Extensor HDMI por IP: entenda como estender sinais HDMI pela rede IP

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A distância é um fator decisivo para o uso de um extensor HDMI. Quando você necessita enviar sinal para distâncias acima de 10 metros, já começa a ser cogitada este tipo de solução, quando essa distância passa de 20 metros então ela se torna obrigatória.

extensor HDMI, assim como o nome já diz, estende a conexão entre aparelhos mais distantes para que o sinal de áudio e vídeo alcance muito além da distância compreendida por um cabo HDMI padrão — pode variar entre 30 e 100 metros, dependendo do tipo do extensor utilizado. Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o extensor HDMI por IP. Confira!

cabo-hdmi-rede-ip-infraestrutura

Como funciona um extensor HDMI via IP?

extensor de HDMI via IP (Internet Protocol) conecta os sistemas por meio de uma rede local (LAN – Local Area Network) e possibilita o envio de sinais de áudio e vídeo para diversos equipamentos, como projetores e monitores.

Esse modelo de extensor é mais indicado para estabelecer conexões de longas distâncias, em que são necessários vários pontos de conexão. Consequentemente, essa configuração torna o sistema mais escalável e sem perdas visuais com baixa latência. Basta que os sinais sejam convertidos usando transmissores e receptores, que estão interligados em um switch de rede.

Extensor HDMI via ip ponto a ponto ( um sinal para um ponto)

Nesse formato de uso você conecta um sinal HDMI em um transmissor, que pode se conectar em um switch de rede ou diretamente com um receptor, que por sua vez está conectado ao monitor ou projetor.

Extensor HDMI via ip splitter (um sinal para vários pontos)

Nesta aplicação você pode enviar o mesmo sinal de vídeo, para diversos locais. Basta conectar um sinal HDMI em um transmissor e conecta-lo a um switch de rede. Do switch podem sair vários cabos conectando um número praticamente ilimitado de receptores, que estarão conectados em cada monitor ou projetor.

Extensor HDMI via ip matrix, (vários sinais para vários pontos)

Aqui você consegue criar uma matriz de sinal HDMI, totalmente modular. Você compõe o sistema usando um transmissor para cada sinal de vídeo diferente que você queira incluir e um receptor para cada monitor ou projetor. Ambos devem estar interligados em uma rede ip local.

Quais são as vantagens de um sistema HDMI via IP?

Esquema-HMI-via-IP-Isometrico-01-e1502808960711-385x300O sistema HDMI via IP é uma solução de sinalização digital, publicidade, avisos muito eficaz, fácil de usar e econômica, que supre as demandas de instalação de sistemas HDMI. Veja as vantagens desse tipo de instalação.

Flexibilidade e escalabilidade

O sistema permite que você gaste apenas o que precisa no momento e amplie apenas quando precisar. Por exemplo, não seria necessário adquirir uma matriz 8×8 quando na verdade você necessita apenas de 2 entradas e 6 saídas, você poderia começar com 2 transmissores e 6 receptores e ampliar de acordo com a necessidade.

Uso da infraestrutura de rede já pronta

A grande maioria de casas e prédios novos já possuem uma infraestrutura de rede planejada e implementada. Mesmo casas e prédios antigos que não tenham sido projetados pensando nesta tecnologia, já tiveram que implanta-la pois hoje é algo essencial. O sistema HDMI via IP pode ser instalado na mesma infraestrutura de rede já existente, basta respeitar os parâmetros e configurações recomendadas.

Fácil configuração

Na grande maioria das aplicações, o sistema não exige conhecimentos muito técnicos para fazer a instalação. Em alguns casos mais específicos e complexos pode ser necessário um conhecimento avançado em redes. O próprio usuário é capaz de conectar, configurar e controlar o sistema, podendo alternar a entrada de fontes por meio de software , controle remoto ou botões nos equipamentos.

Distância

Como mencionado acima esse é um dos principais fatores para optar por um extensor. Usando um extensor que converte para o protocolo IP, você consegue também utilizar fibra ótica para atingir ainda mais distância podendo chegar a 20km dependendo do sistema.

Custo benefício

Depois de falar de comprar de acordo com a demanda e aproveitar a infraestrutura existente, eu não poderia de deixar de mencionar o custo benefício, que acaba sendo muito vantajoso comparado com outros sistemas tradicionais.

Tipos de HDMI via IP

O mais simples

HDMIsimples-244x300O extensor mais simples, mas também o mais usado é aquele capaz de enviar sinal ponto a ponto e um sinal para vários, como splitter. Ele geralmente suporta resolução de até 1080p, não necessita switch gigabit para implementação e é plug and play (basta conectar não necessita de configuração).

Matriz modular

HDMImodular-244x300Um pouco mais avançado, este modelo é capaz de trabalhar com vários sinais diferentes entrando na mesma rede e direcionar cada um deles para os pontos que você escolher. Suporta resolução de até 1080p e geralmente necessita de um switch gigabit gerenciável com algumas configurações

Matriz modular + IR + áudio + USB + videowall + app

HDMICrestron-300x159Este modelo já começa a ter funções bem avançadas como a criação de videowalls a partir do software dele e o envio de sinais de infravermelho do controle remoto, áudio separado do HDMI e USB pelo mesmo cabo de rede. Este modelo pode exigir um certo grau de conhecimento para configuração.

Matriz modular + IR + áudio + USB + videowall + app + 4K

Este é o modelo top de mercado, possui todas as funções do anterior, mas sua grande vantagem é que suporta sinal 4K.

Um sistema de uso bem amplo

Como você viu, o sistema é projetado para atender às demandas de transmissão atual, tanto de sinal 1080p quando de 4K, em grande escala e multitela.

Os extensores HDMI via IP são adequados para ambientes maiores, que exigem uma infraestrutura limpa e com bons resultados de transmissão de sinais, como feiras, centros de conferência, aeroportos, escritórios, hospitais, shopping centers, universidades e estádios de futebol.

Treinamento online gratuito para ficar por dentro

O Grupo Discabos atua no mercado brasileiro há mais de 25 anos e fornece soluções completas para instaladores de sistemas de áudio, vídeo e automação para uso profissional. Foi um dos precursores na comercialização de sistemas HDMI via IP, iniciando com seu primeiro modelo em 2011.

A empresa também disponibiliza treinamento para profissionais de TI e integradores que desejam conhecer o histórico da tecnologia de distribuição de sinal HDMI por rede TCP/IP, as características dos produtos aplicáveis a essa arquitetura e a correta configuração de rede IP para a distribuição do conteúdo de vídeo.

Acesse o site do Grupo Discabos e conheça o treinamento online que disponibilizamos para que você aprenda a fazer a distribuição de sinais HDMI por IP de forma robusta e confiável!

Tem um projeto ou dúvida? Entre em contato com a gente

Gostou do conteúdo sobre HDMI via IP e já quer começar a implementar? Entre em contato com a gente enviando todos os detalhes da sua necessidade para que nossos consultores técnicos possam de auxiliar a definir a solução mais adequada.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">