Rio de Janeiro: um aglomerado de favelas, segundo o Google

O jornal O Globo, em uma reportagem publicada no último sábado, 23 de abril, acusou o Google de apresentar o Rio de Janeiro como um aglomerado de favelas nos mapas do Google Maps.

Na reportagem, o jornal mostrou que bairros como o Jardim Oceânico e o Usina não são identificados no mapa, mas pequenas favelas como a São Tilon e a Indiana têm seus nomes em destaque.

O Google afirmou que muitas das favelas cariocas são vistas como atrações turísticas e por isso possuem os seus nomes em destaque. A empresa se prontificou a corrigir o problema retirando o destaque do nome das favelas. O Google já fez algumas modificações nos mapas da cidade maravilhosa. Algumas favelas, ao contrário dos bairros, só ficam visíveis quando o usuário dá um zoom no mapa.

Não podemos ficar parados diante de casos como estes ou continuaremos sendo vistos no exterior como o país habitado por macacos que cheiram cocaína nos galhos das árvores e assaltam os turistas. O Brasil tem muito mais que favelas para oferecer ao mundo. O governo precisa tomar atitudes para coibir esse tipo de ação de empresas multinacionais.

Qual a sua opinião sobre isso? Acha que o Google enxerga mesmo o RJ como um aglomerado de favelas, tal como cita o jornal O Globo, ou aceita a “desculpa” de que muitas favelas são atrações turísticas, por isso ganham mais detaque?!

Com informações de IDGNow


Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.

20 Comentários

Cristiano
1

O governo tem é q acabar com as favelas e nao tapar o sol com a peneira. Se o Brasil tem favela, tem é q ta visivel mesmo pra passar vergonha. Se nao tivesse favelas nao teriamos Google ou outros servicos de mapas mostrando.

Adriano
3

Existem as pessoas que vêem e as pessoas que não vêem o Rio de Janeiro como um aglomerado de favelas. Mesmo sem ver a notícia do jornal O Globo ou mesmo no Google Mas, eu já via o Rio de Janeiro mais como um aglomerado de favelas do que uma cidade maravilhosa. Das pessoas que eu conheço que foram ao o Rio de Janeiro dizem a mesma coisa e preferem não voltar mais. E quando se abre um jornal lê-se notícias sobre algo que aconteceu em uma favela ou próxima a ela, liga-se a TV ou a rádio e ficamos sabendo do mesmos tipo de notícia. Os únicos momentos em que o Rio não se parece como um aglomerado de favelas são em algumas novelas e durante o carnaval. E acham que só retirando a etiqueta “Aglomerado de Favelas” do Google Maps vai mudar a situação? O que poderá mudar são investimentos com educação, saúde, segurança e empregos. Mas antes de tudo, as prioridades do governo são iPhones, iPads e viagens caras para nossos queridos parlamentares.

Unabomber
5

O Brasil é o unico país aonde todo mundo fica escandalizado quando são constatado fatos.
Você até pode ser preso e processado por fazer uma simples frase afirmativa.

O povinho tem o que merece. Come banana povo, antes que nem isso de mais para comprar.

Fred Chevitarese
6

Bom, na minha opinião, não podemos ficar parados é aceitando as impunidades que acontecem em nosso país, e também aceitar que o governo não faça nada à respeito do crescimento das favelas.

Acho que se o Google estivesse inventando a existência das favelas, aí sim, o governo, os jornais e até você que criou este post poderiam ficar indignados com a visão que os outros países tem do Brasil.

O fato é que lá é SIM um amontoado de favelas e ponto final.
Ridículo mesmo é o Google ter que alterar o maps para que o usuário só veja a favela se der um zoom.
Fala sério, isto é pura hipocrisia.

