A crise do coronavírus está revelando esses 5 problemas no seu modelo de negócios – veja como corrígi-los!

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A crise dos coronavírus em 2020 agora é global. E é praticamente impossível encontrar um setor que não tenha sido afetado pelo surto de COVID-19.

A maioria das companhias aéreas teve que ajustar seus horários ou até cancelar alguns, se não todos, voos. A indústria de cinema e entretenimento está em perigo devido ao cancelamento de grandes eventos em todo o mundo. Empresas de hospitalidade local em todo o mundo foram forçadas a fechar suas portas devido às medidas de quarentena implementadas em muitos países do mundo.

A pandemia de coronavírus revelou muitos gargalos de negócios que não eram tão óbvios antes. E embora seja tarde demais para fazer a diferença na situação atual, a apresentação de soluções agora preparará sua empresa para a próxima vez que houver uma crise. Aqui estão os problemas destacados pelo surto e as lições que sua empresa pode aprender:

1. Sua empresa depende muito do trabalho manual

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A automação nos negócios tem sido um tema importante nas últimas duas décadas. O Gartner identifica a hiperautomação como uma das principais tendências estratégicas de tecnologia para 2020. Existem muitas pequenas empresas que não automatizaram os principais trabalhos e executam tarefas manualmente.

Quais são as desvantagens do trabalho manual?

Primeiro de tudo, é lento e nem sempre exato. É difícil evitar o fator humano; portanto, ocorrem erros que podem levar a perdas. Isso também é válido para manufatura, logística, contabilidade – mas quase todos os departamentos da sua empresa podem ser modernizados por processos claros e cálculos exatos.

Mas não se trata apenas de dinheiro e negócios. A principal questão da crise de 2020 é: Você pode garantir condições saudáveis para todos os seus funcionários? O coronavírus se espalha de pessoa para pessoa, e o contato direto é inseguro. Colocar muitos trabalhadores em uma sala arrisca transformar um espaço de trabalho em uma potencial incubadora de vírus. Isso cria uma situação que não é apenas perigosa para os funcionários, mas também para suas famílias, vizinhos e até pessoas aleatórias que compram leite no mesmo supermercado.

Ser muito dependente do trabalho manual é um enorme risco comercial; uma quarentena significa automaticamente que todos os processos de negócios são interrompidos.

Como a automação pode ajudar?

A automação comercial permite substituir o trabalho manual por algoritmos de software. A automação inteligente diminuirá a carga de trabalho do seu escritório de logística e ajudará os gerentes de vendas e contadores. Mas o mais importante é que seu departamento de fabricação não depende tanto de um certo número de trabalhadores. Uma quarentena não terá tanto impacto em uma fábrica automatizada; a produção pode continuar mesmo quando 90% de seus funcionários precisam ficar em casa.

O que você pode fazer agora

Provavelmente, sua empresa já está em quarentena, para que você possa dedicar algum tempo a trabalhar nos erros, evitando uma crise no futuro. Antes de tudo, analise a estrutura atual da sua empresa. Quais tarefas envolvem o trabalho mais manual? Estes serão seus primeiros candidatos à otimização. Em seguida, encontre um contratado que possa fazer a automação para você.

A terceirização de uma tarefa tem dois grandes benefícios: Primeiro, o contratado tem experiência em automação comercial e pode aconselhá-lo sobre seu caso específico. Em seguida, ao contrário da contratação de uma equipe técnica interna, que pode levar muito tempo e esforço, um contratado já possui uma equipe pronta para começar a trabalhar no seu caso imediatamente. Além disso, não limite sua pesquisa ao seu país. A terceirização fornece acesso a milhares de profissionais em todo o mundo.

Se você não se sente confortável trabalhando com equipes remotas, as próximas duas lições também são para você.

2. Você é muito dependente de reuniões pessoais e presenciais

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Quando você ouviu falar pela primeira vez sobre a quarentena do COVID-19, provavelmente pensou: “De jeito nenhum, não podemos fazer isso. Temos dezenas de reuniões agendadas para esta semana. ” E então aconteceu que algo era mais importante que as reuniões.

Quais são as desvantagens das reuniões presenciais?

Primeiro de tudo, você não pode ter nenhuma reunião durante uma pandemia. No entanto, as reuniões pessoais podem ser tóxicas, mesmo durante muito menos tempo escuro. O principal motivo: eles limitam sua equipe. O fato é que você não precisa se sentar ao lado de outra pessoa para ter uma discussão eficiente. Substituir reuniões por chamadas online pode ajudar.

Por que as chamadas são mais eficazes?

Você pode agendar uma chamada urgente a qualquer hora, em qualquer lugar e resolver problemas sem precisar ir ao escritório. Também oferece a oportunidade de trabalhar diretamente com empresas localizadas em outras regiões ou continentes, que podem ser os melhores profissionais do mundo.

O que você pode fazer agora

Explore as ferramentas de conferência online. Primeiro de tudo, existe o Zoom. Essa ferramenta foi criada especificamente para videochamadas e conferências e, com ela, você pode fazer chamadas de vídeo e áudio, compartilhamento de tela, bate-papo, gravação e transcrição automática – até a criptografia estará disponível se você estiver compartilhando dados confidenciais.

