Termo de cooperação entre Abep, Serpro e Presidência da República

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Um acordo de cooperação técnica entre a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Presidência da República (PR) foi proposto pelo responsável pelas Relações Institucionais da Associação, Antônio Torres, em Brasília, no dia 13 de abril, em continuidade à negociação iniciada pela Abep em fevereiro.

Torres esteve reunido com o diretor de Tecnologia da Informação da Presidência, Maurício Marques, e o superintendente de Suporte e Consultoria em Infraestrutura do Serpro, Wilton Itaiguara, para tratar da futura parceria. A ideia é iniciar o compartilhamento do Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais (Sidof). “É um programa construído em uma tecnologia moderna e em código aberto, o que não há em nenhum dos Estados e, pelas características excepcionais, terá muito a contribuir na organização e na celeridade administrativas”, observa Antonio Torres.

O Sidof, que foi instituído em 2002 e construído e implantado nos últimos anos, permite o acompanhamento e a tramitação de documentos entre os vários Ministérios e a Casa Civil. “É um sistema que faz uso de certificação digital, totalmente eletrônico e integrado, inclusive com a Imprensa Nacional. Pode ser perfeitamente adequado às esferas estadual ou municipal”, esclarece o diretor de TI da Presidência, Maurício Marques.

Uma primeira apresentação do Sidof deverá ocorrer na próxima Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas (Roca) da Abep, no mês de maio, em Salvador (BA). “É apenas o primeiro produto proposto e que será colocado à disposição de todas as afiliadas. Também vamos ouvir as sugestões de cada um dos Estados”, observa Torres.

Sobre a Abep

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação é uma entidade de apoio institucional que atua desde 1977 para promover e fortalecer a cooperação entre suas associadas. Fazem parte do escopo da Abep:

  • Promover o fortalecimento e a cooperação entre as associadas;
  • Fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão;
  • Integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal;
  • Difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública;
  • Manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais;
  • Cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

Fonte: Grecco Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">