Linguagens de programação mais populares – Fev/2010

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Tal como já fizemos no ano passado, vamos voltar a acompanhar quais as linguagens de programação que mais se destacam no gosto dos programadores do mundo todo.

A cada 2 ou 3 meses, vamos publicar o ranking de linguagens criado pela TIOBE Software que demonstra exatamente, num período de um ano, quais linguagens tornam-se mais populares e quais vão perdendo popularidade.

Abaixo segue a lista de linguagens de fevereiro de 2010 em comparação com fevereiro de 2009.

Observem que Java e C, permanecem firmes e fortes nas primeiras posições, seguidas do PHP, que saltou da quinta para a terceira colocação em um ano.

Observem que ali, no 13 da sorte de Zagallo, aparece a linguagem GO, que foi lançada no final do ano passado por ninguém mais ninguém menos que a gigante Google.

Segundo a empresa, ela deve combinar a velocidade e a dinâmica do Python com o desempenho das versões compiladas C e C++, além de ser completamente open source. Para já figurar entre as 20 mais populares do mundo, com certeza não deve fazer feio, não é mesmo?

Bom, é isso. Sentiu falta de alguma linguagem na lista? Discorda de alguma posição? Deixe seu comentário…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

14 Comentários

Sergio
3

A linguagem C também é muito utilizada em sistemas de automação industrial, como robôs e equipamentos de manufatura (programação PIC).

Adriano Freitas
4

Esperava o C# pelo menos entre as 3 primeiras, exatamente junto com Java e C, só não arriscaria a posição das 3. Concordo com C entre as primeiras principalmente pelos sistemas embarcados, automação industrial e programação de baixo nível, concordo com o Java entre as primeiras por ser sim uma linguagem muito poderosa e principalmente pela portabilidade, o que a faz agradar desenvolvedores de mais de uma plataforma (aumentando o número de adeptos consideravelmente), porém esperava o C# também muito bem colocado por ser a principal linguagem da plataforma .NET, por ser uma linguagem robusta e de grande produtividade. Mas devo observar que linguagens como PHP, C++ e Visual Basic são clássicas, com grande força no mercado e muitos seguidores.

Edson Simplicio
5

Bruno K.
15:50 em 5 de março de 2010 1onde que a linguagem C é utilizada atualmente?
—————————————————————————————————————
Bruno K. respondendo a sua pergunta, o C e´usando no mesmo navegador que vc usou pra acessar essa pagina da internet, nos protocolos TCP/IP que vc abre paginas quando navega, no seu sistema operacional que usa, que seja ele Linux, Windows, Mac, etc. etc., no Alarme de casa, do carro, nos semaforos, em paineis eletronicos, televião, DVD Player, no seu Carro, etc.. etc… etc…a Linguagem C e´o basico de tudo que atualmente seja automatizado no mundo moderno, no mundo da informatica, a menos que vc queira programa em Assembler, ai sim diaria que vc poderia substituir o C.
Agora uma pergunta…. Porque o C, e usado em tudo isso e nao o JAVA, GO, DELPHI, PHP etc.. etc.. ??? A resposta e´bem simples, o C e´ uma linguagem de montagem, ou seja ela interage com a maquina e seus dispovitivos diretamente….. Dê uma googlada e veja…..!! Eù nao sei programar em C, mas programo a 6 anos em C++ que e´ uma evolucao (eu chamo facilitacao do aprendizado do C, com muitas funcoes e API`s, prontas, sendo mais rapido o aprendizado do C++ do que o C puro). Mas pra se ter ideia, eu programo programas para controle embarcado de NO BREAK´S, hehehehe, isso mesmo, fazemos o programa que roda dentro de nobrek´s e controla suas funcoes, que talves vc ja teve algum por ai !! que atuamente e´usado em alguns clientes nossos, PCI, SMS, TRON, TS-SHARA, e outros, pra se ter ideia, atualmente estamos terminando uma versao de um firmware, que tem mais de 14 mil linhas de codigo. Espero ter ajudado … Abraços !! T+

