O que é o método Lean?

Lean é sobre sempre melhorar o que você é agora através de testes e métricas dos resultados. Então é sobre nunca estar confortável com o status quo, e sempre aprender como melhorar utilizando o método científico.” – Mary Poppendieck

Ao longo de décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo. 

lean-house-1

Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis. 

Toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho.

Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais. Considerando esses importantes elementos, aumenta-se a chance de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento Lean às práticas do dia a dia de maneira perene. 

Conheça os 3 conceitos-chave do método Lean:

  • O método Lean de melhoria de processos é um mindset: Talvez o maior diferencial entre o termo genérico “melhoria de processo” e o método Lean, é que o método Lean de melhoria de processos é um mindset e uma prática. Muitas empresas veem a melhoria de processos como um evento temporário ou atividade usada para resolver grandes lacunas sistemáticas. As empresas que usam o método Lean, veem a melhoria contínua como um mindset e prática diária. É o meio pelo qual as empresas podem cumprir suas promessas a seus clientes.

Lean, é um importante mecanismo de estímulo para a transformação da cultura organizacional

  • O método Lean é mais eficaz quando praticado em toda a empresa: Para que os esforços de melhoria de processo utilizando Lean sejam efetivos, todos departamentos e setores da empresa precisam estar abertos e dispostos a mudar. Caso contrário, as empresas correm o risco de ter equipes que, ao otimizar seu próprio desempenho, sub-optimizam o desempenho de outras equipes e, consequentemente, o desempenho da empresa em geral.
  • O método Lean ajuda a maximizar o valor e agilizar a entrega: O objetivo da melhoria de processos utilizando o método Lean é permitir que as equipes encontrem maneiras de oferecer mais valor aos seus clientes de forma mais rápida. Isso acontece através de uma abordagem sistemática e científica para fazer que o processo de melhoria contínua se torne parte das tarefas diárias como apresentado no diagrama do ciclo de melhoria contínua abaixo:
lean-ciclo-1

Características de uma empresa que utiliza Lean

Uma empresa Lean típica segue um ciclo de aprendizagem – medida – construção e realiza muitos testes, freqüentemente se conecta com os clientes, entende seu valor e concentra seus principais processos para melhorá-lo continuamente.

É uma empresa flexível, busca qualidade por todos os membros da empresa e dos provedores, produz rapidamente produtos sem prejudicar a eficiência.

Usar Lean se:

  • O processo de produção estiver demorado e falho
  • A produção apresentar inúmeros defeitos
  • Tiver alto custo com desperdícios e retrabalho
  • For necessário aprimorar o atendimento aos clientes

Como implantar Lean:

  • Objetivo: Atender o cliente para a empresa conseguir o propósito de prosperar.
  • Processo: Avaliar cada fluxo de valor para certificar-se de que cada passo é valioso, capaz, disponível, adequado, flexível .
  • Pessoas: Garantir que cada processo importante tenha um responsável por avaliar continuamente o propósito de negócios e processo Lean. Analisar todos da empresa, garantindo que estejam utilizando corretamente o processo Lean e para continuamente melhorá-lo.

Se você gostou do texto, compartilhe para que para que atinja outras pessoas.

Fontes/Referências:

No Site Campus, escola onde atuo, também temos diversos cursos sobre agile e Lean. Clique aqui para conferir! Veja abaixo outras referências:

Flávio Costa

Mais artigos deste autor »

Especialista em projetos de tecnologias com mais de 20 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, construção e formação de equipes de auto desempenho e transformação ágil.

Possuo mais de 30 certificações internacionais como especialista em gestão de projetos tradicionais, gestão de produtos, abordagens ágeis e negociação de diversas instituições renomadas como: Axelos, Project Management Institute (PMI), Scrum.Org e ScrumAlliance.

Responsável por liderar times na implantação de grandes projetos nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública e estatísticas geográficas sempre com foco no relacionamento interpessoal, gestão de mudança com alto valor estratégico.

Responsável também por liderar diversas iniciativas ágeis, desde preparação de produtos, construção de times e evangelização cultural ágil.

Possuo fortes habilidades softskills para negociação e influência que me permite atingir altos resultados e superar expectativas que não seriam possíveis sem o engajamento adequado do envolvidos de forma direta ou indireta quanto aos resultados dos projetos.

Atualmente sou Mentor pelo Project Management Institute (PMI) em gerenciamento de projetos e Mentor de negócios junto ao instituto Semear com o programa pontapé empreendedor que tem como propósito auxiliar jovens durante a construção de seus projetos, ajudando-os a dar os primeiros passos rumo a se tornar um negócio social, ong, empreendimento ou startup.

Competências complementares: Liderança e formação de equipes, técnicas de negociação, gestão de mudança transformacional, construção e manutenção de PMO tradicional, facilidor em transformação organização ágil (Business Agility) com utilização e experimentação de diversas abordagens ágeis como: Scrum, Kanban, eXtreme Programing (XP) e Feature Driven-Development (FDD).

Canal do Telegram:
. https://t.me/flaviocostaoficial

Podcast com dicas de carreira
. https://linktr.ee/PodcastdoFlavio


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">