, APPIDSVC, CRYPTSVC.

Probl_Update_Win10_15

Essa foi uma solução que testei e funcionou, ou seja, solucionou o erro na instalação de atualização do Windows 10. Caso você conheça outro método, fique à vontade para descrever na área de comentários abaixo.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">