Dicas para Você Ser um Melhor Gerente de Projetos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Há momentos em nossa carreira profissional, durante a execução do projeto ou nos raros momentos de pausa entre projetos, que você para para refletir em como ser um gerente de projetos melhor.

Deixo aqui alguns passos que acho que vale a pena conferir, fruto de minhas leituras e experiência de vida em projetos.

dicas-seja-melhor-gerente-projetos

Comprometimento

Este é o passo ZERO, e o mais importante em projetos. Comprometimento não significa ficar falando pelos “cotovelos” que você fará ou o que deve ser feito nas atividades de projetos. O mundo está cheio de boas intenções e gerentes de projetos que dizem que fazem.

Você realmente tem que querer e fazer acontecer:

  • Faça um plano para o seu crescimento profissional, com objetivos atingíveis e cumpra com sua palavra, afinal de contas, se você não pode manter as promessas que fez a você mesmo…
  • Permita que os membros da sua equipe, patrocinador do projeto e clientes saibam que você está buscando oportunidades de aperfeiçoamento (seja humilde), todos irão apreciar sua atitude e abertura para novos aprendizados e isto irá refletir positivamente no comportamento de todos.

Agora é hora de trabalhar no escopo de seu projeto “Ser um Melhor Gerente de Projetos”, cujo EAP é composta de:

Melhorias: com o passo comprometimento assegurado, é hora de você definir com exatidão quais áreas busca por melhorias: soft skills, hard skills, gestão de pessoas, habilidades de liderança, finanças, etc. Detalhe cada uma delas até que entenda o que realmente cada melhoria significa pra você, documente cada uma delas com objetivos, prazos e métricas, afinal, como saberá se atingiu seu objetivo sem medí-lo?

Lembre-se: sempre há o que melhorar! Não assuma que uma vez que você finalizou um objetivo não há nada mais a ser feito. Você também faz parte do eterno ciclo de melhoria contínua, a única coisa que não melhora é idade avançada.

Cometa erros (e aprenda com eles): Caramba! É isto mesmo? Quem nunca cometeu um erro que atire a primeira pedra; todos nós erramos, aprenda com eles, pois é uma oportunidade de crescimento (para os mais espertos, claro), utilize-se de autocrítica e reflita: “O que aprendi com isto?”, tome nota e utilize-se do processo de lições aprendidas.

Feedback: Tenha coragem e peça feedback para seus colegas de equipe, seu superior imediato e para seus clientes. Não aguarde pelo processo de feedback formal de sua empresa (se é que existe). Quanto antes melhor, deste modo você poderá agir com mais rapidez.

Ouça ativamente e cuidadosamente o que eles têm a dizer, enderece os pontos negativos e procure melhorar ainda mais os pontos positivos.

Busque um modelo de profissional a ser seguido: A melhor maneira de ser um melhor gerente de projetos é observando como os outros grandes gerentes de projetos trabalham. Observe os skills e conhecimentos que eles possuem, procure encontrá-los em reuniões, conferências e eventos onde eles serão palestrantes.

Leia o que eles publicam e anote os pontos que te impressionaram. Uma maneira muito produtiva para isto funcionar mais rapidamente é buscar um mentor! E para você, mentor, vai te ajudar a pensar muito em o que oferecer aos seu mentorado. Encontre-se regularmente com seu mentor, muitos se sentem lisonjeados quando isto ocorre.

Educação: Ofertas e caminhos na área educacional é o que não falta. Busque sempre empresas e institutos renomados, certificações e MBAs. Como você está elaborando seu plano, cruze estas necessidades de melhoria com educação continuada. Não espere pelo desemprego para estudar. Lembre-se: você é um gerente de projetos e deveria estar provisionando parte de sua receita (salário) em uma conta contábil (poupança), onde ao fim de um determinado período você baixa esta provisão para investir em você.

Agora que seu plano está pronto, lembre-se de executá-lo com primor!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">