Mapa Mental Resposta (de Discursiva) – Ótima Técnica!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Time,

Uma dica fundamental para quem está treinando discursiva é fazer mapas mentais resposta.

Uma mapa mental resposta é uma ferramenta que, além de servir para registrar as ideias principais da respostas (que não podem faltar no texto final), serve para estruturá-las em parágrafos. Ou seja, é um verdadeiro esqueleto da discursiva.

Ele deve ser feito entre o brainstorm e o rascunho. O tema central é centro do Mapa. Os argumentos principais das respostas às questões do enunciado são os galhos de primeiro nível – que no texto virarão parágrafos. E os galhos de segundo nível serão os aspectos que você deseja abordar de cada argumento, que no texto virarão períodos. Praticamente nunca precisei de galhos de terceiro nível, mas vai depender do tamanho e da complexidade da resposta exigida.

O mais legal de tudo é que o mapa mental resposta vira uma espécie de gabarito. Assim, quando você estiver em meio às correções de forma no rascunho, algumas pequenas olhadas nele diminuirão sobremaneira a chance de você esquecer algum argumento central que deseja abordar. Outra vantagem, é que esse mini-mapa pode ser o início ou agregado ao mapa mental de resumo (aquele que provavelmente você já tem). 

Veja, o (mini) mapa mental de resposta de discursiva não se confunde com o mapa mental de resumo, embora eles possam se comunicar como explicado no parágrafo anterior. O primeiro é de consumo imediato e só se foca (apenas) na resposta da discursiva. O segundo é aquele grande, detalhado e que você matura durante praticamente todo seu ciclo de concurseiro.  

Resumindo, as vantagens dessa técnica são:

  • Ajuda na memorização. É praticamente impossível decorar todas as palavras de um texto para a prova. E não precisa… Você só precisa assimilar as ideias principais de um tema. A coleção desses mini-mapas deve servir de fonte de revisão;
  • Dá uma sensação de tranquilidade (ou não…). Quado você termina o mapa mental resposta bate uma sensação de que “acertou” a resposta da discursiva e você passa a ficar mais tranquilo para terminar a prova. Óbvio que você precisa dominar a matéria;
  • Acelera o avanço nos temas. Se você é um humano comum, provavelmente não vai ter tempo de fazer um texto para TODOS os tópicos, durante o treinamento da discursiva. Mesmo que o ideal seja que fazer o mapa E o texto final, em um época de estresse, fazer só os mapas ajuda muito para se aproximar do fechamento da ementa.
  • Por conta de todas essas vantagens, estou passando a pedir para os alunos o Mapa Mental Resposta JUNTO com o texto final da discursiva. No começo pode parecer mais trabalhoso (e é!). Contudo, os benefícios futuros compensarão o esforço presente.

#Tmj!

P.S.: Para elaborar os meus mapas mentais, eu uso o Mind Mester, mas seguem algumas sugestões de ferramentas gratuitas: xmind e freemind.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">