DesignCrowd: inteligência coletiva na área de design

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Quem atua no mercado de TI com certeza já ouviu falar muitas vezes (ou ainda vai ouvir muito) no termo Crowdsourcing (a evolução do Outsourcing, já muito difundido na área).

Crowdsourcing (crowd = multidão + source = fonte) é um modelo de produção (remunerado ou voluntário) que usa a inteligência coletiva (cooperativismo) para a solução de necessidades, tais como: criação de produtos, geração de informações, desenvolvimento de novas tecnologias e etc.

Este modelo de produção não é nenhuma novidade, principalmente no mundo digital, onde sistemas operacionais (Linux), navegadores de internet (Firefox) e enciclopédias (Wikipedia) são criadas e mantidas pela inteligência de multidões. Outro exemplo de modelo de Crowdsourcing muito próximo da gente (você leitor e eu autor) é o próprio PTI, que dissemina conhecimentos relacionados a área de Tecnologia da Informação (TI) através da inteligência de uma multidão, que são os autores de artigos.

A grande sacada que vem atualmente dominando a Internet são os sites, muito semelhantes às lojas virtuais, onde com apenas alguns cliques é possível expor necessidades e encontrar uma infinidade de profissionais gabaritados a apresentar soluções criativas e baratas, seja na área de programação, design e outras.

Um destes sites que vem ganhando o mercado mundial, chegando inclusive ao Brasil, é o DesignCrowd, que possui foco na inteligência coletiva de profissionais da área de design.

No DesignCrowd é possível buscar e/ou contribuir com soluções para layouts de sites, desenho de logotipos, criação de ícones, adesivos, capas de CD, vetores, artes para camisetas, banners e muitos outros.

O grosso modo o serviço tem seu funcionamento bem simplicado:

  • Cliente: o cliente faz seu cadastro, publica sua necessidade, recebe e avalia soluções de profissionais, solicita possíveis ajustes aos que mais interessam e posteriormente escolhe o melhor, baixa arquivos e confirma pagamento.
  • Designer: o designer faz seu cadastro, configura seu perfil com os tipos de trabalho que lhe interessam, recebe novos jobs por e-mail, envia suas soluções, realiza possíveis ajustes e, se for o escolhido do cliente, prepara arquivos para download e recebeu seu pagamento.

designcrowd-funcionamento

Com uma ótima repercussão nas redes sociais e grupos criativos, o DesignCrowd tem tudo para dominar o mercado de Crowdsourcing de design também no Brasil. Para os clientes, uma ótima fonte de soluções às suas necessidades, para os designers, além de uma fonte de renda extra, uma vitrine internacional que expõe para milhares de pessoas sua criatividade, inteligência e agilidade.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Luiz
1

Excelente post..

Sou TI, Webdesigner e Programador.. É uma pena que o design tem sido desvalorizado últimamente…

Blog para estudos, enem, faculdade, profissões, etc: estudajovem(blogspot)com

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">