A sua carteira de identidade vai mudar

A sua carteira de identidade, essa de papel, plastificada e toda surrada, está com os dias contados. Vem aí a nova carteira de identidade brasileira, muito mais segura e cheia de tecnologia.

O nome do novo documento é RIC – Registro Único de Identificação Civil e começará a ser emitido pelos órgãos competentes até o fim do ano de 2010.

O RIC será um documento de plástico, como um cartão de crédito, contendo um chip que armazenará diversas informações do portador, tais como: digitais, altura, cor do cabelo, foto, número dos documentos (CPF, Título de Eleitor, Carteira de Habilitação e Carteira de Trabalho).

Todos os brasileiros deverão tirar o novo documento, mas ainda não foi estabelecido o prazo para essa troca. Durante o período de transição os dois documentos continuarão valendo.

O custo para emissão do RIC ficará entre R$ 12,00 e R$ 17,00. Para obter o novo documento será necessário passar pelos mesmos procedimentos para fazer a carteira de identidade normal.

Os objetivos da nova carteira de identidade são diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos e criar um banco de dados biométrico nacional, centralizando assim, todas as informações dos cidadãos.

Fonte: 72DPI

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


6 Comentários

Nestor N. de Albuquerque
1

E ainda permanecem vivos os números todos?… CPF, RG, CNH, PIS/PASEP, etc… Quem é que vai ter peito para implementar “A” mudança, e unificar isso tudo? Com o tal novo RIC, isso já deveria ser feito – traduzir RIC nesses números nos sistemas que ainda os requerem deveria ser parte do processo, automático e ‘transparente’ para o portador – esse tal “cidadão” que só é lembrado a cada 4 anos… Simplificar, gente… simplificar…

Fred Chevitarese
4

Até que enfim né… Ter que ficar guardando um monte de documentos não existe, é só aqui mesmo.
Acho que vai ser muito melhor, afinal, não precisaremos ficar carregando, guardando e procurando trocentos documentos quando precisamos 😉

Leo
5

Fica tranquilo, daqui uns dias ficará melhor ainda, não vamos ter que carregar nem essa carteira, porque será colocado em nosso próprio corpo o chip, você escolherá onde colocar ou na testa ou na mão direita, até o cartão de crédito também estará nele, vai ser legal, adeus a todos os cartões.
666.

thaynara
6

fiz minha identidade dia 21/12/2010 vai chegar dia 07/01/2011
será a nova carteira ou a antiga plastificada?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!