Certificação .NET: O caminho das pedras

QUAIS AS VANTAGENS EM SER UM PROFISSIONAL CERTIFICADO?

Segundo estudos realizados pelo instituto de pesquisas International Data Corp (IDC) e pela Universidade de Southern Illinois, nos EUA, mostram que os profissionais certificados pela Microsoft (Microsoft Certified Professional, ou MCP) foram considerados mais produtivos que outros não-certificados, atendendo 30% mais das requisições de help desk e reduzindo os custos dos departamentos de informática em aproximadamente US$ 2,530 ao ano, por servidor. Para 84% dos empregadores entrevistados, os MCPs são mais produtivos em sua área de certificação. Além disso, a certificação Microsoft oferece aos indivíduos credibilidade profissional e melhores salários, já que algumas empresas pagam cerca de 20% a mais aos profissionais certificados.

“Um meio eficaz de comprovar o sucesso do programa de certificação é através de estudos confiáveis que exploram e apontam os resultados positivos”, destaca Rebecca Segal, diretora de serviços de consultoria corporativa do IDC. “Recente estudo do IDC confirma que as empresas que admitem profissionais certificados pela Microsoft garantem maior produtividade no help desk e menor tempo de manutenção do servidor. Isso se traduz em economia de custo aos empregadores, que compensam treinamento, testes e custos indiretos associados à certificação. O processo de certificação representa um ganho para ambos, empregado e empregador”.

Fonte: microsoft.com

O CAMINHO DAS PEDRAS

Para todo e qualquer profissional que deseja certificar-se na tecnologia .Net, o mesmo deve começar pela 70-536. Após concluir com êxito o exame, você se torna um Microsoft Certified Partner, mas ainda não tem direito há nenhum certificado. A Microsoft possui uma hierarquia de certificação .Net e todas começam pela mesma.  Após adquirir a mesma, você pode se especializar nas áreas :

Desktop :

  • Windows Forms
  • WPF

Web :

  • Asp.net

Aplicação Distribuída

  • Aplicação Distribuída
  • WCF
  • WWF

Banco de dados

  • ADO.NET

POR QUE É OBRIGATÓRIO TER A 70-536?

A certificação 70-536 trata o framework como um todo. Todos os tipos de desenvolvedores estarão aptos a encarar esse desafio. Desenvolvedores juniores, seniores e até mesmo plenos, nas áreas WEB, Desktop e aplicação destribuída. Esta exame ficou disponível em março de 2006. e está disponível em Inglês, francês, alemão, japonês e chinês (simplificado). A 70-536 foi projetada para medir o conhecimento dos fundamentos NET e não está vinculado a uma versão específica do. NET. Desde que o exame passou a ser aplicável tanto para a Microsoft. NET Framework 2.0 e Microsoft. NET Framework 3. Se você é um desenvolvedor NET 2.0, você não precisa aprender. NET 3.5 para passar no Exame 70-536, inversamente, se você for um. 3,5 desenvolvedor NET, você não precisa de revisão. NET 2.0 para passar no exame.

QUAL É A NOVA GERAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO E TECNOLOGIA?

A nova geração de certificações ainda se baseia na 70-536. As “evoluções” consistem nas tecnologias WPF, WCF, LINQ etc como mostra a figura a seguir, que representa as novas camadas da plataforma:

certificacao

E lembrem-se, faculdade e certificações estão transitando de diferenciais para requisitos de um profissional.

Marcelo Bernart Schmidt

Mais artigos deste autor »

Programador .NET certificado MCP, MCTS F2.0, MCTS F3.5 e MCTS W2.0 nas linguagens VB.Net e C#.Net. Tem como hobbie ministrar cursos de programação em C# e orientação a objeto. O pai de Marcelo gostaria que ele fosse fazendeiro, fato ao qual não se concretizou. Marcelo ainda sente remorso do conselho do pai ao ver um programa com problemas de compilação.


6 Comentários

Rodrigo
1

Sou da área de Tecnologia
Quero tirar certificação de WS2008. Tenho que seguir alguma hierarquia ?
Obrigado.
Rodrigo França.

Leonardo
4

Gostaria de saber o custo aproximado para se tirar uma certificaçao do tipo citada a cima. è cobrado algum taxa para realizar o exame? Obrigado

Evellyn
6

Artigo muito bom!
Obrigada por compartilhar seu conhecimento com pessoas que assim como eu, estão iniciando sua carreira. Entretanto devo lhe dizer que melhor parte de tudo é sua minibio, vou copiar haha
Meu pai queria que eu fosse advogada kk

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!