O que é o Maltego e como usar no Linux

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Já ouviu falar na expressão “data mining”? Provavelmente sim, porém, caso ainda não tenha vou resumir brevemente o que é.

“Data mining”, ou simplesmente mineração de dados, é a ação de encontrar e correlacionar fragmentos de dados ao ponto de poder relacioná-las detectando assim informações relevantes.

No campo de Análise Forense ou Pentest essas informações podem ser utilizadas para detectar rastros deixados pelo atacante ou no caso do atacante encontrar vulnerabilidades ou informações sigilosas que não deveriam estar expostas.

O processo de Data mining pode ser trabalhosos e demorado, por isso, neste artigo vou apresentar uma ferramenta muito interessante que automatiza este processo e que é chamada Maltego.

O que é o Maltego?

Basicamente o Maltego é uma ferramenta totalmente interativa de código fonte aberto focado em inteligência e análise forense. Normalmente ela é muito utilizada durante investigações para buscar e relacionar informações que estão espalhadas pela internet.

O seu funcionamento é simplesmente incrível! Por ser automatizada, a ferramenta tem a habilidade de buscar fragmentos de dados e transformá-los em gráficos estruturados e de fácil entendimento.

Como comentei acima, ferramenta é de código fonte aberto, porém, possui algumas versões que são para uso comercial e são pagas. Mas não se preocupe, pois existe uma versão não comercial gratuita. Abaixo seguem as versões do Maltego:

  • Maltego CE – livre, uso não comercial
  • Maltego Classic – pago, uso comercial
  • Maltego XL – pago, uso comercial
  • Maltego One – uso comercial pago
  • Maltego CaseFile – gratuito, comercial

O Maltego vem instalado por padrão no Kali Linux, portanto, neste artigo estarei usando a versão mais recente do Kali Linux disponível através deste link. Caso queira instalar o Kali Linux no Windows 10, saiba como fazer em Como instalar o Kali Linux no Windows 10.

O que é possível fazer com o Maltego?

Devido ao Maltego ter a habilidade de correlacionar informações, ele pode trazer dados objetivos sobre possíveis ameaças em uma rede corporativa.

Seja um dispositivo conectado a internet que está “vazando” configurações ou informações ou até mesmo dados sobre pessoas, emails e até mesmo DNS.

Se você busca detectar possíveis falhas em sua rede de uma forma profunda e fundamental, o Maltego é a ferramenta certa.

Através do Maltego você pode determinar as seguintes relações e conexões entre a sua rede e o mundo externo, veja abaixo algumas das funcionalidades de forma bem resumida:

  • Pessoas, grupos de pessoas, redes sociais e etc.
  • Empresas, dados referentes a proprietários, organizações e muito mais.
  • Sites, DNS, registradores de domínios e servidores.
  • Documentos, emails, endereços, telefones.

Como instalar e usar o Maltego no Kali Linux

Com o seu Kali Linux devidamente instalado, basta procurar na guia de programas por “Maltego” e clicar em executar.

Instalar Maltego no Kali Linux

Uma vez que o Maltego carregar, será exibida as opções das versões disponíveis, para este tutorial estaremos utilizando a versão CE – Free.

Selecionar versão do Maltego no Kali Linux

Ao selecionar a versão CE (Free), você será direcionado para uma tela de login ou registro no caso de novos usuários. Sendo assim efetue o seu registro e ative a sua conta.

Análise Forense - Data Mining com o Maltego

Para o registro são exigidas apenas algumas informações, como nome, sobrenome, email e uma senha.

Fazer registro no Maltego

Após registrar e confirmar o seu email, basta colocar o usuário e senha cadastrados no Maltego, clicar em “Next”, “Next” novamente e “Finish”.

Finalizar instalação do Maltego no Kali Linux

Uma vez que você finalizar a instalação do Maltego, uma tela em branco será exibida e estaremos prontos para começarmos a usar o Maltego no Kali Linux!

Começando a usar o Maltego

Como levantar informações sobre um domínio usando o Maltego

Certamente o Maltego é uma ferramenta extremamente avançada com diversos recursos e seria impossível reproduzi-los todos em um único artigo.

Portanto, para este artigo irei focar no levantamento de informações referentes a um domínio, sem mais demoras vamos ver do que o Maltego é capaz!

