O conceito de qualidade de software é muito extenso e vai muito além de ter problemas ou os populares “bugs”, existem muitos fatores determinantes para a qualidade de um software, o principal como em qualquer segmento é “atender as necessidades do cliente”. Trato neste artigo principalmente sobre qualidade de processos, mas afinal para que serve um processo?
Um processo é um conjunto de atividades que devem ser feitas para chegar a uma meta. Atualmente qualidade de processo tem Sido preocupação de empresas que visam crescimento, aumento do número de clientes e consequentemente de trabalho. O que acontece em uma empresa sem processos é que as coisas são feitas “conforme a cabeça do desenvolvedor”, não é seguida uma linha de trabalho ou mesmo de raciocínio coletivo, o que ocasiona uma certa confusão.
Melhorar processos atingindo uma qualidade de processos é fator altamente determinante para a qualidade do produto, eu disse altamente determinante e não garantia de qualidade de produto. Buscar um caminho é o primeiro passo para uma empresa que pretende organizar seus processos. Escolher um guia, como o CMMI, por exemplo, saber aonde esta, aonde o mercado esta e aonde quer chegar, para a partir dai poder caminhar. “Quando não se sabe para onde esta indo, qualquer lugar serve”.
Uma empresa sem controle de processo enfrenta algumas dificuldades, como o improviso pelos profissionais de gerencia que vivem basicamente “apagando fogo”, os profissionais da empresa acabam não confiando em processos e aí mesmo o que tiver documentado não é seguido por não verem motivos para seguir e muito do conhecimento da empresa fica apenas na cabeça de um ou outro profissional, sendo que no momento que este se ausenta a empresa tem grandes prejuízos e dificuldades. Enquanto que uma empresa com processos bem controlados as equipes trabalham com apoio da alta gerencia, os profissionais seguem os processos, a qualidade de produto e processo é avaliada com métricas exatas e a empresa sabe bem em que tecnologias investir tratando-se de hardware e software.
Hoje a qualidade de processos já tem sido usada inclusive como marketing para algumas empresas. O fato é que grandes potências já aceitam como fornecedores apenas empresas com seus processos certificados, vejo este ponto como positivo pois incentiva o empreendedor a qualificar seus projetos e cria uma visão critica do cliente, que vem a valorizar as empresas que investem e visam sempre a qualidade.
Na empresa que você trabalha, como é o controle de processos? Compartilhe suas experiências (sem citar nomes, claro).
Referências:
- TQC – Controle da Qualidade Total – Vicente Falconi Campos
- Qualidade de Software – Andre Koscianski Michel dos Santos Soares
- Engenharia de Software – Ian Sommerville
7 Comentários
Muito bom Aline!
Reflete muito bem o cenário atual… Muitas empresas buscam “ter processos” pelo marketing, por dizer que possuem organização, mas no dia-a-dia percebe-se que os processos não são seguidos. Acredito que o processo precise estar extremamente alinhado com a realidade da empresa…
Abraços!
Tudo que um bom programador deseja é trabalhar em uma empresa com boa práticas e processos.
Mas infelizmente isso ainda é meio utópico no Brasil (não conheço o exterior). Pelo menos para empresas de pequena e médio porte. Eu já trabalhei em uma multi-nacional que tinha CMMI 5 (pelo menos na época) e realmente é “outro nível”.
Ficou ótimo! Parabéns
Concordo com você Aline. Esse assunto é que algo que as empresas precisam sempre dar atenção. Uma empresa sem estruturação está muito atrás no mercado.
Parabéns pelo artigo Aline, sucesso.
“…muito do conhecimento da empresa fica apenas na cabeça de um ou outro profissional, sendo que no momento que este se ausenta a empresa tem grandes prejuízos e dificuldades…”
Quem perde com isso é só a empresa, não o empregado, ou seja, criam o caos, fazem de tudo para mantê-lo e são os únicos prejudicados.
Abram o olho! Porque quando eu pedir demissão não quero saber de xororô !
Bom Dia Leitores.
nasser certamente quem perde é a empresa, para o empregado quanto mais conhecimento por centralizado nele mais estável teoricamente ele está.
José Macedo uma experiência que eu ainda pretendo vivenciar é trabalhar em uma empresa com nível V ou pelo menos IV de maturidade, na teoria a diferença é gritante e realmente quem não quer trabalhar em uma empresa organizada?, por isso digo que as empresas que organizam seus processos só tem a ganhar problema é que todos hoje querem resultados muito rápidos e o controle de processos as vezes demora para dar retorno.
Marcelo, no meu ponto de vista alguns processos ficam só no marcketing porque não são bem pensados, porque um controle de processos não é como uma receita de bolo que a quer funciona para a vizinha é ideal para mim também. Mas discordo de ti de um ponto, as empresas que usam como marketing o controle de processo geralmente possuem certificação e sendo certificadas cumprem os processos, mas concordo que existem empresas que não são certificadas apenas tentam adotar um controle por adequação e usam como marketing sim.
Antonio, que bom que você gostou, obrigado
Mauricio, sim hoje o mercado não tem mais espaço para empresas desorganizadas com seus processos