Conheça o IBM MentorME: conectando estudantes com mentores IBM através do Facebook

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Em junho do ano passado (2009), a IBM lançou um programa piloto nos EUA com o objetivo de conectar milhares de estudantes com profissionais IBM com apenas alguns cliques através de sua página do Facebook.

“Através de uma aplicação no Facebook – o MentorME – os alunos podem encontrar mentores para dar-lhes aconselhamento de carreira, dicas para projetos acadêmicos”, disse Tim Willeford, porta-voz IBM.

Os alunos podem logar-se na aplicação que irá conectá-los com especialistas IBM com interesses semelhantes, habilidades ou objetivos de carreira. Juntos, eles poderiam contribuir em fóruns, criar grupos, ou desenvolver projetos independentes. Programas de Mentorização similares têm sido oferecidos em vários países, incluindo Brasil e Índia.

Com o programa de relacionamento entre universidades e a indústria, a companhia espera contribuir para melhorar a educação e atrair estudantes de várias disciplinas para construir um “planeta mais inteligente” (Smarter Planet)

De acordo com o website do programa, um Smarter Planet consiste no desenvolvimento de “competências interdisciplinares necessárias para alunos (e escolas) para concorrer em um mundo mais inteligente” criando programas de saúde mais inteligentes, cidades mais inteligentes, e a tecnologia necessária para transformar as redes de electricidade em redes inteligentes”.

Facebook e MySpace são ótimos lugares para a rede social, mas eles realmente não têm um objetivo. Eles não fazem o tipo de conexões que você precisa para avançar. Esta plataforma vai ajudar os estudantes a dizer: “Aqui estão as minhas idéias”, e a IBM está dizendo: “Venha trabalhar conosco e nós vamos ajudá-lo”.

O criador do programa disse que “muita gente não sabe o que é sustentabilidade, e eles não sabem o que é social e econômico também”. “Isso vai mostrar às pessoas os assuntos pelos quais já estão interessados – quer se trate dos direitos das mulheres ou voluntariado – isso tudo é sustentável. E de repente eles estão percebendo que os nossos interesses cruzam os caminhos.”

Agora o programa foi lançado mundialmente e é claro que nós brasileiros, não iremos ficar de fora!

Se você é estudante, esta é uma ótima oportunidade para trocar idéias com mentores e outros estudantes de várias partes do mundo! Quer dicas ou quer ser um mentor sobre Cobol, Java, .NET, mainframe, XML, javascript? Faça o cadastro e ajude a construir um Smarter Planet!

Segue um breve tutorial de como se cadastrar no programa.

Como fazer parte do programa/acessar a aplicação?

Acesse o aplicativo através da url: http://apps.facebook.com/ibm_mentor_me/ ou http://www.facebook.com/apps/application.php?id=48790981644 e clique no botão “Go to Application” (embaixo do avatar/foto do aplicativo). É necessário ter uma conta cadastrada no Facebook.



Clique para ampliar


Como se cadastrar no programa (estudantes e profissionais IBM)?

Clique no link “My Profile” e complete seus dados.

Como se tornar um mentor ou mentee?

Na hora de criar seu perfil existe a opção de escolha. Você pode ser apenas um mentee (vai receber a mentorização), pode ser um mentor (necessário ser um IBMer) ou pode ser os dois:

Salve seu perfil e seja bem vindo ao programa MentorME! Pode procurar um mentor ou um mentee e começar a trocar idéias!

Sou um profissional IBM e quero me tornar um mentor, como faço?

Para se tornar um mentor, é necessário fazer parte da rede da IBM no Facebook:

Se ainda não faz parte da rede IBM, edite seu perfil e procure pela opção Networks:

No box em destaque, escreva IBM e adicione seu email IBM (não irá funcionar com outro email) e clique em “Join Network”. Você irá receber um email de confirmação. Basta clicar no link de confirmação e já estará fazendo parte da rede da IBM no Facebook.

Agora que está tudo ok, pode voltar no seu perfil do MentorMe, marcar o checkbox para ser mentor e começar a se relacionar com estudantes.

Não deixe de seguir o twitter do MentorMe (http://twitter.com/ibm_mentor_me) e do IBM Academic Initiave Brasil (http://twitter.com/ibmacademicbr) para ficar sempre por dentro das novidades.

Esperamos que todos se juntem à nós e ajudem a construir um “Smarter Planet”!

Referências: http://apps.facebook.com/ibm_mentor_me/ e time IBM Academic Initiative

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Loiane Groner

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Engenheira de Software Sr em uma instituição financeira em projetos internacionais, em São Paulo. Já trabalhou na IBM como IT Specialist e líder de equipe para projetos internacionais. Possui 6+ anos de experiência em Java EE. Expertise em Java, atuando como JUG Leader no CampinasJUG e coordenadora do ESJUG, além de co-fundadora do JDuchessBR, grupos de usuários java. Expertise em Ext JS, um framework JavaScript, sobre qual escreveu um livro em inglês (Ext JS 4 First Look) lançado mundialmente pela Packt Publishing. Nas horas vagas escreve artigos técnicos e sobre carreira em TI nos blogs http://loiane.com e http://loianegroner.com. No blog também é possível encontrar cursos online gratuitos sobre produtos Sencha.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">