Como conseguir aumento de salário com Certificações Cisco

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Uma verdade indiscutível – O mercado de trabalho está cada mais competitivo e no ambiente de TI o cenário não é diferente, muito pelo contrário, cada vez mais pessoas chegam no mercado de trabalho e buscam seu lugar ao sol. Conseguir uma boa posição pode ser uma tarefa árdua. Contudo, um pouco de experiência e um bom leque de certificações no seu currículo podem ser a chave para uma promoção ou um novo emprego. Nesse artigo veremos como as certificações da Cisco podem afetar seu salário.

Conseguindo Aumento Salarial com Certificações da Cisco

As certificações Cisco são muito bem vistas no mercado de trabalho de redes/tecnologia. As empresas, mesmo as que não utilizam equipamentos da Cisco, costumam utilizar as certificações Cisco como métrica para avaliar o conhecimento em redes dos profissionais do meio. Atingir um nível elevado nas certificações Cisco pode levar a um aumento considerável no seu nível de renda, sem contar que novas oportunidades de emprego com certeza irão aparecer. A figura abaixo mostra o resultado de uma pesquisa salarial entre aqueles que possuem conhecimentos básicos de rede e aqueles que possuem certificação CCNA, CCNP ou CCIE. Fica óbvio que os profissionais com certificação Cisco possuem uma média salarial elevada.


Fonte: indeed.com

Outra pesquisa da Indeed.com mostra que quanto maior o nível de certificação Cisco maior o salário total do profissional. Estes resultados são, obviamente, um bom sinal para quem quer investir o seu tempo e dinheiro para alcançar estas certificações.

Como Aumentar o seu salário com uma Certificação Cisco

Então, por onde começar? Como posso melhorar meu salário com uma certificação Cisco? Tendo ou não experiência em TI a porta de entrada para as certificações Cisco é o CCNA (Cisco Certified Network Associate). Existem dois caminhos possíveis para você conseguir o CCNA:

  • você pode fazer apenas um exame: 640-802 CCNA – recomendado para candidatos com mais experiência
  • ou você pode fazer dois exames: 640-822 ICND1 e 640-813 ICND2 – recomendado para candidatos com menor experiência

A vantagem de se fazer o exame 640-802 é que você consegue o seu CCNA com apenas uma prova, no entanto isso torna o exame um pouco mais difícil já que o conteúdo é mais extenso. A segunda opção, você divide o seus estudos em duas partes, no entanto ao passar no ICND1 você já recebe a certificação CCENT (Cisco Certified Entry Networking Technician).

Como comentamos a certificação CCNA é o primeiro passo que você deve dar na carreira de certificações Cisco. A partir desse ponto você terá uma série de opções dependendo do seu interesse. A Cisco oferece algumas opções dentro da carreira CCNA, por exemplo:

  • CCNA Wireless
  • CCNA Security
  • CCNA Voice

Agora, se o seu interesse é na área de design você deve considerar estudar para a certificação CCDA (Cisco Certified Design Associate) que é focada no design de soluções Cisco e não na administração da rede.

Avançando sua Carreira nas Certificações Cisco

A Cisco também oferece certificações de nível profissional e nível expert, incluindo CCNP, CCDP e CCIE. Há também um número de certificações de especialidades disponíveis em nível avançado em várias áreas diferentes. Veja abaixo as divisões das certificações Cisco disponíveis para cada nível e especialidade:

Abaixo segue uma lista com algumas das especialidades:

  • Advanced Routing and Switching
  • Data Center
  • VPN and Security
  • Wireless LAN

Alcançar certificações Cisco de nível profissional, como por exemplo o CCNP ou CCVP, irá ajudar a promover sua carreira e aumentar o seu salário. Sua área de especialidade irá depender de seus interesses e perspectivas de carreira, mas qualquer caminho que você escolher será um passo para cima.

Você pode obter mais informações sobre as certificações Cisco em Cisco.com ou em Cisco Learning Network.

Espero que esse artigo e os dados expostos aqui sejam úteis para auxiliar vocês a tomarem uma boa decisão nos investimentos em educação que possam fazer no futuro. O investimento na carreira de certificações Cisco pode até consumir um certo nível de sacrifício, mas com certeza seus esforços serão recompensados.

Cursos Preparatórios para Certificações Cisco – Utilize o código PTI na sua compra e garanta 10% de desconto, aproveite!


