O que esperar dos salários de TI em 2009?

Crise financeira não interfere em vagas ou no salário dos profissionais de tecnologia no Brasil, afirma especialista da Robert Half.

Será que podemos nos animar mesmo???


A atual crise financeira mundial não deve interferir nas vagas e no salário dos profissionais de Tecnologia da Informação no próximo ano, afirma Robert Andrade, analista da empresa de recrutamento especializado Robert Half, que divulgou recentemente sua primeira pesquisa salarial de profissionais de TI realizada no Brasil.

Com base em entrevistas com centenas de profissionais do setor, em diversos Estados brasileiros, Andrade aponta como grande tendência de valorização os cargos de desenvolvimento e programação em web 2.0. “Assim como houve grande demanda nos Estados Unidos, a Web 2.0 vai se popularizar muito no Brasil também. A tendência é que o salário desses profissionais aumente junto à procura”, apontou.

Confira abaixo alguns dos salários destacados da pesquisa da Robert Half. Os números são uma média do que ganham os profissionais que atuam de três a cinco anos no mesmo cargo, em regime CLT, e podem variar conforme a região. São consideradas pequenas e médias empresas aquelas que faturam até 500 milhões de reais anuais.

O especialista em recrutamento destaca também os profissionais especializados em sistemas integrados (SAP), cujo salário continua aumentando mesmo após mais de dez anos de existência da ferramenta.

Apesar de afirmar que um profissional de tecnologia norte-americano ganha mais do que um brasileiro, Andrade lembra que o profissional atualizado e, principalmente, com inglês fluente, consegue ‘alavancar’ seu salário. “Os melhores profissionais conseguem atingir e ultrapassar a média. O mercado de TI ainda está aquecido e a previsão de crescimento ainda continua positiva”.

Por Evelin Ribeiro, especial para o IDG Now!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


76 Comentários

Glauciliene
1

Quanto ganha um profissional em sistemas de informação ? Gostaria de saber se vale apena fazer esse curso .

Jackson Caset
2

Ola Glauciliene,
Fico grato pelo comentário e espero que continue prestigiando os conteúdos do Profissionais TI.
Sobre sua pergunta é algo difícil de responder com exatidão, pois quem cursa Sistemas de Informação pode atuar em diversas áreas, tais como: desenvolvimento, suporte, gestão de projetos, análise, segurança e etc, apesar do curso ter foco em análise de sistemas.
Creio que seja interessante você fazer algum teste vocacional ou algo do gênero pra que saibas se realmente tens afinidade com a área. Se tiver, na minha opinião é um curso interessante. Me formei em Sistemas de Informação e não me arrependo, pois ganhei um bom conhecimento e a área é abrangente e com bons salários.
Grande abraço

Shigueo
3

Bom dia!!
Sou estudante da Fatec de Americana no curso de T.I., mas trabalho no setor da saúde aqui do município. Comecei a fazer esse curso para tentar mudar de área, mas estou encontrando muitas dificuldades, pois não possuo afinidade com programas, projetos, linguagens, etc. Será que vale a pena tentar concluir o curso já que tenho 35 anos, teria que fazer um curso de inglês e tbem estágio.A idade está ultrapassada para começar uma nova vida profissional?
Vale…aguardo respostas!!

Jackson Caset
4

Shigueo,
Ao meu ver sua limitação não é pela sua idade, mas sim, pela sua identificação com a área. Vc mesmo comentou que não tem afinidade com vários itens ligados a área de TI, portanto, de nada adianta vc se matar para aprender se não possui o principal, afinidade.
Se já trabalha com saúde, talvez fosse interessante se especializar em algo direcionado a saúde. Quem sabe algo realmente aplicado a tecnologia na área da saúde. Como vc já atua no meio talvez seja mais fácil para se adaptar.
Espero que encontres o melhor caminho.
Obrigado pela visita. Abraço!

Leticia
5

Andei observando que hoje em dia o estudante ainda leigo na aréa de informática , tem a preocupação em saber o quanto vai ganhar depois de formado. Tecnologia da Informação paga bem, disso ninguém tem dúvida , o problema é ter o estudante ou mesmo quem for seguir essa aréa , realmente GOSTAR do que faz , porque quatro critérios são essenciais para se dar bem , 1º GOSTAR , 2º SABER INGLÊS AJUDA MUITOOO, 2º TER PERSISTÊNCIA e 3º ESTAR SEMPRE SE ATUALIZANDO EM RELAÇÃO ÁS LINGUAGENS .
Fica postado meu comentário , á aqueles que querem seguir boa sorte!!!

Jackson
6

Olá Leticia,
Vc comentou um ponto muito interessante e importante para o mercado de informática: quem deseja seguir carreira tem que GOSTAR de informática e não somente enxergar valores. Não é simplesmente mexer num computador, é realmente ter paixão por tudo que é relacionado a TI.
Obrigado pelo comentário e pela visita ao PTI.
Abraço

Joao Eduardo
7

Olá! Jackson, voce poderia dar um resumo direto sobre o que realmente alguem que se forma em TI trabalha? Voce disse “ter paixão a tudo que é relacionado a TI”, quais poderiam ser algumas delas? Obrigado pela atenção! =)

Jackson Caset
8

@Joao,
O que eu quis dizer sobre ter paixão é não ir pra área de informática achando que tudo será fácil, que vai ganhar rios de dinheiro e etc. O negócio é mais complicado que parece…tem que estudar muito, de certa forma “aguentar” usuários, virar noites trabalhando e muitas outras coisas e não somente “ficar sentado na frente do computador”, como muitos acham.
Quem estuda na área de TI pode ser: analista de sistemas, programador, especialista Linux/Microsoft, especialista em hardware, arquiteto da informação, engenheiro e muitas outras profissões e cargos.
Espero que tenha respondido 😉
Obrigado pela participação!

