Configurando uma impressora no Windows pelo servidor de impressão do Ubuntu

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Como configurar pela rede uma impressora instalada no Linux e sendo acessada pelo usuário Windows? Vamos utilizar uma ferramenta chamada Servidor de impressão CUPS. Nas distribuições atuais do Ubuntu o CUPS já vem instalado, você só tem que configurar a impressora para ser acessada pela rede. Na barra de menu selecione Sistema/Administração/Impressão para abrir e configurar o Servidor de impressão CUPS.

No menu do CUPS selecione Servidor/Configurações e escolha a opção “Publicar impressoras compartilhadas conectadas a este sistema” e clique em OK. Fazendo isso no Ubuntu a configuração fica pronta, agora vamos configurar em uma estação Windows XP. Antes de começar a configuração o computador com o Windows XP dever ter instalado o driver da impressora que vai acessar pela rede – o driver deve ser do Windows – depois de instalado o driver da impressora comece pelo menu Iniciar/Configurações/Impressoras e Fax, após abrir a janela de impressoras clique em Adicionar uma impressora.

No assistente para adicionar impressora clique na opção URL para digitar o caminho do servidor CUPS que foi configurado no Ubuntu. O endereço URL vai ficar assim, http://ip_do_servidor_cups:631/printers/nome_da_impressora, observe que coloquei a porta de comunicação 631 após o endereço ip do servidor CUPS.

Um exemplo do endereço completo da URL: “http://192.168.0.254:631/printers/Deskjet-1000-serie”.

Espero que a dica seja útil. Ficou com algum dúvida? Deixe seu comentário!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">