Desenvolvimento Web: Os melhores frameworks para CSS

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frameworks são conjuntos de códigos prontos para você usar no desenvolvimento do seu projeto. Eles foram criados para ajudar os designers e programadores a otimizarem o tempo de produção.

Existem frameworks de diversos tipos como bibliotecas de códigos PHP, ASP, Javascript, Ajax, CSS e etc. Veja alguns desses frameworks no post “Uma seleção de frameworks para você otimizar o seu processo de desenvolvimento“. Neste post não colocamos nenhum framework de CSS, então fizemos uma lista com os melhores frameworks CSS para vocês.

YUI Grids CSS
Framework desenvolvido pelo Yahoo que possui um preset com 6 modelos pré-definidos de página. Um simples arquivo de 4KB fornece mais de 1000 combinações diferentes de paginação.

YAML CSS Framework
Dirk Jesse’s extensive (X)HTML/CSS Framework oferece modelos para uma série de layouts, sejam eles simples ou complexos. YAML é baseado em padrões web e suporta os mais variados browsers. Todas as correções de bugs do Internet Explorer você pode encontrar nesse Framework.

Blueprint CSS
Blueprint CSS é um Frameork criado para diminuir o tempo gasto com desenvolvimento em CSS. Possui uma estrutura sólida para que você possa construir seus projetos, além de possuir folhas de estilo para tipografia e impressão.

CleverCSS
CleverCSS é uma pequena linguagem de marcação CSS inspirada em Python que pode ser usada para o desenvolvimento de uma folha de estilos limpa e clara. Em muitos aspectos é mais limpa e clara do que CSS2. A mais óbvia diferença é a sintaxe: trata-se de identação e não com base plena.

Tripoli CSS Framework
Tripoli é um padrão genérico de CSS e HTML para renderização, tornando crossbrowser e mais estáveis seus projetos.

WYMstyle CSS Framework
O objetivo desse Framework é fornecer um conjunto de arquivos para tornar seu CSS modular, que pode ser usado para o desenvolvimento de web sites rápidos. Ele também visa suprimir a incompatibilidade entre browsers através de módulos CSS.

Logicss Framework
Logicss é uma coleção de arquivos CSS e PHP para reduzir o tempo de desenvolvimento de aplicações Standard Compliance. Possui também folhas de estilo para Tipografia.

960 Grid System
Framework desenvolvido com base em uma largura de 960 pixels. Possui 2 variantes de 12 e 16 colunas, que podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto.

Emastic CSS Framework
Ele é leve e possui larguras de página personalizadas. Utiliza unidades de medida “em” para o desenvolvimento dos layouts.

Origo CSS
Framework baseado no desenvolvimento em Grids. A chave está no desenvolvimento utilizando blocos e colunas. As colunas permitem ordenar os elementos de forma horizontal. Enquanto os blocos de informação são ordenados na vertical.

SenCSS
Pode ser pronunciado como “bom senso”, onde aqui a tarefa de ser repetitivo é deixada de lado e o desenvolvimento com CSS fica mais prazeroso. É otimizado para deixar o CSS o mais funcional possível. Possui estilos básicos para Tipografia e Formulários.

Taffy
Taffy foi desenvolvido para lhe poupar tempo. Como desenvolvedor web, existem várias coisas que você deve fazer por padrão a cada projeto: Sobrepor os estilos padrão de cada navegador, tipografia, entre outras coisas. Taffy cuida disso e de outras tarefas para que você possa ser semântico e produtivo.

Hartija CSS Print Framework
Hartija é Framework CSS desenvolvido para impressão, seu objetivo é criar um arquivo css para otimizar da melhor forma possível seu site para impressão.

Formy CSS Form Framework
Formy foi criado para lhe auxiliar na criação de formulários acessíveis. Funciona nos principais browsers: IE 6 / 7, o Firefox 2 / 3, Opera 9.23/9.5, Safari 3.1 (Win).

Construct
Construct é uma espécie de editor visual baseado no Blueprint em conjunto com o Framework jQuery.

Espero que tenhamos ajudado vocês com essa lista e se alguém souber de mais algum framework, compartilhe com a gente, deixe um comentário!

Fonte: 72DPI / Crédito ao @pinceladasdaweb, que foi quem escreveu originalmente o post para o iMasters.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


7 Comentários

Felipe Volpatto
1

Bacana o post.
Eu não sei os outros usuários, mas nunca consegui me adequar a um framework para CSS.
Já testei alguns, principalmente o Blueprint, mas não conseguir achar útil, em todos os tipos de projetos, grandes, médios e os mais básicos.
Mas é sempre bom ter conhecimento!
Abraços.

Rodrigo Gonçalves
6

Eu estava usando o Linha Framework, mas o site saiu do ar, documentação que eu sempre usava já eras, agora ferrou tudo.

Mateus se tiver como disponibilizar a Documentação, libere pra gente ai, gostei muito do Framework mas sem a documentação é fogo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">