Jarbas
9

Olá Jackson! Sempre trabalhei com informática, desde os 13 anos, fazendo manuntenção, configuração de máquinas e etc. Hoje estou com 19 anos, e pretendo fazer a graduação em Gestão em Tecnologia da Informação no Senac, agora em 2010, mas tenho pouco conhecimento sobre o curso, principalmente sobre a remuneração. Você pode me informar +/- quanto é o salário mínimo e máximo que pode receber uma pessoa formada nesse curso? Outra coisa, quais são as áreas de atuação ou cargos em que o profissional pode trabalhar?
Me interessei pelo curso pelo valor compatível da faculdade, e por ser na área de informática, em que sempre gostei de trabalhar,

Grazielle
10

Ola Jackson Caset,
Estou pretendo no ano que vem cursa o gestão em T.I, tenho um pouco de receio sobre a area ( ou não sei se é comigo mesma), assim eu gosto de mecher com computador mais não sou tão experiente na area, minha duvida é. Começar a fazer o curso e ver que não é bem oque eu queria, eu sei que o curso não é facil eu ainda tambem não sei nada de ingles, tenho medo de acabar não gostando, eu tenho alguns amigos na area uns falam que é bom outros ja não, eu queria saber maissobre a area antes de prestar o vestibular e me arrepender.

Jarbas
11

Grazielle, acho que posso te ajudar.
Depois de muita pesquisa e consultas, descobri que o curso de Gestão em T.I. não é propriamente um curso totalmente ligado a Informatica. É um curso para administradores com funções em Informática. Este curso foi criado devido ao grande número de pessoas que trabalham na área administrativa e não sabem absolutamente nada em Informática. O Curso abrange área de Administração, Contabilidade e Informática, entre outras coisas… Para fazer qualquer curso na área de T.I., tem que se gostar muito de matemática e física, por isso muita gente se arrepende qdo começa o curso, porquê pensa que entrará na faculdade já fazendo jogos, mas não é bem assim, normalmente os 2 primeiros anos em faculdades tradicionais, são puramente algebra, matemática e física.
Eu desisti de fazer Gestão em T.I ., pois sempre trabalhei com informática mesmo sem ser formado, e queria fazer algo na área de criação. mas especialização mesmo, para fazer softwares e etc, então descobri que este curso não é focado nessa área. Agora vou fazer graduação comum em Sistemas de Informação que é a área exatamente no que eu disse, criação de softwares, websites, entre outras coisas, além que paga muito bem. Espero ter ajudado! Abraços!

Jarbas
13

Jackson, Eu que agradeço. Acho que todos nós precisamos ajudar um ao outro, através da informação, para crescimento de ambos. Parabéns pelo seu trabalho e seu site, muito informativo e explicativo.

Gabriel Almeida de Oliveira
14

Jackson queria lhe fazer uma pergunta que vai me ajudar bastante para compreender se eu quero o curso de Sistemas de Informação.Preciso antes de entrar no curso “saber” algo relacionado a alguma área de informática ou tecnologia? Pois alguns me aconselham a não fazer pois não levava muito jeito com informática(mas agora estou me dedicando e aprendendo cada vez mais)e outros me aconselhavam a fazer pois estava me esforçando.
Queria mesmo saber se necessito de algum conhecimento para fazer o curso!!!
Obrigado!!!

Jackson Caset
15

@Gabriel,
Vou te contar uma história pessoal: comecei a faculdade de sistemas de informação por começar, ou seja, não fui pesquisar exatamente o que o curso oferecia, fui fazer só pq trabalhava com informática e achava que o curso seria bom pra minha vida profissional. Pois bem, comecei o curso e no primeiro semestre até que foi tranquilo, mais metodologia do que outras coisas. Qnd chegou o segundo semestre foi que a porca torceu o rabo, pois, começaram matérias relacionadas a programação e surgiu uma que odiei já num primeiro instante: ALGORÍTMOS. Bom, pra resumir, a partir dali vi que odiava programação, tanto que reprovei 2 vezes na matéria. Na terceira vez, pensei: ou eu estudo e sou aprovado ou vou fazer moda (rs). Foi aí que me empenhei e comecei a estudar a fundo a lógica e já algumas linguagens tbm. Hoje, não consigo fazer outra coisa a não ser programar…rs, tanto que virei até instrutor de matérias relacionadas a programação numa escola de cursos técnicos da minha cidade.
Pois bem, contei essa histórinha pra te dizer o seguinte: Na minha opinião, sempre que estamos dispostos a fazer algo, por exemplo, um curso, temos que antes pesquisar para sabermos se o que oferecem está dentro do que realmente queremos. Com esse “realmente queremos” eu quero dizer que se é isso que vai te deixar feliz profissionalmente, se é isso que vc já fuçou algum dia e gostou de verdade, entendes? Seria muito interessante fazer um curso na faculdade relacionado a TI já conhecendo algo da área (nem que seja o conhecimento de formatar máquinas), pois assim, vc já terá pelo menos um pouco de certeza que deseja realmente atuar na área da informática, sendo mais “fácil” migrar de uma área para outra se não gostares de alguma em específico.
Resumindo o resumo: eu acho interessante conhecer algo sim. Isso facilitará as coisas pra vc. Se vc já está estudando, ótimo. Apenas, como eu disse anteriormente, pesquise bem antes de começar um curso na faculdade, pq além de não ser barato, se arrepender depois pode lhe fazer “perder” bastante tempo.
Espero que tenha ajudado. Abraço e boa sorte!

Rubens
16

Olá Jackson! Gostaria de receber um comentário seu: Já cursei Adm. de Empresas, mas tranquei o curso na metade. Gostava do curso, ma na época tive que trancar e o tempo passou e acabei não retornando. Sempre gostei de informática, e ainda adolescente frequentei um curso básico de progrmação. Mas sempre trabalhei e trabalho na área Contábil/Financeira. Há uns dois anos meu interesse em programação despertou com toda força, e depois de muitas apostilas e horas na frente do computador resolvi voltar a faculdade no curso de Tecnologia em Analise e desenvolvimento de Sistemas. Acontece que já tenho 38 anos. Que tipo de mercado um profissional, praticamente começando nesta área teria a explorar? Consultoria, Free-lancer… Vale a pena investir a esta altura?

Jackson Caset
17

@Rubens,
Uma coisa eu digo com certeza: nunca podemos achar que está muito tarde para fazer alguma coisa. Se vc tem interesse na área, empenhe-se para ser o melhor que puder.
Agora, vamos aos fatos e minha opinião.
Bom, o que eu acho é que tudo depende de como é sua vida atualmente. É casado? Tem filhos? Tem tempo suficiente para estudar?
Na minha opinião, vc pode ser aproveitado em diversas funções, tais como: programador, analista, suporte, consultoria e outras.
Eu creio que pela sua idade seria interessante buscar o mercado de consultoria e/ou análise de sistemas, pois, vc pode usar sua experiência de vida em conjunto com estudos focados na área para ser melhor remunerado e aceito no mercado
Agora, se vc não tem família ainda (esposa e filhos), tem tempo para estudar e gosta realmente de programação, podes correr atrás de um espaço tbm neste mercado, apesar de eu achar mais complicado mediante sua idade. Um bom começo seria prestar serviços freelancer e/ou estágio em empresas de desenvolvimento.
Espero que tenha ajudado em algo 😉
Abraço e boa sorte!

