Adoção de SaaS (Cloud Computing) em ambiente corporativo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Introdução

O modelo de software como um serviço (SaaS) baseado em SOA vem se disseminando e ganhando espaço cada vez mais nos ambientes corporativos. O objetivo deste artigo é demonstrar quais os benefícios e os fatores que devem ser levados em consideração pelas empresas ao terem a intenção de adotar um software baseado no modelo de computação em nuvem o SaaS (Software-as-a-Service) ou na tradução livre, Software como Serviço.

Software como um serviço (SaaS)

SaaS é uma solução de software disponibilizada através da internet e oferecida como um serviço sem a necessidade do cliente manter uma infraestrutura local para rodar esta solução. O provedor disponibiliza uma solução de software e o cliente irá consumir esse software como se fosse um serviço pagando somente por aquilo que consumir [1].

SaaS pode ser comparado a uma simples compra de passagens áreas. O cliente compra sua passagem e viaja com a aeronave da empresa aérea; ele não precisa ter posse de uma aeronave e arcar com os imensos custos [2]. SaaS parte do mesmo princípio, pois ao invés do cliente ter toda uma infraestrutura, espaço físico e pessoal capacitado para rodar uma aplicação em servidores de sua empresa, ele pode consumir esse serviço através de provedores que disponibilizam o serviço, ou seja, ele estará consumindo uma solução de software como um serviço através da internet.

Para melhor entendimento é necessário conhecer o significado de on-premises softwares, que são softwares que rodam localmente, ou seja, são os softwares comercializados atualmente com o modelo de pagamento por licenciamento.

Após conhecer o conceito de SaaS, a seguir, é demonstrado um levantamento para adoção de SaaS em empresas levando em consideração suas principais vantagens,  desafios e análises que devem ser realizadas.

Benefícios na adoção de software como um serviço

Alguns benefícios começam a ser demonstrados na prática com o uso de SaaS, podemos analisar seguindo Alguns conceitos definidos por Taurion:

Simplificação do gerenciamento dos aplicativos

O gerenciamento dos aplicativos, ao decorrer do tempo de utilização do modelo SaaS, começa a ter simplicidade, pois instalações, upgrades e manutenções ficam por conta dos provedores de SaaS, o que muitas vezes no modelo de on-premises softwares representam de 30% a 40% do custo inicial da aquisição do software.

Redução do investimento em capital

Empresas que estão passando por crises financeiras ou escassez de crédito tendem a manter seu caixa o mais intacto possível. O modelo SaaS é atraente neste ponto de vista, pois reduz o investimento em capital e troca pelo investimento operacional. Ao invés da empresa ter que manter toda a infraestrutura para rodar suas aplicações ela pode somente pagar pelo serviço e ter suas aplicações rodando nas nuvens.

Velocidade de implementação

A velocidade de implementação de SaaS é extremamente mais rápida do que as dos on-premises softwares, pois atividades como instalações e  configurações deixam de existir, também a usabilidade é mais intuitiva e simples.

Possibilitar que a área de TI se concentre em apoiar o negocio final da empresa

Como as manutenções, instalações e upgrades dos softwares ficarão por conta do provedor a área de TI, a empresa cliente não precisa despender tempo com isso, dando uma eficácia de dedicação maior para o negocio final da empresa.

Acesso às novas funcionalidades de forma rápida e sem o oneroso processo atual de instalar novas versões.

Muitas empresas não atualizam suas versões de softwares e acabam por não usufruírem das novas funcionalidades, tudo isso porque o processo atual de atualização despende muito tempo, além de novas taxas de upgrade. Com SaaS as atualizações são de responsabilidade do provedor, com isso as atualizações de softwares baseados em SaaS são feitas de forma eficaz e ágil.

Confira aqui o artigo acadêmico completo no formato PDF.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Renan Borges Pereira

Mais artigos deste autor »

Aluno do curso de Segurança da Informação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC).

Atualmente trabalhando como Analista de Suporte Técnico.

Blog: http://pelasnuvens.wordpress.com


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">