100.000 acessos, Bing x plágio e busca em tempo real com Collecta

Salve salve PTI’s!

Hoje trago um post relativamente rápido e rasteiro.

Neste, primeiramente, gostaria de agradecer a todos que passaram por aqui nestes quase 8 meses de existência do PTI. Já passamos da marca de 100.000 visitantes únicos desde o lançamento que foi em 02/11/2008. Claro que 100 mil acessos em 8 meses para alguns não é nada mas para nós é sinônimo de que um bom trabalho foi feito para que esta quantidade de pessoas encontrassem e se interessassem pelo PTI. Mais uma vez OBRIGADO e vamos rumo aos 100 mil acessos mensais (hehehe).

Bom, o segundo tópico que vou abordar rapidamente é sobre o que andam comentando por aí que a MS estaria sendo processada pela grande semelhança entre a área de viagens do buscador Bing e o buscador Kayak, que é um mecanismo de busca especializado em buscas para viagens.

Oras, claro que alguém pode pensar num velho ditado: Na internet nada se cria, tudo se copia. Mas convenhamos… uma Microsoft, gigante de softwares e inovações tecnológicas, copiando um site pequeno como o Kayak?

Sim, eu sei. Não sabemos se foi copiado ou não e não posso julgar. As vezes acontece de criarmos algo que fica muito parecido com algo que já existe. Vejam as imagens comparativas abaixo e tirem suas conclusões… Cópia? Mera coincidência?

Kayak x Bing!

Clique na imagem para aumentá-la.

O terceiro tópico é sobre um novo buscador lançado discretamente no dia 19/06/2009 e que se chama Collecta.

Collecta: buscas em tempo real!

O Collecta, conforme seus idealizadores, não é como outras máquinas de busca. O seu grande diferencial é realizar buscas em tempo real em diversas fontes, tais como: Twitter, WordPress, Flickr e outras.

Como funciona a busca Collecta: Você digita uma busca e a ferramenta fica constantemente buscando os novos resultados nas fontes citadas acima. Os resultados podem ser clicados para que seja possível visualizar uma prévia do conteúdo encontrado e nesta prévia é possível ir para o conteúdo original.

Não é de hoje que esse tipo de ferramenta é almejada por muitos. A própria Google cogitou a compra do Twitter neste ano para estudar e utilizar sua tecnologia de buscas em tempo real, que funciona (e muito bem) somente na própria ferramenta.

Agora é aguardar pra saber como os gigantes das buscas Google, Yahoo! e Microsoft irão explorar esse mercado que vêm crescendo a passos largos.

Grande abraço!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!