Rubens
18

Jackson, muito obrigado pela sua opinião. Sou casado e tenho uma filha pequena. Mesmo que não venha a atuar profissionalmente nesta area tenho certeza que os conhecimentos adquiridos serão úteis ao longo da minha carreira. Um grande abraço e muito obrigado!

Otávio Luciano
19

Olá, Jackson, Tenho a graduação em Gestor em Sistema de Informação. E estou iniciando uma especialização em Gestor da TI, gostaria saber sua opinião a respeito desses cursos e a vida profissional nessa área.
O mercado é bom? Principalmente na região norte do País.

Jackson Caset
20

@Otavio,
Gestores de TI são cada vez mais requisitados no mercado, portanto, acredito que seja uma boa formação. O mercado de TI, independente da área, é muito bom e tende a ser cada vez melhor mediante tantas coisas novas que surgem todos os dias.
Sobre o mercado de TI para o norte, não poderei lhe ajudar pq não conheço essa parte do país. Quem sabe alguém que more por lá possa lhe dar mais informações. É aguardar pra ver se alguém de lá lê este post 😉
Grande abraço.

Fabio Ferreira
21

Boa tarde jackson! gostaria de uma opinião, se for possível, qual é o melhor curso para fazer graduação, tecnólogo em web design e programação ou tecnólogo em gestão da tecnologia da informação????? e qual paga melhor?? desde de já muito obrigado pela sua informação.

EDSON
22

Olá, Jackson! (Antes de mais nada, parabéns pelo site e um feliz natal!) Eu descobri o seu site por acaso na web, e gostaria de saber se você poderia me orientar a respeito, se o curso em tecnologia em Análise e Desenvolvimento tem um mercado melhor na área de concursos públicos ou consultoria, ou o (bacharel) em análises é melhor, ou o Tecnologia em Segurança da Informação, ou Gestão em T.I. pois na área de concursos públicos vejo que as organizadoras costumam colocar tudo num “saco só” os ( cursos de ciências da computação, eng. da computação, análise, tecnólogo, etc) gostaria que me orienta-se um com maior leque na área de concursos públicos e consultoria, já sou formado em ciências contábeis e história, e tenho 34 anos, e gostaria de um que me ajuda-seque me direcioná-se numa trajetória mais suave, tb. Obrigado, pela ajuda!!

Jackson Caset
23

@Fabio
Minha opinião é que ambos os cursos podem ter boas oportunidades e com salários bons, no entanto, deves observar qual deles se encaixa melhor no seu perfil, ou seja, não adianta vc fazer um curso que depois te pague 5mil/mês se não estiveres realizado profissionalmente. Lembre-se que dinheiro não é tudo. Procure observar nas grades dos cursos o que é oferecido e veja se é o que vc gosta de fazer, se é o que esperas para teu futuro. Outra coisa a pesar é que se vc está começando na área, não espere salários maravilhosos. Vá com calma, estude bastante que vc chega lá 😉

Jackson Caset
24

@Edson
Tal como comentei com o Fabio, todos os cursos oferecem boas oportunidades na área de TI, basta se esforçar e mostrar trabalho no que realmente gosta de fazer. Como vc já é formado e possui experiência na área contábil, poderias buscar algo nesta área mesmo, por exemplo, consultor de sistemas, analista de sistemas e outros cargos dentro do escopo da área contábil. Agora pra te falar especificamente sobre concursos públicos, vou ficar lhe devendo pela falta de conhecimento.
Grande abraço e um ótimo 2010!

warley zouza
25

Olá, Jackson, passei no vestibular pra fazer sistema de informação, desde de adolescente fico falando q vou fazer esse curso.. hoje eu trabalho na area grafica, criando layouts, nos programas de corel draw, illustrator, photoshop, enfim.. gosto muito na area,,, mas quero fazer SI, quero mudar o trabalho, vc acha q vou me dá bem, nao quero me arrebender futuramente… hoje tenho 31 anos. aguardo resposta!

Jackson Caset
26

@warley,
Minha opinião é: se vc já é bom em algo que faz (no caso criação de layouts) pode sim se aventurar em outros mundos, tal como o de desenvolvimento de softwares. Sendo realmente bom no que vc faz, vc não fica a mercê de um mercado ainda desconhecido (pra vc), ou seja, vc tem emprego garantido no que é bom e ainda pode estudar outras áreas. Hoje em dia as empresas buscam profissionais que conhecem mais de uma área e que não fiquem sempre na mesma coisa. Ao meu ver, vc está no caminho certo, quanto mais conhecimento, maior seu leque de oportunidades 😉
Espero que tenha ajudado em algo.
Abraço

Luciano Barusi
27

Para começaro curso de Sistemas da Informação, precisa gostar muito de matemática? precisar falar e interpretar e escrever inglês fluente?. Gosto de mexer com programas de computador, mais nada tão complexo que envolva tais quisito, será que começando o curso posso gostar (indentificar) do inglês e matemática ou é algo que precisamos saber antes de começar o curso. Talves ficou um pouco confuso, espero que me entenda! Desde já agradeço!

Jackson Caset
28

@Luciano
Bom, a minha opinião é a seguinte: todo profissional de TI, independente da área que atue, precisa conhecer inglês. Não que precise ser fluente (se for, melhor ainda) mas precisa se virar para entender conteúdos técnicos na língua inglesa. Digo isso pq muitas das novidades e bons artigos do mundo da TI vêm de outros países e, na grande maioria das vezes, são escritos no bom e velho inglês. No entanto, não acho que seja requisito para iniciar um curso (seja ele qual for). Creio que vc pode iniciá-lo e ir aprendendo inglês durante a faculdade.
Quanto a matemática, idem ao inglês. É interessante que profissionais de TI que atuem na área de desenvolvimento, gostem de matemática por conta de que a matemática desenvolve um raciocínio lógico mais aguçado que outras matérias, porém, isso tbm não é requisito para se iniciar um curso. Vc pode tranquilamente aprender a ter raciocínio lógico durante o curso que iniciar.
É isso ai. Vale a pena vc avaliar se realmente gosta da área de TI fazendo um teste de vocação ou fazendo cursinhos de programação antes de entrar direto na faculdade. Fica a dica 😉
Espero ter ajudado.
Abraço

Mauro Ludwig Junior
29

Olá, eu estou fazendo o curso de Analise de sistemas (tecnólogo) a distancia, mas eu vi em outra faculdade o curso de bacharelado em Sistemas de informação, gostaria de saber qual a diferença entre os dois cursos? e qual curso é melhor? e também se vale a pena fazer o curso de Sistemas de informação a distancia???

