Uso de Redes Sociais no trabalho – Vantagem para lojas virtuais

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Uma grande mudança tem ocorrido nos ambientes de trabalho, todos estamos conectados o tempo inteiro e todo esse acesso fez com que algumas empresas abrissem mão do tempo de trabalho e permitissem que seus funcionários utilizassem esse tempo ‘livre’ para coisas pessoais. Alguns dizem que aumenta a produtividade já que o funcionário está mais relaxado e outros são totalmente contra, só que não é sobre ser positivo ou negativo que quero comentar aqui. Quero levantar um ponto de vista vantajoso para lojas virtuais e investimento em marketing baseado em Redes Sociais.

Uma pesquisa com dados divulgados pela Triad OS, Network World e uSamp mostra números bem interessantes e positivos para o e-commerce – não vou mostrar números no exterior, como sempre comento – o que vale é os nossos números, números do mercado brasileiro.

A pesquisa informa que em questão de produtividade o trabalhador brasileiro tem perdido muito tempo, pesquisa essa que foi realizada com 1606 pessoas que trabalham 8 horas por dia informa que 32,8% gastam até 2 horas diárias do trabalho para tarefas como navegar e acessar redes sociais. Destes 1606, 84,6% acessam redes sociais sendo que o Twitter é o grande vencedor da categoria com 94,2% da preferência, seguido pelo Facebookcom 59,4% e o Orkut com 35,4%. Não é só isso, a pesquisa também informa que 56,5% dos trabalhadores dedicam tempo para efetuar compras on-lineou pelo menos pesquisa de itens desejados.

Em resumo, o que isso quer dizer?

Não tem como negar a superioridade das Redes Sociais como ferramentas para atrair e interagir com clientes. Porém, muitas empresas ainda insistem em adiar seus projetos de Marketing em Redes Sociais ou até mesmo o fazem de forma equivocada. Perdem a oportunidade de estar presente justamente no momento mais propicio para realizar interação com seu cliente, interação essa que é a base da oportunidade de criar empatia com cliente o que proporciona um alto índice de recompra – Recompra é o fator de sustentação de qualquer comércio.

Perceba que apesar da pesquisa realizada mostrar que estamos falando de pessoas que estão atentas justamente no horário comercial, isso é comprovado pelo próprio indicador de uso do Twitter que já há muito tempo pública que o maior tempo gasto na plataforma é no horário comercial.

Vale apena investir em Social Media, vale apena estar presente nas Redes Sociais, vale apena sim abrir mão da suposta segurança e entrar no meio da conversa com seu consumidor.

Use Redes Sociais para levar sua loja virtual para um patamar mais elevado, não tente apenas vender – preste serviços de qualidade e crie ligação forte com seu cliente.

Sucesso a todos, um grande abraço.

Luiz Castro Jr.

alpisconsultoria.com

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luiz Castro Junior

Mais artigos deste autor »

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">