IDC anuncia crescimento de 4,47% no mercado brasileiro de serviços de Tecnologia da Informação em 2009

De acordo com o estudo Brazil IT Services Tracker 2009, o mercado de serviços de TI
fechou o ano com mais de R$ 19 bilhões em receita.

A IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos setores de Tecnologia da Informação e Telecomunicações concluiu o estudo Brazil IT Services Tracker 2009, que é realizado para quantificar e analisar o mercado de Serviços de Tecnologia da Informação no País e que divide o mercado em cinco macro categorias: Consultoria, Implementação e Suporte, Educação e Treinamento, Integração e Desenvolvimento e Outsourcing.

De acordo com os números apresentados nesse levantamento, em 2009 houve um crescimento de cerca de 4,47% no setor, quando comparado com o ano de 2008. O segmento de Finanças, apesar de ser mais maduro, despontou como a vertical que mais ampliou, alcançando quase dois dígitos de crescimento. Manufatura porém, apesar de ser umas das verticais mais representativas em termos de volume de investimentos em serviços de TI, sofreu muito com a crise e mostrou sinais de recuperação um pouco mais lento do que as demais no segundo semestre do ano, encerrando 2009 com decréscimo.

Segundo Bruno Pagotto Tasco, analista do mercado de IT Services da IDC, a oferta de serviços que mais se destacou em 2009, foi a de outsourcing de infraestrutura. “A busca por redução de custos e otimização de recursos estimulou as empresas a buscarem a terceirização de sua infraestrutura e seus aplicativos, o que puxou fortemente o crescimento na oferta de ambos serviços. Os serviços de Hospedagem de Aplicação e Hospedagem de Infraestrutura somam juntos um crescimento de quase 30% em 2009, se comparado ao ano 2008. A tendência é que isso continue em 2010”, declara.

As empresas de grande porte, ou seja, com mais de 500 funcionários, foram responsáveis por cerca de 60% dos investimentos em serviços de TI em 2009. “Os investimentos feitos pelo Governo e por instituições de Educação, que representaram cerca de 10% dos valores aplicados em serviços de TI em 2008, mantiveram representatividade semelhante em 2009 com ligeira queda”, completa o analista.

Para 2010, a IDC vê como principais tendências do mercado de serviços as ofertas de Outsourcing. Boas oportunidades também para as têm como base o conceito de cloud e virtualização, principalmente devido ao fato de terem um apelo a redução de custos e otimização de recursos das empresas.

Acompanhe a IDC no Twitter: http://twitter.com/idcbrasil

Fonte: Rosa Arrais Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!