Marissa
30

Vou começar o curso de T.I , na samana que vem. E tenho pesquisado bastante sobre essa area. Confeço que continuo confusa, pois nenhum site expica muito bem o que se faz, quais matéris são estudadas, se há ou não vagas de trabalho!
Enfim já me matriculei e não tem mais como voltar atras. O pouco que sei a respeito me interessa muitissimo, espero coisas boas nessa profissão e em breve voltar pra acabar com as duvidas das pessoas que querem saber mais sobre esse curso assim como eu quis saber!!!
Abraços a todos e boa sorte!!

Luciano Barusi
31

Caro Jackson, decidi irei cursar Sistemas da informação. Na facul que irei ingressar o curso é voltadas para uma das áreas: Programação de Computadores ou Redes de Computadores, um desses módulo e escolhido no ato da matrícula. Você pode explicar em que específicamente o profissional irá trabalhar em distindos módulos ou na prática não importa muito essa “linha de formação”. E em caso positivo qual área o mercado é carente (as empresas precisam mais), voltada para Programação de Compu. ou Redes de Compu.
Desde já agradeço!
Obrigado por ter respondido minha pergunta anterior, foi muito importante em minha decisão!

Isa
32

Ola, bom vou começar o curso de Sistemas de Informação na faculdade no proximo mês, até então eu estava na dúvida entre SI e outro curso mas como eu sempre falei que queria fazer algo ligado a informatica acabei por optar por esse, a muito tempo atras eu fiz um curso de web design e eu gostei muito só que quando eu pensei em fazer SI achei que fosse mais voltado a criação de paginas e tal e depois de pesquiser e ler muito vi que não é bem assim e que leva muita matematica (e fisica) ( coisa q eu nunca gostei), me corrija se eu estiver errada. Agora assim as vesperas de começar me bateu aquele desespero, eu tenho duas opções: desistir antes mesmo de começar ou me enfiar de cabeça e ver no que que dá. Porque penso que quando eu começar vai ter gente que ja mexe com isso a muito tempo, pessoas experientes e eu vou me sentir inferior a elas. Porque o mais perto que eu ja cheguei foi como ja disse o curso de Web Design.
Gostaria muito mesma da sua opinião pois vi que o seu site é muito bom e vi suas otimas respostas.
Desde já agradeço.

Li@@nnn
33

Olá!
Sou fascinada por td oq envolve tecnologia…e quando falei disso com uma pessoa ela me indicou essa área.Bem oq eu gostaria d sabr é?
1)Quanto tempo dura a faculdade?Tem á distância?
2)Onde posso trabalhar?
3)Se tem algum lugar(onde contrata) perto de mim*?
Ainda estou no 2ºano do ens.médio.
4)Será q até lá(eu tar c diploma) o campo de trabalho vai ser bom?
*Moro no RJ-perto de Niterói e São gonçalo.
Vc poderia me dar a localização das facul e d onde contrata?(perto d ond moro)

Li@@nnn
35

vi em uma(s) resposta(S) acima e fiquei preocupada…
Não gosto muito de matemática…não sou tão boa aluna assim…depende do conteúdo.
Tenho o curso de info básico e avançado(*vou fazr d inglês rápido de 1 ano e 2 meses) vc acha q posso me dar bem nessa área mesmo assim?

Por favor tente responder o mais rápido possivel
36

oi;Jackson Caset ,
Olá!
Sou fascinada por td oq envolve tecnologia…e quando falei disso com uma pessoa ela me indicou essa área.Bem oq eu gostaria d sabr é?
1)Quanto tempo dura a faculdade?Tem á distância?
2)Onde posso trabalhar?
3)Se tem algum lugar(onde contrata) perto de mim*?
Ainda estou no 2ºano do ens.médio.
4)Será q até lá(eu tar c diploma) o campo de trabalho vai ser bom?
*Moro no RJ-perto de Niterói e São gonçalo.
Vc poderia me dar a localização das facul e d onde contrata?(perto d ond moro)
vi em uma(s) resposta(S) acima e fiquei preocupada…
Não gosto muito de matemática…não sou tão boa aluna assim…depende do conteúdo.
Tenho o curso de info básico e avançado(*vou fazr d inglês rápido de 1 ano e 2 meses) vc acha q posso me dar bem nessa área mesmo assim?
AH!…gostaria tb d sabr quais matérias(tipo:potugues…matemátik[<=ex]) q dão neste curso???
TB GOSTARIA DE SABER…É Q VI EM UM OUTRO SITE…Q HÁ VÁRIOS TIPOS DE OPÇÕES Q PODE OPITAR AO FAZR OO SITE UM VI Q É SI,CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E UM OUTRO Q ESQUECI UMA OUTRA PERGUNTA IMPORTANTE É:
QUAL DESSAS ÁREAS AS PESSOAS SE DÃO BEM*????
*financeiramente…gostaria de detalhes do tipo:"se vc trabalhar em tal lugar vc ganha ….;se trabalhar em tal lugar ganha …."
GOSTO MUITO DE TD OQ ENVOLVE TECNOLOGIA.SERÁ Q ESTOU FAZNDO A ESOLHA CERTA?

thiago
37

olaa
qro me especializar em gestão Ti, mas o problema é q n gosto mto de matematica, mas a vontade é tão grande em trabalhar com nessa area, q eu qria saber c é valido o esforço em persistir na matematica, pq esse curso é recheado em matematica né rsrs??

never
39

Vocês estão todos loucos. Não desperdiçem o tempo de vocês fazendo algo que não gostam, olhando apenas para o item salário. Se você não sabe se gosta de IT, começe uma faculdade e veja se lhe interessa. Vá trabalhar na área e não fique pensando muito no quanto vai ganhar logo no início. Você vai passar 8h diárias da sua vida trabalhando e mais 4h dentro de uma sala de aula por pelo menos 4 anos para conseguir um título de bacharel, e isso é apenas o começo. Eu tenho 22 anos, sou formado em técnico em eletrônica e estou na metade do curso de sistemas de informação em uma ótima universidade. Eu não teria chegado até aqui se não amasse muito o que eu faço.
Gostar de trabalhar na área em que atua vai influenciar a sua vida inteira.

