Proibir, via GPO, que usuários alterem a imagem da tela de bloqueio e logon do Windows

Por padrão, os usuários podem alterar a imagem da tela de fundo mostrada quando o computador está bloqueado ou exibindo a tela de logon. Neste post você aprenderá como mudar esse comportamento para todas as contas de usuários usando para isso Politicas de Grupo, por meio do console de Gerenciamento de Política de Grupo. Vamos lá.

Proibindo, via GPO, que os usuários alterem a imagem da tela de bloqueio e do logon do Windows.

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar um GPO. Um exemplo é o usuário administrador.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.1 a seguir.

Figura 1.1 – Ferramentas Administrativas – Windows Server

Figura 1.1 – Ferramentas Administrativas – Windows Server

3. Com o console Gerenciamento de Política de Grupo aberto, crie um GPO no local que deseja vinculá-lo. Caso deseje que a configuração seja aplicada para todas as contas de computadores da empresa, crie o GPO a nível de domínio. Um exemplo é mostrado na figura 1.2 a seguir na qual foi criado um GPO a nível de Domínio, logo abaixo do nome do domínio diegogouveia.com.br, com o nome GPO_Proibindo_Alt_Img_BloqueioTela_e_Logon. Assim, todas as estações do domínio diegogouveia.com.br receberão o GPO.

Figura 1.2 - Criando um GPO para impedir que altere a imagem de bloqueio de tela e de logon.

Figura 1.2 – Criando um GPO para impedir que altere a imagem de bloqueio de tela e de logon.

4. Agora clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que criou. No menu de opções que surgirá clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Nela navegue em: Configurações do Computador > Políticas > Modelos Administrativos > Painel de Controle > Personalização. Aqui, procure pela política Impedir alteração da imagem da tela de bloqueio e de logon. Dê um duplo clique do mouse na mesma. Será aberta a janela de Propriedades da Política. Nela marque a opção Habilitado como visto na figura 1.3. 

gpo-proibindo-trocar-fundo-tela-windows-2

5. Clique em Aplicar e depois em OK. Pronto, GPO configurado.

6. Feche a janela Editor de Gerenciamento de Politica de Grupo. Feche o console Gerenciamento de Política de Grupo. Reinicie as estações nas quais o GPO foi vinculado e, na medida que forem reinicializadas, elas receberão a política. Caso alguém tente fazer a alteração da imagem da tela de fundo mostrada quando o Windows é bloqueado ou de logon, surgirá um mensagem informando que não é possível.

Diego Gouveia

Mais artigos deste autor »

Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.


1 Comentários

Leandro
1

Diego, tudo bem ? Vc sabe como fazer para alterar a imagem de bloqueio de tela ?
Vi alguns tutorias na internet porém não aplica em windows 10, vc conhece alguma alternativa ?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!