Ao seu lado esquerdo, existem diversos ícones que na verdade são atalhos para funções extremamente poderosas, para usa-las basta clicar e arrastar para o quadro branco.

A função responsável pelo levantamento de informações sobre um domínio é a “Domain”, sendo assim clique arraste ela para o quadro ao lado

Usando a ferramenta "Domain" do Maltego

Repare que o domínio padrão é o da paterva.com, empresa responsável pelo desenvolvimento do Maltego. Para alterar basta mudar o campo “Domain Name” ao lado esquerdo.

Você pode colocar o domínio que quiser, lembrando-se sempre de usar a ferramenta com responsabilidade, ok?

Apenas com o intuito de demonstração, vamos fazer uma varredura no domínio da Google.com e ver quais informações o Maltego consegue levantar.

Informações do domínio Google.com com o Maltego

Para isso clique com o botão direito sobre a propriedade que adicionamos para termos acesso as ferramentas de mineração de dados disponíveis no Maltego.

Informações do domínio Google.com com o Maltego

Repare que no menu exibido teremos acesso a buscas de informações relacionadas ao DNS do domínio, proprietário, endereços de email entre outras funções. Entretanto vamos ver como a ferramenta se comporta ao realizar uma busca de emails, para isso clique na setinha “Run all” em “Email addresses from Domain”.

Resultado no Maltego do domínio Google.com

Como podemos observar o Maltego executa uma varredura completa, tentando levantar endereços de email vinculados ao domínio “google.com” e os exibe de forma organizada correlacionando-os com a propriedade principal adicionada.

Maltego e as poderosas “Machines”

Dentro do Maltego existem funções chamadas de “machines” ou “máquinas” que são nada mais do que scripts poderosos pré-configurados para buscar informações e relacioná-las entre as propriedades de forma automatizada.

Para usá-los na versão gratuita existe uma pequena limitação de propriedades, que não será um problema para você que está iniciando o aprendizado na ferramenta.

Portanto, para usá-la, selecione a propriedade adicionada inicialmente, no caso “google.com” e ao seu lado esquerdo, repare que existe uma abada escrita “Machines”.

Ali são listados alguns scripts padrões do Maltego que possuem funções variadas, aconselho a ir testando cada uma para observar o poder da ferramenta.

Porém, para exemplificar, vamos utilizar a “Footprint L1″ que vai realizar uma varredura, buscando relações entre servidores, números de IP’s e até mesmo localizações.

Clique na “setinha” conforme a notificação referente ao limite de entidades na versão Community (gratuita) e observe os resultados.

Análise Forense - Data Mining com o Maltego

Uma vez que a varredura foi finalizada, será possível observar de uma forma clara e objetiva informações preciosas que interligam o domínio com uma infraestrutura, veja abaixo:

Análise Forense - Data Mining com o Maltego

Podemos observar os registros de DNS interligados ao domínio principal “google.com” e como a infraestrutura se comunica entre si, isso tudo apenas “pressionando um botão”.

Resultado levantamento de dados do domínio Google.com com o Maltego

Além de localizações físicas relacionadas ao domínio pesquisado, o que sem sombra de dúvidas nos trás uma noção do poder desta ferramenta incrível.

Caso queira gerar um relatório, o Maltego permite exportar a consulta realizada para o formato de PDF, XML ou até mesmo imagem.

Resultado levantamento de dados do domínio Google.com com o Maltego

E como em um “passe de mágica” você tem um relatório totalmente estruturado e devidamente organizado.

Relatório gerado no Maltego

Conclusão final sobre o Maltego

Se você tem buscado uma ferramenta para realizar o levantamento de informações de uma forma avançada e automatizada, certamente o Maltego é a melhor opção do mercado.

Com uma interface intuitiva e recursos robustos ele se destaca por tornar uma tarefa demorada em algo extremamente rápido e eficaz.

E claro, seria impossível listar todos os recursos presentes nesta ferramenta, sendo assim aconselho ir experimentando cada uma das funcionalidades para ir conhecendo melhor o Maltego.

Não deixe de comentar abaixo suas experiências e/ou dúvidas com o Maltego, aproveite também e compartilhe com seus amigos!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

Glaydson Alves de Moraes
1

Muito bom artigo, principalmente para pessoas que estão sempre tentando aprender algo independente de qual área atuam.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">