Roni Peterson
40

Bom dia! achei este site muito bom, tenho feito pesquisas para ter base em entrar nesta área, porém ainda tenho algumas duvidas não sobre a carreira mais a qual parte dela devo fazer, é claro que estou de olho a mais rentavel e sei que para isso tenho que me certificar com cursos além da faculdade e pegar pesado no inglês.
Agora pergunto, dentre todas estas fucionalidade de um profissional de TI, em que devo me expecializar mais profundamente para me tornar um profissional completo??
Na verdade estou precisando de uma orientação, pois dizem que na área de segurança é muito promissora, isso é verdade ?? Muito obrigado pela oportunidade e vou aguardar sua dica.

Jackson Caset
41

Roni,
Bom, ao meu ver um profissional completo na área de TI é aquele que é especialista em algo, porém, conhece um pouco de cada coisa, ou seja, estudou muito para ser um Analista de Segurança, por exemplo, mas conhece de gestão, programação e etc.
A área de segurança é sim uma área bastante promissora, pois, cada vez mais existem pessoas sem nada melhor pra fazer na vida, atrás informações sigilosas, fama, roubos ou mesmo apenas para zuação.
Estude o que mais gostar, mas não se esqueça de tbm conhecer outras áreas.
Obrigado por participar.

Fellipe Rogerio
42

Jackson, boa tarde,
Bom, gostaria de uma visão de um profissional do ramo, tenho 19 anos, desde os 13 “fuço” no computador, não tenho nenhum curso específico, mas sempre corri atrás, quando tenho alguma dúvida, procuro sempre googlar, e procurar tirar minhas dúvidas, ainda não fiz nenhuma facul, sou muito focado em tecnologia e em informática; Bom resumindo me chamou muito a atenção os post anteriores, as retiradas de dúvidas, e gostaria que você me ajudasse, não tenho certeza se faço gestão de T.I. ou ciências da computação… não sei se engloba as mesmas disciplinas… mas por favor, se puder me ajudar.
Fico desde já agradecido.

Eduardo Alves
43

Me tira uma dúvida por favor… Cada dia que procuro sobre esse curso, mais tenho vontade de fazer… Mas não sei se faço Sistema da Informação ou Gestão de TI… Qual é o melhor? Qual se encaixa melhor com as profissões do tópico?
Abraços

Jackson Caset
44

@Fellipe, @Eduardo
Bom, o essencial vc já tem: força de vontade e gosta de tecnologia. Agora falta mesmo especializar-se na área.
Sobre escolher entre gestão de TI, ciências da computação ou sistemas de informação, depende dos objetivos a serem seguidos. Dêem uma olhadinha nos links abaixo que possuem explicações dos referidos cursos.
Gestão de TI: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/profissoes_279075.shtml
Ciências da computação (CC): http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/profissoes_271461.shtml
Sistemas de informação (SI): http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/profissoes_280113.shtml
Uma coisa para complementar: o curso de gestão de TI é tecnólogo, que são 2 anos. SI e CC são bacharéis de 4 anos, logo, se tiverem interesse poderiam fazer primeiro um curso bacharel e depois, para complementar, o tecnológo (ou uma pós em gestão de TI).
Na minha opinião, o curso de gestão de TI complementa o conhecimento adquirido em SI e CC.
Grande abraço!

Eduardo Alvez
45

Muito obrigado pela resposta rápida! Vou pesquisar sobre os três cursos, mas qualquer um que eu escolher, posso trabalhar na área abordada no post, certo? Gosto muito de tecnologia, mas os salários são atraentes também, haha!
Abraço!

Rafael
46

Ola pessoal, achei este site muito interessante !
Bom, eu tenho 24 anos e estou no 3ºano de SI, e estou gostando muito do curso.
Apesar de trabalhar como aux. de escritorio ainda , sempre gostei de informatica, antes de começar o curso, fiz alguns cursos de hardware, uns tecnicos soh ! entrei nesse curso por gostar
de informatica mesmo, dai vi q o q eu pensava do curso era completamente diferente
tive algumas dificuldades no começo, mas por essas dificuldades q eu tive, passei
a gostar muito, me identifiquei com o curso e agora quero ser (e vou ser) programador
esse é meu interesse
por enquanto nao estou muito preocupado com o salario isso vira com o suor do meu trabalho.
Um Grande Abraço a Todos…!

Pedrinho Kapessy
47

Jarbas, eu to querendo fazer um curso de sistemas de informação tmb…
será que vc poderia me dar uma previa, um resumo de como é o curso.
abraços

Carlos Vinícius
48

Jackson…
Tenho 18 anos e gostaria de saber, entre qual seria melhor, bacharelado em SI, ou tecnologo em Anásile de Sistema? E qual a diferença entre os dois? Ou os dois são o mesmo curso? Pq Analise de Sistema são 2 anos de curso, e SI são 4 anos?
Também eu gostaria de futuramente ser um especialista na área de TI, mas ainda estou procurando em que me especializar. Gostaria de algumas recomendações.
E lembrando q quero lhe agradecer pelas respostas, e lhe dar meu parabéns.

Carlos Augusto
49

Boa tarde caro Jackson Caset, estou a fazer a prova para vestibular e entrar no curso de sistema de informação, foi uma díficil escolha vendo que existem outros nomes na aréa de informatica que mudam pouca coisa nos cursos( ou cadeias como dizem), gostaria de saber se para me tornar um programador( 2º explicações de um primo meu melhor aréa da informatica apesar dele não estar nesse seguimento) o melhor seria mesmo sistema de informação e depois de formado qual o seguinte passo a ser tomado, desde já o meu muito obrigado.

claudio
50

Ola Jackson….sou tecnico em telecom na area de infraestrutura de redes…estou pensando em fazer uma graduação de gestor em TI na infnet, (ou outra que tenha a mesma qualidade) como o curso é caro minha duvida é em relação ao retorno que se possa vislumbrar no mercado ao término do curso em aprox 2013 haja vista que ja estou com 34 anos. grato

Jackson Caset
51

@Carlos Augusto,
Sim, para vc se tornar um programador, o melhor curso é o de SI, onde vc se tornará um Analista de Sistemas. Para se tornar um programador (além de cursar a faculdade) é necessário estudar muito por conta própria e participar de cursos técnicos, com isso vc pega macetes, troca ideias e etc. Quanto ao passo seguinte, não existe um caminho pré-definido. Estude muito e avalie as oportunidades que surgirão 😉
@claudio
Cada vez mais as empresas buscam por pessoas mais experientes, portanto, acho válido sim vc fazer a graduação. Será mais conhecimento adquirido que pode ser aplicado em diversas áreas, inclusive na que vc já conhece que é a de Telecom.
Lembrem-se: Conhecimento nunca é demais! Não importa a idade nem a área de atuação.
Desejo sorte a todos. Abraço!

