Os principais impactos da transformação digital nos negócios de tecnologia

A transformação digital já é uma realidade consolidada não somente no mercado corporativo de maneira geral, mas também no que se refere aos negócios de tecnologia. 

Além disso, o mundo em que vivemos hoje, está totalmente movido a dados e por isso, é muito importante que as empresas utilizem a tecnologia da maneira certa para conseguirem alcançar melhor seus resultados e competir de igual pra igual.

Negócios voltados à tecnologia precisam entender que lidar apenas com as novas soluções tecnológicas não são suficientes. É necessário muito mais do que isso, é preciso ver como elas podem ser ótimas oportunidades para competir de forma mais efetiva e otimizada. 

E pensando nisso, desenvolvemos este post, para explicar quais são os principais impactos que a transformação digital trouxe para os negócios da tecnologia. Vamos lá?

transformacao-digital-westcon-comstor-1

O que é a transformação digital?

transformação digital é um processo que as empresas fazem com o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados ainda melhores.

E também, a transformação digital é algo que pode ser entendida com a prática de usar soluções de novas tecnologias para se posicionar como um negócio digital, vendo outras possibilidades como o principal componente gerador de vantagens competitivas, valor e fórmula para os negócios. Por isso as empresas precisam estar cada vez mais atentas e por dentro das novidades desse universo tão inovador.

Dessa forma, transformar os negócios voltados a tecnologia não se refere apenas em aderir às novas soluções de TI, mas também saber como identificar oportunidades no mercado que, se usadas corretamente pela empresa, irão otimizar de maneira ainda melhor os seus resultados, garantindo maior competitividade. 

Ou seja, essa mudança é na prática, um processo que muda a mentalidade da gestão, da estrutura de colaboradores, dos processos e objetivos. Todas as mudanças colocam a tecnologia como meio principal.

Quais seus impactos 

Vamos apresentar alguns impactos benéficos que a transformação digital trouxe para os negócios da tecnologia, acompanhe.

Aumento da produtividade

Ao usar como estratégia as tecnologias para automatizar os processos, a empresa garante mais produtividade para os funcionários. Isso porque os profissionais não precisam mais se preocupar com as tarefas que antes, demoravam muito para serem feitas, podendo assim, focar em outras mais importantes.

Os modelos de negócio começam a mudar e vão em direção ao conhecimento das últimas inovações em transformação digital, permitindo que se adaptem às modernas realidades do mercado do setor tecnológico, como o big data, data-driven, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, machine learning, business intelligence e automação de marketing.

Essas mudanças serão capazes de transformar muito o cenário das empresas, oferecendo softwares com tecnologias e modelos mais complexos que vão resultar em muitos benefícios na produtividade.

Otimiza os processos com mais precisão 

Sem dúvidas, além do aumento da produtividade, os processos serão otimizados e terão ainda mais precisão para facilitar as tarefas do dia a dia. 

Com isso, o time não precisa se preocupar com ações repetitivas, burocráticas e que acabam gerando frustrações ao longo do tempo, fazendo com que consumam seu tempo, interferindo diretamente em sua eficiência. 

Melhor desempenho

Negócios que aderem a transformação digital passam a usar as tecnologias mais eficientes do mercado. Não há dúvidas que elas mudam completamente o cenário quando o assunto é desempenho. 

Os times tornam-se mais flexíveis e suscetíveis a mudanças, potencializando ainda mais seu desempenho do que a maioria dos concorrentes.

Satisfação do cliente

Não é apenas dentro das empresas que os benefícios da transformação digital impactam. Eles também refletem no consumidor, aumentando sua satisfação em relação ao seu negócio.

Com isso, é possível melhorar a entrega de produtos e serviços e até mesmo, seu conceito. Um exemplo, é poder oferecer com mais qualidade e precisão softwares que facilitem a vida das pessoas, gerando menos erros e mais satisfação.

Redução de gastos extras 

Quando usada da forma certa, a tecnologia proporciona reduções de custos significativos, eliminando desperdícios para não comprometer os resultados financeiros. 

Com a automação, é possível aumentar a capacidade produtiva dos times, fazendo com que não seja necessário contratar mais pessoas para a execução de tarefas manuais. Isso também evita que erros manuais causados por profissionais despreparados ou desatentos aconteça.

Nesse caso, o impacto da transformação digital pode ajudar nesse aspecto, seja com o uso de sistemas com machine learning, que realizam previsões e montam situações diferentes para cada tomada de decisão da empresa. 

Investir em tecnologia pode trazer novas soluções e mais eficiência na sua empresa, aumentando consideravelmente o retorno para o negócio. Por isso, a forma de fazer negócios já está mudando, mas e a sua empresa, está preparada?

Que tal um curso que vai ajudar você a estar preparado para encarar os maiores desafios dessa transformação?!

QUERO-SABER-MAIS

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!