Fonte: Blog da DlteC
Original: How to Increase Your IT Salary with Cisco Certifications By Sean Wilkins

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Alexei C Tavares

Mais artigos deste autor »

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. Com grande experiência em treinamentos, possui diversas certificações na área e também é autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.


15 Comentários

Maycon Santos
1

Fiz um curso quando morava no exterior a dois anos, que cobria as certificações da Comptia(Net+, A+, Security+) e Microsoft (MCSA e MCSE), agora estou estudando para obter o certificado MCTS, mas pelo que eu vi nenhum certificado ou curso Microsoft não tem peso algum no mercado de trabalho, então agora quando estou voltando para o Brasil vou ficar desempregado até conseguir um CCNA…

Lex
2

Olá Maycon,

Seja bem-vindo ao Brasil de volta. Se estiver interessado em tirar a certificação CCNA eu recomendo os cursos da DlteC do Brasil. Você pode fazer o ccna online, via webaula ou presencial. O curso é bem completo e tem vários recursos interessantes. Se tiver interesse confira na página da DlteC do Brasil (http://www.dltec.com.br).

Maycon Santos
3

Obrigado Lex,
Já olhei o site e ‘também estava pensando sobre ele, agora tenho certeza que vou fazer um curso mais avançado, e ccna e virtualização estão nos meus planos.

Dalton Soares
7

Ótimo aritgo pra quem está com dúvidas sobre o que fazer !
Gostaria de saber a abrangência do mercado em redes, to muito em dúvida se faço faculdade nessa área por que não sei se tem a demanda.

Desde já obrigado

Lex
8

Olá Dalton,

Tem demanda sim, o mercado está aquecido nessa área e passamos por um momento onde está difícil encontrar profissionais certificados.

A dica é: se você gosta da área, procure se especializar que com certezas ótimas oportunidades aparecerão.

Veja em nosso blog na categoria mercado de trabalho (http://www.dltec.com.br/blog/category/mercado-de-trabalho/) alguns artigos sobre o tema. Constantemente atualizamos e postamos novos artigos.

Sucesso.

Rafael Ribeiro
9

O curso online não deixa a desejar? Pois router e switch na mão e simulando troubleshooting inspira mais confiança na atuação após a prática. Ou o curso auxilia nessa parte?

Alexei C Tavares
10

Olá Rafael Ribeiro,
O curso online da DlteC auxilia sim na parte prática. Para o nível do CCNA todas as práticas podem ser realizadas em simuladores, como Packet Tracer ou GNS, onde você simula a rede completa com roteadores, switches, servidores, hosts etc…Para você ter uma ideia nosso curso CCNA consta com mais de 40 atividades práticas onde o aluno terá a oportunidade de por em prática tudo o que aprendeu na matéria. Além do mais, todos os alunos do curso online possuem o recurso de acompanhamento pedagógico, onde podem tirar todas as dúvidas sobre a matéria, exercícios, laboratórios e etc.

Victor Giacomini
11

Estou em um dilema complicado.
Estou no ultimo ano do tecnologo de redes de computadores.Quero muito a CCNA, porem muitos dizem que o melhor é aprender o inglês.
Inglês ou CCNA, qual melhor opção?

Luiz
12

Olá professor, ainda compensa fazer esse Formação Cisco CCNA Exploration 4.0. programa:
Fundamentos de Redes;
Protocolos de Roteamento;
LAN Switching e Wireless;
Acesso à WAN

nao sei se compensa pq agora ta vindo tudo fibra optica ne??
obrigado

Amarildo
13

Gostaria de uma dica!
Estou querendo fazer um curso p/ pegar a certificação cisco…
E encontrei a Impacta com um curso que parece ser bem completo e é com foco na certificação…
Alguém conhece? Sabe se é bom??
Curso Cisco | Impacta
Abraço..

Edson Soares
14

Excelente artigo, mas cuidado com os valores, pois são para a realidade norte americana.

Ou seja, um “Associate Network Engineer” tem remuneração média de USD 52,000 / anual.

Esses valores estão muito distantes da realidade tupiniquim.

Fazendo um cálculo superficial, 52K * 2,00 o valor aproximado é de R$ 104.000,00 / ano

Ou seja, aproximadamente R$ 8.000,00 / mês

Essa remuneração é atingida por profissionais plenos e sêniores, leia-se CCNP ou CCIE. Isso em algumas localidades no país e não em qualquer lugar.

As pesquisas salarias Robert Half e Page Talent estão um pouco mais adequadas à nossa realidade.

Vamos avaliar as informações com cautela;

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">