Como fazer backup de drivers no Windows 10 com DISM via PowerShell

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Ao longo da minha carreira da área da informática, passei por muitas situações trabalhosas para poder reinstalar os drivers dos dispositivos conectados ao PC após uma reinstalação do Windows. 

Mas, com a chegada do Windows 10, este tipo de procedimento não está sendo requerido pelo fato do sistema já conseguir reconhecer e instalar a maioria dos dispositivos existentes no mercado.

Porém, drivers de terceiros como impressoras, leitores de cartões, scanners, entre outros, precisam ter seus drivers instalados e estes muitas vezes precisam ser baixados da internet.

Então, para otimizar o tempo e o trabalho, decidi demonstrar aqui como fazer o backup dos drivers instalados e atualizados no PC.

Fazendo backup de drivers no Windows 10 com o PowerShell

Para isso iremos usar o comando DISM (que já está no Windows 10) através do PowerShell. Estes procedimentos também podem ser feitos através do Prompt de Comando (CMD).

O DISM é uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada na manutenção e na preparação de imagens do Windows (fonte: site da Microsoft).

Como iremos trabalhar com linha de comando, iremos utilizar o PowerShell que, por padrão, já está configurado nas últimas Builds do Wndows 10.

Como em  outros tutoriais que expliquei aqui no PTI, iremos clicar com o botão direito do mouse na logo do Windows, situado no canto inferior direito e, como iremos precisar de permissões elevadas, iremos clicar em seguida com o botão esquerdo em Windows PowerShell (Admin).

Backup de Drivers via Windows PowerShell

Como necessitamos de permissões, aparecerá a janela onde deveremos clicar em Sim para permitir alterações.

Backup de Drivers via Windows PowerShell

Com o Windows PowerShell aberto, iremos primeiramente criar uma pasta (diretório) na raiz do disco local C para armazenarmos os backups dos drivers. Para isso iremos digitar o comando mkdir c:\BKP_DRIVERS <enter>, o mkdir é o BKP_DRIVERS é o nome que foi dado para o diretório.  

Backup de Drivers via Windows PowerShell

Com o diretório de armazenamento criado, iremos digitar

Backup de Drivers via Windows PowerShell

Iremos notar que irá fazer o backup dos drivers para o diretório escolhido.

Backup de Drivers via Windows PowerShell

Se quisermos verificar, através da linha de comando, se de fato foram feitos os backups dos drivers, só precisamos digitar dir c:\BKP_DRIVERS <enter> .

Backup de Drivers via Windows PowerShell

Lembrando que, antes de formatar o PC, copie esta pasta de backup para um pendrive ou um diretório seguro na rede.

Como restaurar o backup de drivers com o DISM?

Simples, basta rodar o comando abaixo para restaurar os drivers no seu Windows 10.

Este procedimento poderá ser feito também em versões mais antigas do Windows através do Prompt de Comando (CMD). Caso não tenha o dism, poderá estar instalando o Windows ADK, do qual o comando dism também faz parte.

Espero que o conteúdo ajude você a gerar backup dos drivers do seu computador utilizando o Windows Powershell e o comando DISM.

Em caso de dúvidas ou complementos, deixe seu comentário abaixo!

Até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">