Maria Cristina Amorim
52

Hello , Senhor Jackson. Eu sou brasileira mas moro aqui nos EuA ja ha 20 anos. Pretendo voltar p/ Brasil . No presente momento tenho o degree of Applied Science em Electronics and Computer Technology from Ivytech State College . Estou attendendo a Universidade de Engenharia chamada IUPUI aqui em Indianapolis e ja tenho tambem a minha Certificacao da Comptia em Network + . Me preocupo de voltar ao Brasil e ter dificuldades p/ arrumar emprego . Em 3 anos recebo meu Bachelor’s Degree da Universidade Enegenharia mas nao sei se poderei conseguir o salario que preciso ja que no brasil tudo e bem mais complicado . Voce pode me aconselhar ?? Obrigada !!!!!!!
Abraco !

Romeu
53

Olá Sr Jackson, estou precisando de uma luz.
Comecei a estudar Administração de empresas e parei no terceiro ano pois fiquei desempregado e não tive condições de pagar, agora estou trabalhando em uma empresa de um amigo que presta serviços em informática, comecei como aux admin, e agora passei a aux tecnico, estou aprendendo ainda, mas já sei formatatar fazer manutenção e umas coisinhas a mais, mas ainda me acho leigo no assunto, minha esposa trabalha em uma universidade e com isso tenho direito a bolsa, ta ai o x da questão, estava pensando em terminar a que comecei, mas se fizer isso não terei direito a outro curso e pensei já que estou na area de informática entrar de cabeça, e estou em duvida qual devo fazer estava pensando em engenharia da computação, e queria dizer que tenho dificuldades com exatas, mas será que me esforçando eu consigo acompanhar o curso??
me ajude por favor, desde de já agradeço, abração.

    Jackson Caset
    54

    Olá Romeu,
    Bom, tudo que se faz com dedicação e empenho trás bons resultados, logo, não creio que sua dificuldade com exatas seja um problema, basta realmente se dedicar para aprender. Se vc se acha preparado para mudar de área e abandonar o que já começou, eu apoio! Nunca é tarde para mudar um caminho e tudo se pode aprender.
    Boa sorte. Abraço!

Romeu
55

Sr Jackson, muito obrigado pela luz que me deu, agradeço muito,
Só mais uma ajuda, quando falei pra algumas pessoas que estava pensando em fazer o curso de Engenharia da computação, me disseram que a area esta defasada, oque o senhor poderia me dizer a respeito, eu mais uma vez agradeço, um abração…

Albert
56

Mais uma matéria paga…… Pessoal, parem de ser enganados! O mercado de TI no Brasil, é um mercado de sub empregos, onde quem ganha dinheiro são somente as faculdades e consultorias que pagam para que matérias como essa iludam cada vez mais pessoas.
Façam um teste. Entrem em sites de vagas e vejam as exigências x salário oferecidos por esses pilantras.
Quem rem um conselho? Fujam da área de TI no Brasil.

Leticia
57

Sempre achei a área de TI fascinante, por esse motivo vou começar a fazer Sistemas de Informação… minha dúvida é? Preciso antes ter passado por algum curso técnico ou ter um conhecimento mais aprofundado do assunto? Nunca fiz nenhum curso, mas conheço já alguma coisa, tenho muita vontade em aprender, preciso de um curso antes ou não??? Vou “apanhar” do conteúdo?? essa dúvida me segura para fazer minha matrícula, alguém pode me ajudar??

Alex
58

Bom dia! Estou com algumas duvidas aqu,i e achei esse site bem interssante.
Acabei de prestar vestibular e nao tenho certeza ainda mas acho que consegui passar, se tudo der certo, como espero, vou fazer o curso Bacharel em Informatica. Adoro informatica, tecnologia, jogos (viciado) rsrs e tudo relacionado a isso. Nao consegui encontrar muitas informações so bre informatica, apenas ciencia da computação, e engenharia da comp.. Pelo que estava lendo aqui, vcs entendem muito do assunto, então me falem um pouco desse curso e a partir dele quais as areas que poderei seguir. Apos o termino dele que poderei escolher uma especialização que seria minha pos-graduação? Vou poder trabalhar com desenvolvimento de software, SI, hardware?
TI, é um curso ou uma espcialização, caso eja especialização poderia faze-la? Há, quase esquecendo, qual é a media salarial de um recem formado em BI?
Agradeço a todos que puderem ajudar!

Thiago Santos
59

OLá Jackson, tudo bem?
Sou estudante de Segurança da Informação, um curso que, creio que você tenha conhecimento, é muito difícil assimilação, porém, estou enfrentando alguns problemas pessoais, pois esse curso foca muito infraestrutura, mas tenho um certo fascínio por desenvolvimento, quero”migrar” para o desenvolvimento. Entrei nesse curso meio que de ‘pára-quedas”, queria fazer matemática pq adoro exatas, raciocínio. Estou gostando muito do curso, haja vista q me deparo com a seguinte pergunta: Será q estou perdendo tempo nesse curso? Será q tem como um profissional formado em segurança da informação, desenvolvver tmb? Jackson, no teu entendimento de TI, estou fazendo o curso errado ou posso ser desenvolvedor? OU é melhor eu largar esse curso e começar um de análise de desenvolvimento, tendo em vista q nao gosto muito de redes…? abracos

Leandro
60

OLá Jackson, tudo bem?
Sou o Neyran, cara estou muito confuso, não sei o o que fazer.
No meio do ano eu fiz o vestibular continuado em Sistemas de Informação. Eu passei, até gostei, mais encontrei muitas dificuldades, inclusive eu tranquei a matéria de algoritimos e lógicas de programação. Agora vou começar de novo o ano e não sei se eu vou continuar…..
tenho medo de não me adaptar ao curso e perder dinheiro….tenho medo de não aprender os códigos…tenho medo de não consegui um futuro promissor nessa área, por favor me ajuda….nem sei se esse é o curos certo pra mim…

