Um pouco sobre o BAM: Business Activity Monitoring (Monitoramento de Processos de Negócio)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Business Activity Monitoring, comumente conhecido como BAM, expressão que traduzida do inglês significa “Monitoramento de Processos de Negócio”, é uma ferramenta que vem sendo utilizada por diversas empresas mundo afora e é considerada uma excelente solução para que as empresas possam acompanhar de forma objetiva e transparente o curso das ocorrências de processos de negócio em andamento.

bam-business-activity-monitoring-monitoramento-processos-negocio

A ferramenta consiste no monitoramento dos processos de negócio da empresa face aos indicadores de gestão que ela gera. Por meio de um dashboard (painel de controle) os gestores possuem total acompanhamento dos processos e o acesso, em tempo real, aos indicadores e informações inclusive históricas, ou seja, aquelas que já foram registradas no sistema.

Quando uma empresa opta pela implantação de um recurso como o BAM, seus gestores podem realizar o cruzamento de informações/indicadores de performance e por meio desta ação identificar gargalos, atrasos nos prazos de entrega das atividades e etc..

Por meio da utilização do BAM é possível observar a evolução dos processos de negócio, seu comportamento diante das metas estabelecidas pela empresa, identificar possíveis tendências e pontos de atenção para melhoria.

Toda a estrutura que envolve os processos, seja ela operacional ou estratégica (pessoas, processos e tecnologia), são segmentados e analisados para facilitar e agilizar o cruzamento dos dados, fazendo com que a empresa possa ter condições de ter soluções e processos integrados e assim acompanhar as atuais exigências e demandas do mercado.

Ao implantar o BAM sua empresa irá:

  • Controlar o fluxo de trabalho e responsabilidades com transparência;
  • Mensurar o tempo de execução das atividades;
  • Monitorar o cumprimento dos prazos para entrega das atividades;
  • Integrar soluções;
  • Reduzir riscos e custos operacionais.

O BAM pode agregar benefícios capazes de otimizar o nível de qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Quando uma empresa opta pela adoção do BAM ela tem total controle do curso de cada etapa dos processos que possui. Dessa forma poderá observar de perto possíveis gargalos na execução das atividades, atrasos no cumprimento de prazos, e implementar soluções para otimizar a estrutura operacional e consequentemente o planejamento estratégico da empresa.

Fonte: Blog Supravizio BPM

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Wallace Oliveira

Mais artigos deste autor »

Wallace Pinto de Oliveira, profissional de Tecnologia de Informação com mais de 15 anos de experiência em empresas de grande porte. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Especialista em Engenharia de Software pela PUC Minas. Especialista em BPM e diretor da empresa Venki Tecnologia, fabricante do BPMS Supravizio (www.supravizio.com).


2 Comentários

michel
1

Bom Dia,

Muito bom o material sobre a ferramenta BAM. Estou estudando esta poderosa ferramenta mas estou com dificuldade de achar material com melhor explicação. caso tenha algum material e possa mandar por email ficarei grato pela ajuda.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">