Definindo Tecnologia da Informação (TI)

O termo Tecnologia da Informação ou simplesmente TI, pode ser definido como todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais.

Sendo a informação um dos principais patrimônios para empresas e indivíduos, faz-se necessária a utilização correta de ferramentas e métodos para que se alcance bons resultados com o menor custo possível. Dentro deste contexto, é que surge o profissional de TI.

Um profissional de TI é o indivíduo que utiliza tecnologias para gerar, manipular e gerir informações. É nas “mãos” destes profissionais que diariamente passam milhares de 0’s e 1’s que se transformam em tudo que se vê no mundo virtual.

Quem decide atuar com TI pode trabalhar nos mais variados nichos de mercado que a área proporciona, tais como: manutenção/venda de equipamentos, desenvolvimento de sistemas, administração de bancos de dados, segurança da informação e muitos outros. Dentro de cada um destes nichos, surgem outros vários nichos que podem ser explorados das mais variadas formas. Um exemplo claro desta afirmação pode ser visto, por exemplo, no nicho de desenvolvimento de sistemas que possui mais de 100 linguagens de programação e os mais variados cargos, tais como: analistas, programadores, engenheiros, arquitetos e outros.

Bom, este é um resumo sucinto do que é a TI. Daqui em diante é com você estudar e se dedicar muito para aprender a cada dia mais e mais.

Quer saber mais sobre TI? Que tal uma busca no pai dos PTIs? :)

Lembre-se sempre: quem tem conhecimento, vai mais longe!

Se você já é profissional da área, compartilhe seus conhecimentos!