Lucas
61

Olá Jackson,
Tenho 16 anos, este ano iniciarei o curso tecnico de Telecomunicaçoes pela Etec, fui muito influenciado a fazer tal curso pelo meu professor que é engenheiro eletrico e ministra aulas de telecomunicaçoes. Minha duvida é se ao me especializar na area o meu retorno será prazeroso e se o serviço de um tecnico telecom se limita à apenas a “subir em postes e passar fios” ou possui chances de crescer mais na area mesmo q isso signifique que terei q me especializar com um curso superior.(tudo que envolve telecomunicaçoes eu gosto tanto é que prestei concurso para o curso mais minha maior duvida é em relaçao ao retorno).espero que possa me ajudar.

otávio
62

bom dia jackson. comecei na faculdade no meio do ano de 2010 faço analise e desenvolvimento de sistema. Antes tinha feito um curso de rede e de windows xp confeso q ñ gostei muito muitos amigos que trabalha na area de rede fala q progamação e muito dificil e tambem não gostam. Eu no inicio do curso de rede tive muita dificuldade, já na aula de algotimos na faculdade eu achei facil de aprender. mais eu sou muito fraco a nivel de ti eu tenho q apreder muita coisa. Mais eu quero e mesmo e me aprofunda na area de programção.
Qual e o consenho que você pode medar.

Jackson
63

@Leticia
Na minha opinião, uma boa base é sempre bem-vinda para qualquer coisa que vc vá fazer na vida. Não precisa nem ser uma base criada através de cursos, pode ser por sua própria experiência de vida. No curso de Sistemas de Informação vc vai ver muita programação, então deves avaliar se está preparada para isso ou não.
@Alex
Curso Bacharel em Informatica? Nunca ouvi falar… onde posso ver a grade deste curso? Creio que lendo a grade posso responder melhor seus questionamentos.
@Thiago Santos
Bom, pra começar é complicado vc ter iniciado um curso de Segurança da Informação sem gostar muito de infra, no entanto, esta área cresce muito a cada ano e, pelo que já li, paga muito bem, portanto, eu continuaria no curso de SI e por fora aprenderia a programar tbm. Atualmente, quem tem mais conhecimento geralmente tem as melhores oportunidades, então, não se amarre em apenas uma área – conheça um pouco de cada e especialize-se no que realmente gosta!
@Leandro
Recomendo que vc faça um curso técnico de programação antes de continuar o curso na faculdade. Fazendo o curso, vc já saberá se consegue se enquadrar na área ou não e o melhor, gasta menos no curso técnico. Boa sorte!
@Lucas
A área de Telecomunicaçoes vem crescendo muito e oferece ótimas oportunidades. Sobre o “subir em postes e passar fios”, não sei exatamente se terás que fazer isso, mas lembre-se: na grande maioria das vezes se começa do pequeno para depois alcançar melhores posições, portanto, se tiver que “passar fios” no começo de carreira para ganhar experiência, faça isso! Eu mesmo, antes de ter empresa e ganhar um pouco melhor, passei muitos fios, crimpei muitos cabos de rede, montei muitos racks e etc. Vc tem apenas 16 anos, vai longe ainda! =D
@otávio
Se vc gosta de programar, meio caminho andado! Para atuar nesta área o indivíduo deve saber de antemão se isso lhe dá ou não prazer, ou seja, se ler e entender um monte de códigos é o que realmente te deixa feliz, vá atrás! Faça cursos, leia muito, treine muito, aprofunde-se em conhecer lógica, aprenda várias linguagens de programação e etc. Como vc deu a entender que gosta de programação, tenho certeza que serás um ótimo programador, analista de sistemas, gerente de desenvolvimento e etc.
————–
Peço desculpas a todos pela demora em responder. Tentarei manter o post sempre respondido! Ótimo 2011!
Abraço

fábio
65

olá pra fazer curso de ti tem que ser fera em matemática ? porque sou péssimo alem de não gostar da matéria gosto muito da parte de hardware qual curso você me recomendaria ? obrigado

Denise
67

Por favor gostaria de uma orientação. Tenho 34 anos, formada em Ciências Contábeis, pos graduada em Controladoria e em 2004 comecei a trabalhar em uma empresa de Tecnologia como consultora funcional (disponibilizava a ferramenta, capacitava usuário ministrando treinamento sobre o software), depois disso trabalhei em outras empresas também do ramo de TI e na última até assessorava com a parte funcional o desenvolvedor a fazer um programa que gerasse arquivos do MANAD a partir do sistema Datasul. Na primeira empresa que trabalhei até muito conhecida no mercado ( Procwork, hoje Sonda Procwork), também tinha a parte de metodologia de projetos muito forte. Nossa metodologia era baseada no PMI Book, e durante todo o projeto tínhamos de documentar várias etapas e ao final entregávamos o famoso book ao cliente. Tenho até um pouco de conhecimento bem básicos de comandos sql e adoro a área de T.I. Atualmente estou empregada como Analista contábil há 02 anos e emtorno de 01 ano e 4 meses acompanho diretamente a mudança de versão do ERP em 01 indústria alimentícia e nesta parte sou eu quem solicita as aplicações de pacotes em homoogação, informo quem deverá testar, quando o usuário dá um ok solicito a aplicação em produção. Também sou eu quem filtra todos os problemas dos usuários com a ferramenta, reúno prints, descrevo toda a situação e promovo a abertura de chamados para correções. Este último trabalho me fez ver realmente que adoro a área de T.I muito mais até que o contábil. Gostaria de fazer algum curso que com o conhecimento que já possuo e a afinidade que tenho me proporcionasse mudar da área contábil para T.I, ou pelo menos uma mescla de T.I com área de Negócios. Dei uma olhada em Gestão de T.I e me atraiu , gestão de redes acho que irá requerer mais conhecimento técnico que uma graduação teria de dar primeiro. Depois de toda esta explanação, o que você me aconselha a fazer? É tarde para mudar de carreira? Não falo inglês, mas isso é um ponto que sei que preciso correr atrás.
Parabéns pelo site.