Leandro
6

Pessoal, quero aprender a programar, mas não sei por onde começar.
Por favor alguem pode me dar uma ajuda.
Agradecodo,

Rene Luiz Hirschmann
8

Tenho uma dúvida, a Linguagem Cobol para mainframe não é a mais usada em aplicações de grandes intituições financeiras pelo mundo, pergunto: porque o programador cobol é sempre mais bem remunerado no mercado de trabalho, nunca vi instituições de grande porte usar Delphi em suas aplicações complexas, com grande bancos de dados e um volume intenso de acessos, existe o Java na alta e o Cobol/Sql na baixa.

Álisson Camargo Suriani
9

Geralmente, quem trabalha com Cobol é esse pessoal que já trabalha há um bom tempo com programação. O pessoal de hoje gosta de uma linguagem mais baseada em interfaces gráficas e que não seja tão complicado de se trabalhar (Cobol é puro código, como vocês sabem, e tem todas aquelas divisões que o programador precisa fazer, enquanto num Dot Net, num Java ou num Delphi, por exemplo, te ajuda muito com componentes que só precisam ser arrastados). Portanto, falta programador nessa área e aí quem tem domínio da linguagem acaba sendo bem valorizado (Você já imaginou precisar de um profissional na sua empresa e estar em falta no mercado e ainda perder os que você já tem porque eles não se sentem bem na empresa que trabalham?).
Espero ter contribuído com alguma coisa.

jociel
10

Oi pessoal, beleza??? Eu tô começando agora nessa área de programação, alguem poderia me ajudar em uma sugestão de qual seria a melhor e mais fácil linguagem de programação para iniciar nessa carreira que não tem fimmmmm…..
Valeu abraço……

Francisco Costa
11

Senti falta de uma linguagem muito usada comercialmente, que manipula muito bem arquivos sequencias e arquivos com índices (VSAMs). No mainframe essa linguagem é imbatível e nenhuma empresa gigante que se prese ficam sem o mainframe e o bom e velho Cobol.

Francisco Costa
12

Acho que a pesquisa só levou em conta a plataforma baixa. Acho também que o primeiro e segundo lugar está muito bem guardado. Só não entendo porque PHP está em terceiro lugar. Experimente fazer um sistema grande e complexo com PHP para ver se vai ser bom? Ainda fico com linguagens que possuem facilidades para manipular com facilidade dados, sejam em bancos de dados com SQL, sejam manipulando arquivos sequenciais. Sistemas sérios tem que levar em consideração manipulação de grandes quantidades de dados e flexibilidades com existência de legados. Na plataforma baixa sou Java e C/C++ com certeza, mas tem que ter um bom banco de dados. Não sou fã de linguagens da moda. Gosto de linguagens experimentadas e padronizadas. Desta forma garanto o investimento que faço na utilização da linguagem sem precisar gastar depois para refazer.

thunder
13

Cara, to começando a facul de ciencias de comp, mas me explica uma coisa, se cobol é bom assim pq nem aparece no ranking?

Kelison
14

Com relação a java cansei de ver os programadores que só por ta terminando a faculdade dizendo que java é tudo e é a linguagem de programação mais poderosa etc.
essas pessoas são burras a linguagem mais próxima da perfeição é a C com C++ sei programar em C++, C, JAVA, Python, JavaScript, php, ai se vc ta iniciando no mundo da programação e um cara disser q o java é tudo pergunta a ele com q linguagem é feito o sistema operacional dele pergunta também qual é a linguagem q ta no desenvolvimento de 98% dos games de grande porte como gta, half life e muitos outros,
não to dizendo q java ñ presta mas ai dizer q ele é tudo só se for no mudo do celular porque no mundo dos computadores ela é só mais uma.
se vc deseja trabalhar no Brasil java é uma boa opção mas se vc quer trabalhar nas grandes empresas do Brasil e do mundo aprenda C e depois C++ e poder ser um dos homens mais rico do mundo um dia ou um dos hackers mais procurados do planeta ai vai depender de vc e do seu cérebro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">