Diego Morais
7

Mais fazer o que se o RJ é uma cidade maravilhosa rodeada de muitas Favelas. Agora não achei certo o Google informar que destaca as favelas para atrações turisticas. Pura hipocrisia do google querendo divulgar as favelas do Brasil. O Exterior so sabe defamar o Brasil pra baixo. Se o gringo vem para o Brasil, é super bem vindo. Quando nos vamos para o exterior, somos super esculachados com olhares desconfiados. Valorize + o seu País. O Brasil é Lindo D++++ Abraços a todos.

Tiano
9

Eu vejo o Rio de Janeiro como um aglomerado de favelas e moro no Brasil. Por que o Google não poderia pensar o mesmo?!?!?!

Luiz Paulo
10

“ou continuaremos sendo vistos no exterior como o país habitado por macacos que cheiram cocaína nos galhos das árvores e assaltam os turistas”

é o google que está com preconceito ou somos nós mesmo ?

Felippe Santos
12

Um turista vir ao Rio de Janeiro e voltar sem ser assaltado, é como se tivesse faltado algo na viagem dele.

Mariana Moreira
13

Isso é um absurdo. Os estrangeiros acham que o Brasil só tem favelas. Temos muito mais a oferecer para o mundo.

Newton Costa
14

Mas o que vocês querem também, o Brasil só aparece lá fora quando tem guerra nas favelas. Aí os gringos vão pensar que aqui é um favelão mesmo. Não podemos reclamar, temos que acabar com as favelas.

Lorena
15

Mas o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa cercada de favelas, as favelas fazem parte do rio. Isso é um fato. Não podemos negar.

Brasileiro
16

Google mostra a realidade o Rio de Janeiro não tem um bairro que não seja cercados por favelas, todo mundo sabe que o Rio é não é a beleza que cantam, porque quem “nomeou” de cidade maravilhosa foi o próprio carioca.

Rio é cheio de favelas e aumenta a cada dia, até a Urca que não tinha favela já existe uma favela!

edson
17

A culpa não é do google e sim dos politicos, que atraves dos anos, apoiava invasões de terras (morros) em troca de voto, somado ao povo que adora levar vantagem, em não pagar impostos e querem beneficios

Caio
18

Não só o Rio mas São Paulo e outras grandes metrópoles brasileiras são rodeadas dessas assombrosas favelas que são o que mais tem de feio na história da arquitetura urbana brasileira, São Paulo tem aquela assombrosa favela de Paraisópolis no meio de um bairro que poderia ser um dos mais bonitos do Brasil, e o Rio que poderia ser uma cidade moderna e belíssima tem essas feridas que são as favelas, não se pode ficar indignado com esta notícia é fato, as favelas existem e o Brasil é visto como o país das favelas, o que tem que se fazer é acabar com as favelas, não mudando sua arquitetura, mas removendo-as e criando bairros planejados para os seus moradores, assim é nos bairros pobres de Nova York, Harlem, Bronx, em Londres em Paris, mas nem governo e nem a imprensa quer isto, o primeiro porque favela é sinônimo de voto e o segundo porque usa a favela para brigar com o governo, sempre que as prefeituras anunciam remoção de favelas, a imprensa “mete o pau” na prefeitura em favor da favela. è certo que se houver uma remoção ela tem que ser feita com dignidade e respeito aos direitos dos moradores., mas é preciso entender que as favelas não são moradias dignas para ninguem e que enfeiam e atrasam o desenvolvimento do Brasil, porque enquanto fomos vistos lá fora como o país dos favelados não seremos respeitados e para acabar com essa imagem tem que acabar com as favelas.

Eduardo
19

Claro que o Brasil tem muito mais que oferecer que favelas, tome como exemplo nosso minério de ferro e nióbio que são exportados a preço de banana…
O Brasil é visto lá fora como uma porcaria. E isso não é culpa deles….

Rogério Siqueira
20

O Rio de verdade não é esse que a Globo mostra em suas novelas, quem não conhece acha que só tem Barra da Tijuca e lugar bonito, ae resolve ir passear lá e cai numas das linhas vermelha/amarela e acaba morrendo nas mãos dos bandidos de algum dos milhares de morros existentes naquele lugar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>