Wesley
68

Olá Jackson, td bem ?
Primeiramente parabens pelo site, muito bom mesmo!
Varias duvidas já foram esclarecidas com as perguntas e respostas aqui feitas…
Tenho um amigo que esta no 4° ano de analise de sistemas na PUC-Campinas e disse que na area de TI, o curso que menos tem calculos é analise de sistemas que você aprende o superficial, mas aprende um pouco de tudo, podendo assim trabalhar em varias areas. É isso mesmo?
E o Curso de Analise de Sistemas é o mesmo curso que Sistemas de Informação, as disciplinas são as mesmas?
Em relação ao mercado de trabalho dei uma pesquisada e vi que esta em plena expansão, esse meu amigo com 06 meses na facul, ja tinha conseguido um estágio, e por ser um estágio os valores pagos ja eram bons.
Desde ja agradeço Jackson…
E obrigado por compatilhar as suas ideias com todos, assim podenso tirar duvidas de muitos.
Abraço

Washington reis de freitas
69

Olé tenho 21 anos e daqui a 1 mês vou começar a cursar sistemas de infomações gostaria de saber se a procura por profissionais nessa area é grande, eu amo informática qual a maior dificuldade que irei encontrar neste curso?
desde já agradeço a atenção
abraços

edy
70

FABIO , eu tb quero fazer sistemas da informação e não gosto muito atualmente de matematica , etc, porém eu vejo de uma forma diferente amigo, não gostar de matematica na escola, ou nao entender muito bem não é muito problema, pois pode ter varios fatores envolvidos nisso , pode ser o professor que derrepente explica de um jeito que vc nao entende, pode ser você que é daqueles como eu sou atualmente e não quero mais ser, que não estuda matematica, e quando chega a prova vc ve aquele monte de coisa que não entende e simplesmente diz que odeia aquilo.
porém várias vezes eu já parei para pensar amigo e a verdade é que gosto de numeros, de codigos, vi uma base do que é programar e gostei entende, escrever em codigos, lidar com essa área que passo tanto tempo da minha vida. A matematica no curso, na minha opiniao deve ser levada como uma coisa boa, vc tem que aprender a gostar da matematica, faça um teste, quando algum professor seu lhe passar uma prova, se vc estiver no ensino medio ainda é claro, quando algm lhe passar uma prova de matematica para tal dia, estude o maximo que puder, fique fera no assunto da prova , pratique até não ter nenhuma duvida, como deve ser feito em todas as materias, então amigo no dia da prova quando vc sentar e bater o olho nos numeros, nas equações , seja o que for e vc souber fazer, fazer rapido, vc vai se sentir bem , vai gostar da matematica.
eu fiz assim e aprendi a gostar dela porque eu sei que vou ser obrigado a gostar pra fazer o curso entende, o mais importante é gostar do que está fazendo.
@
conversem com pessoas que fazem o curso , veja o que eles tem a dizer, eu já fiz isso.
não olhe só para o salario.
eu tenho duas frases para esse momento.
“O homem que trabalha somente pelo que recebe, não merece ser pago pelo que faz.”
“É leve a carga que levamos com prazer”
isso resume todas as profissoes na minha opiniao.
entrem em forums, guia do hacker por exemplo , com o nome vcs podem ficar com medo , mas nao tem nda a ver, vao na area de programação desktop, web, vejam exemplos de codigos, lá tem várias apostilas para download, baixem , estudem , tentem , não desistão na primeira dificuldade, se gostarem , façam o curso, se não, não percam tempo por favor.
espero ter ajudado

raphael
71

Olá Jackson,
Bom negócio é o seguinte, eu estava lendo os posts no site aqui pois eu estava pesquisando sobre o curso SI e acabei aqui, dai resolver falar sobre minha situaçao.
É basicamente assim, eu curso engenharia de alimentos na uftm federal e tals, estou no segundo ano porem ainda faço materias do primeiro calculo ga fisica eu nao dei conta de passar, pra falar a verdade a unica materia que eu realmente estudava era programaçao computacional, eu aprendi pascal c# e scilab, ai vem minhas duvida nao sei se devo continuar o curso aqui ou se devo desistir e fazer Si, mas se eu desistir teria que fazer uma faculdade particular na minha cidade, faculdade boa até mais tenho ate medo de fala pros meus pais de desisti de uma faculdade federal q tive tanto esforço pra entra..como ja fiz um ano de programaçao nao tem mais nada relacionado ao assunto, e agr eu simplesmente nao tenho vontade de estuda, agr me fala, seria uma má ideia tentar Si? tenho medo de abandona aqui e nao curtir Si

jonas souza
72

boa noite jackson? eu curso analise e desenvolvimento de sistemas eu gosto de informatica,mas tem um porem.eu não sei nada de informatica,tem como aprender assim mesmo? att; jonas

james charles sousa dias
73

gostaria de saber qual o valor corretor que eu deveria receber aqui na empresa em que eu trabalhor tenho apenas o 2º grau completo tenho o cursos de office completo , manutencao de computadores e redes , e tomo de contar do setor do cpd e faturo nf eletronica dou entrada em mercadoria mecho com sistem sped e gostaria de saber qual o valor real que eu deveria ganhar.

Daune B.
74

Jackson… Já li bastante sobre a faculdade de sistemas de informação, e vi que não é fácil! Mais eu gostaria de saber se fazendo esta faculdade vc pode atuar em uma empresa em que vc ”cuidara” de um programa..??
Me responda por e-mail, se possivel! Obrigada!

Flávio
75

Olá
gostaria muito de cursa TI, mas tenho uma pergunta: é necessario possuir algum curso anteiror de informatica? ou chegando lá se aprende tudo?
obrigado

monique
76

Boa noite, Jackson… Tenho 18 anos e pretendo começar minha faculdade no primeiro semestre do ano que vem. Atualmente estou terminando um curso técnico em mecânica naval (naaaada a ver com TI haha) mas ao ingressar não procurei saber sobre a area. Nesse curso tive contato com alguns programas de desenvolvimento de projetos e gostei muito! Sempre tive muita facilidade com matemática e particularmente gosto bastante da matéria. Meu namorado tem uma loja no ramo da informatica, e por conviver diariamente na area acabei conhecendo mais afundo e gostando. Quero trabalhar futuramente na área de desenvolvimento de softwares, venho pesquisando muito a respeito do curso… Gostaria de lhe pedir um parâmetro, alguma coisa por onde eu possa começar, ja que ainda sou bem nova e não tenho experiencia quanto a questão mercado de trabalho. Além do inglês que outra língua seria importante nessa área? Desde já agradeço pela atenção (:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!