Blue Coat lança appliance virtual de otimização de redes WAN para consolidação da infraestrutura de TI em filiais de empresas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

São Paulo, 13 de abril de 2010 – A Blue Coat Systems, Inc. (Nasdaq: BCSI), líder em tecnologia de Entrega de Aplicações em Rede, amplia o alcance de sua plataforma de entrega de aplicações em rede com o lançamento de uma nova família de produtos: appliances virtuais para otimização de redes WAN. O ProxySG® Virtual Appliance, que é executado em servidores padrão, foi projetado para otimizar a entrega de aplicações de negócios e contribuir para a consolidação da TI em filiais de empresas. Um mesmo servidor pode executar esse appliance virtual, e, ainda, software tipicamente utilizado em escritórios (como por exemplo o Microsoft Windows Server 2008), funções de rede e aplicações de negócios, o que resulta em maior flexibilidade e menores custos operacionais.

“A virtualização de servidores está permitindo que os fornecedores de produtos para a otimização de redes WAN ofereçam soluções flexíveis para filiais de empresas (BOBs – Branch Offices Boxes), oferecendo Controladores de Otimização de WAN como dispositivos virtuais para execução em servidores padrão”, afirma Joe Skorupa, vice-presidente do Gartner. “Esse enfoque permite que as empresas consolidem a infraestrutura de TI de suas filiais a custos reduzidos, garantindo capacidade e desempenho a todas as unidades empresariais.”

Em vez de fornecer um ambiente virtualizado para consolidar outras funções de TI em seus equipamentos, a Blue Coat preferiu virtualizar sua solução – que passa a ser executada em servidores padrão – oferecendo uma opção mais flexível e rentável, se comparada à alternativa de incluir outras aplicações em um appliance projetado para otimização de redes. A solução ProxySG Virtual Appliance foi testada e validada pela Dell para a implementação em seus servidores PowerEdge.

Otimização de entrega de aplicações

O ProxySG Virtual Appliance acelera, nas filiais das empresas, o acesso a aplicações corporativas centralizadas, e também a arquivos, e-mail, backups e plataformas como SharePoint e Exchange 2003 e 2007 – quer estejam hospedados internamente ou entregues como serviço via cloud computing. Exatamente como os tradicionais appliances Blue Coat, o appliance virtual otimiza o desempenho de aplicações baseadas na Web, inclusive as aplicações de Software-as-a-Service (SaaS) criptografadas em SSL. O appliance virtual foi projetado, ainda, para entrega e gerenciamento integrados de arquivos de vídeo, ao vivo ou sob demanda, originados na empresa ou de fontes externas: para isso, utiliza split-streaming, caching local e tecnologias de pré-população.

Menores custos operacionais e maior flexibilidade da infraestrutura

A solução ProxySG Virtual Appliance opera sob o sistema VMware vSphere™, rodando em modo nativo em servidores padrão da indústria, que passam a constituir uma plataforma de consolidação de suas operações. O VMware vSphere suporta o Microsoft Windows Server e as funções essenciais a uma filial de empresa – incluindo DNS (Domain Name Systems), DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), serviços locais de impressão, autenticação local, e soluções de segurança Unified Threat Management (UTM), como firewall, VPN e prevenção de intrusão – podendo, ao mesmo tempo, hospedar aplicações de negócios.

As empresas passam a contar com todas as vantagens de escalabilidade e relação preço-desempenho oferecidas pela virtualização de diversas funções em um único servidor. A nova plataforma virtual de otimização de redes WAN reduz os custos operacionais da filial com equipamentos e energia elétrica, além de simplificar o gerenciamento de sistemas.

Certificação VMware Ready

O appliance virtual da Blue Coat também está entre as primeiras soluções de otimização de rede WAN certificadas como VMware Ready™. A Blue Coat trabalhou em estreita colaboração com a VMware para garantir que o produto funcione com eficiência no ambiente virtual, atendendo a todos os critérios e especificações técnicas necessárias. O programa VMware Ready é um programa de validação concebido para proporcionar ao usuário a melhor experiência possível com os appliances virtuais. A conquista do status VMware Ready indica que a Blue Coat adota as melhores práticas na otimização de software para a plataforma VMware vSphere, assegurando confiabilidade e segurança ao usuário. Como um appliance virtual VMware Ready, a solução da Blue Coat está listada no VMware Virtual Appliance Marketplace, destacando-se de outros produtos que integram o diretório pelo direito à utilização do logo “VMware Ready”.

“A virtualização se firma como uma tecnologia capaz de alterar padrões de mercado, ao proporcionar às empresas redução de custos e maior eficiência em seus datacenters e filiais”, comenta Parag Patel, vice-presidente de alianças da VMware. “Agora, com o appliance virtual ProxySG da Blue Coat, as empresas distribuídas podem contar com uma solução flexível e de excelente custo-benefício para atender a suas necessidades de infraestrutura, com a certeza de que a solução foi otimizada para a plataforma VMware.”

Blue Coat ProxySG família Virtual Appliance

A nova família de appliances virtuais está disponível em quatro modelos, para implementação em filiais que tenham de 10 até 300 usuários. Os quatro modelos são o Virtual Appliance ProxySG VA-5; VA-10; VA-15 e VA-20, respectivamente para até 10, 50, 125 e 300 usuários simultâneos.

A Blue Coat continua a oferecer sua linha de appliances ProxySG baseados em hardware, capazes de atender escritórios de todos os portes com otimização de redes WAN stand-alone; segurança de gateways Web; controle distribuído de links WAN e entrega e gestão integradas de aplicações de vídeo.

“O appliance virtual ProxySG representa um salto significativo no que diz respeito a oferecer às empresas meios de acelerar os processos de negócio distribuídos entre filiais e escritórios remotos, consolidando os sistemas com flexibilidade e economia”, afirma Brian Ball, vice-presidente sênior e gerente geral de Application Delivery Networking da Blue Coat. “A família de appliances virtuais, baseados em software, constitui um marco na ampliação de nosso conceito de entrega de aplicações em rede. Com o appliance virtual, nossos clientes poderão acelerar as aplicações críticas para seus negócios, conter custos e aumentar a produtividade do usuário.”

Preços e disponibilidade

A linha de appliances virtuais ProxySG já está disponível. O software é comercializado em regime de assinatura, incluindo serviços e suporte. Um único appliance virtual ProxySG pode suportar até 300 usuários simultâneos em uma filial ou escritório remoto. Essa linha de produtos está disponível em todo o mundo por meio dos canais de venda da Blue Coat, incluindo a Dell e a Dimension Data.

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">