Opa pessoal!
Ao longo da minha carreira da área da informática, passei por muitas situações trabalhosas para poder reinstalar os drivers dos dispositivos conectados ao PC após uma reinstalação do Windows.
Mas, com a chegada do Windows 10, este tipo de procedimento não está sendo requerido pelo fato do sistema já conseguir reconhecer e instalar a maioria dos dispositivos existentes no mercado.
Porém, drivers de terceiros como impressoras, leitores de cartões, scanners, entre outros, precisam ter seus drivers instalados e estes muitas vezes precisam ser baixados da internet.
Então, para otimizar o tempo e o trabalho, decidi demonstrar aqui como fazer o backup dos drivers instalados e atualizados no PC.
Fazendo backup de drivers no Windows 10 com o PowerShell
Para isso iremos usar o comando DISM (que já está no Windows 10) através do PowerShell. Estes procedimentos também podem ser feitos através do Prompt de Comando (CMD).
O DISM é uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada na manutenção e na preparação de imagens do Windows (fonte: site da Microsoft).
Como iremos trabalhar com linha de comando, iremos utilizar o PowerShell que, por padrão, já está configurado nas últimas Builds do Wndows 10.
Como em outros tutoriais que expliquei aqui no PTI, iremos clicar com o botão direito do mouse na logo do Windows, situado no canto inferior direito e, como iremos precisar de permissões elevadas, iremos clicar em seguida com o botão esquerdo em Windows PowerShell (Admin).
Como necessitamos de permissões, aparecerá a janela onde deveremos clicar em Sim para permitir alterações.
Com o Windows PowerShell aberto, iremos primeiramente criar uma pasta (diretório) na raiz do disco local C para armazenarmos os backups dos drivers. Para isso iremos digitar o comando mkdir c:\BKP_DRIVERS <enter>, o mkdir é o BKP_DRIVERS é o nome que foi dado para o diretório.
Com o diretório de armazenamento criado, iremos digitar
1 |
dism /online /export-driver /destination:c:\BKP_DRIVERS <enter> |
Iremos notar que irá fazer o backup dos drivers para o diretório escolhido.
Se quisermos verificar, através da linha de comando, se de fato foram feitos os backups dos drivers, só precisamos digitar dir c:\BKP_DRIVERS <enter> .
Lembrando que, antes de formatar o PC, copie esta pasta de backup para um pendrive ou um diretório seguro na rede.
Como restaurar o backup de drivers com o DISM?
Simples, basta rodar o comando abaixo para restaurar os drivers no seu Windows 10.
1 |
<strong>dism /online /Add-Driver /Driver:c:\BKP_DRIVERS</strong> <enter> |
Este procedimento poderá ser feito também em versões mais antigas do Windows através do Prompt de Comando (CMD). Caso não tenha o dism, poderá estar instalando o Windows ADK, do qual o comando dism também faz parte.
Espero que o conteúdo ajude você a gerar backup dos drivers do seu computador utilizando o Windows Powershell e o comando DISM.
Em caso de dúvidas ou complementos, deixe seu comentário abaixo!
Até a próxima.
1 Comentários
Maneira legal , incrível de fazer backups dos DRIVERS… fácil , rápido. Muito bom.