Outras ferramentas importantes a serem consideradas são Teams, Slack, Skype, Google Hangouts ou Google Meet para usuários corporativos e muito mais. Algumas dessas ferramentas possuem recursos específicos que tornam uma videoconferência ainda mais eficaz que uma reunião pessoal. Basta escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

3. Você não confia no trabalho remoto (ou nos trabalhadores)

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Como isso pôde acontecer no século 21? Obviamente, existem profissões específicas que não podem trabalhar remotamente (cirurgiões, cozinheiros e garçons, trabalhadores de serviços domésticos, etc.). Mas o que há de errado com o trabalho remoto para programadores, contadores, jornalistas, advogados e escritores?

Seu principal argumento contra o trabalho remoto é provavelmente a incapacidade de controlar seus funcionários. Mas pergunte a si mesmo o que é mais valioso: o processo ou o resultado? Muitos funcionários afirmam que são mais produtivos quando trabalham em casa, em comparação com o horário comercial normal das 9 às 5. Dezenas de empresas adotaram uma abordagem totalmente remota:

  • O GitLab é a maior organização remota do mundo, com mais de 1200 funcionários.
  • A Toptal gerencia com êxito mais de 500 funcionários em mais de 100 países.
  • O InVision espalha a idéia de foco e produtividade máximos fora do escritório.

O que você pode fazer agora

Se você faz do trabalho remoto parte da política de sua empresa agora, a próxima crise não será tão dolorosa para sua equipe.

4. Seu foco é muito estreito

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Você tem um plano claro de desenvolvimento da empresa para os próximos anos e o segue estritamente. Você não está deixando espaço para improvisação e novas idéias. Isso não parece um plano sólido.

Por que o foco estreito é um problema?

É um risco. Mesmo que sua empresa mostre ótimos resultados na situação atual, as circunstâncias podem mudar drasticamente amanhã. Você precisa estar pronto para se ajustar a essas circunstâncias para manter seus negócios vivos.

O que você pode fazer agora

Seja flexível! Você precisa estar pronto para reagir instantaneamente a qualquer mudança no mundo. Restaurantes e cafés foram os mais atingidos pelo bloqueio em muitos países, mas alguns deles conseguiram sobreviver porque rapidamente adaptaram seu modelo de negócios e mudaram para a entrega de alimentos. As escolas de idiomas foram forçadas a pausar todos os programas de aprendizagem, mas algumas empregaram ferramentas on-line e são acessíveis a um público mais amplo, superando todos os limites de localização.

Sempre pense em serviços adicionais que sua empresa pode oferecer. Às vezes, as soluções não são tão óbvias, mas novas idéias o ajudarão de duas maneiras: superando seus concorrentes e sobrevivendo a uma crise.

5. Você está trabalhando com um grande cliente

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Ter um cliente que cobre mais de 50% da sua capacidade de trabalho é como colocar todos os seus ovos em uma cesta.

Por que confiar em um cliente é um problema?

Imagine uma crise local imprevisível na região onde seu principal cliente está localizado. Isso pode estar a milhares de quilômetros de distância, mas afeta diretamente seus negócios: suprimentos que não podem ser vendidos, funcionários que não têm trabalho a fazer e contas altas no momento em que sua renda cai drasticamente. O mesmo acontece quando a crise atinge um único setor ao qual seu cliente pertence.

O que você pode fazer agora

Nunca pare de procurar novos clientes. É sempre mais seguro ter 10 clientes pequenos do que um cliente enorme. Venda seus produtos ou serviços para uma variedade de clientes em diferentes setores e regiões. Isso pode salvar seus negócios na próxima crise.

Você não possui um plano de gerenciamento de riscos

Quanto tempo levou para você desenvolver um plano de gerenciamento de crises para a situação atual? Talvez você ainda esteja trabalhando nisso. Enquanto isso, sua empresa está perdendo dinheiro todos os dias.

Ter um plano de gerenciamento de riscos pode economizar horas de trabalho sem parar e milhares de dólares. Um plano de gerenciamento de riscos permitirá:

  • Identificar possíveis riscos para sua empresa
  • Pensar em idéias e soluções para todos os riscos
  • Criar um plano de ação detalhado caso o risco ocorra novamente

Crie esse plano e esteja pronto para reagir rapidamente a todas as mudanças possíveis em seu setor, no mercado global e no mundo em geral.

Dê um grande salto em frente

O COVID-19 é uma crise global que afetou todos os setores. E a maioria das empresas está passando por um crescimento negativo. Você está na mesma situação que todos os seus concorrentes. Muitos de vocês tiveram que interromper os negócios e simplesmente esperam se recuperar após a pandemia. Mas este é realmente um momento de oportunidade. A quarentena global é sua chance de dar um grande salto em frente.

Use esse tempo para atualizar sua empresa seguindo as lições descritas neste artigo. As empresas sofrerão durante essa crise, mas os empreendedores inteligentes usarão essa oportunidade única para construir empresas novas ou melhores.

Boa sorte e sucesso para todos.

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Wesley Costa

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Tenho mais de duas décadas de experiência em TI e terceirização de processos de negócios, projeto / construção / implementação de serviços compartilhados, gerenciamento de outsourcing, renegociações de contratos e planejamento e análise financeira. Também ofereci serviços práticos como um executivo de vendas, onde forneci suporte e liderança em vários negócios grandes e complexos para processos de TI e de negócios.

Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação e administração, com ampla experiência em gestão de pessoas, análise de impacto e riscos a nível nacional e internacional, gerenciamento de segurança de ambiente computacional, elaboração de cronogramas, padronização de processos e gerenciamento de projetos.


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