Supply Chain Management: como a TI pode auxiliar no processo logístico?

A tecnologia da Informação é um conceito que, hoje em dia, ultrapassou as barreiras de atuar somente em um segmento e passou a se envolver em várias áreas empresariais. A logística, por exemplo, é um setor essencial de negócios e muitos gestores buscam otimizá-la. É aí que entra o papel da TI, que oferece diversas ferramentas tecnológicas a fim de melhorar a execução e o controle de processos operacionais.

Supply Chain Management (SCM) é um conceito importante quando se fala em organização de processos logísticos. Surgiu como meio de espalhar a concepção logística, com objetivo de promover uma administração inteligente e integrada de toda a cadeia.

Com o investimento em inovação, as organizações estão se tornando mais inteligentes, autônomas e integradas, fazendo com que elas tenham maior capacidade de tomar decisões certeiras, além de diminuir custos e melhorar todos seus processos. Por esse motivo é importante que você entenda como funciona essa relação da Tecnologia da Informação e SCM.

O que é Supply Chain Management?

O SCM, sigla referente a Supply Chain Management, trata-se do setor empresarial que reúne o fluxo de recursos como mercadorias, serviços, informações financeiras e tecnologias. Ou seja, sua função é realizar todos os processos envolvidos na cadeia de suprimentos. O gerenciamento da cadeia de suprimentos ocorre pelo trabalho com processos que se iniciam desde a realização de um pedido feito por um consumidor até o momento da entrega, inserindo, nessas etapas, o tempo gasto.

Sua função é bastante parecida com qualquer processo logístico, porém se diferencia pelo fato de que se preocupa em oferecer valor ao cliente desde a produção até a sua entrega.

Além do mais, cada organização conta com suas estratégias de decidir o que fazer no decorrer das fases de entrega da mercadoria ao consumidor.

No entanto, para que todo esse trabalho seja realmente efetivo, o SCM precisa contar com uma gestão de projetos de excelência.

Esse conceito se popularizou nos anos 90, quando presenciamos a intensificação da colaboração entre negócios e fornecedores por conta da globalização. Ao longo do tempo, as empresas passaram a compartilhar cada vez mais obrigações, como no caso das atividades de armazenagem, distribuição e atendimento ao cliente.

Por esse motivo, tornou-se fundamental compartilhar dados e processos com todos que estão inseridos na cadeia de produção. Sendo assim, entende-se que o SCM nasceu com o intuito de gerir processos a fim de garantir valor para o consumidor final, a partir da combinação entre as variadas atividades das companhias relacionadas à cadeia de produção.

Quais são as principais funções do Supply Chain Management?

Essa metodologia compreendem os processos logísticos que atuam desde o início da entrada de pedidos até a entrega da mercadoria ao seu destinatário, envolvendo, nesses casos, o relacionamento entre equipamentos, matérias-primas, documentos, dados, insumos, meios de transporte, insumos, organizações, entre outros.

Assim, é preciso que haja uma análise de indicadores de performance para que ocorra efetividade no controle dos resultados, a fim de garantir a qualidade, velocidade de execução, níveis de serviços eficientes, tempo hábil de chegada de produtos etc. tudo isso para garantir que toda a cadeia seja realizada de maneira correta.

Esse conceito também simplifica o cumprimento de todas as condições de entrega pelas empresas, além de facilitar a integração dos fluxos de dados relacionados ao envio e recebimento de itens. É certo que o conceito de SCM tem provocado bastante interesse entre os negócios, retratando importante desenvolvimento do que geralmente era compreendido como logística.

Nos tempos em que a concorrência era reduzida, os ciclos de mercadorias eram mais extensos e a insegurança era mais controlável, havia sentido em manter a excelência nos negócios por meio da administração de tarefas isoladas como armazenagem, compras, transportes, fabricação, entre outros.

Essas funções eram executadas por especialistas, em que o desempenho era mensurado por indicadores como menores estoques, gastos com transportes reduzidos e compras ao melhor preço.

Atualmente, os mercados estão cada vez mais integrados e desenvolvidos e os clientes muito mais exigentes. Para os agradar, aumenta-se as linhas e modelos de mercadorias, com ciclos de vida menores. A organização da gestão de produtos, de materiais e da distribuição ofertou respostas mais eficientes às metas exigidas pelos negócios.

Nasceu, assim o conceito de Logística Integrada. Isto resultou em uma junção de componentes ou elementos de um sistema. Simplificando o fluxo produtivo desde o momento de aquisição de materiais até a entrega ao consumo final.

Qual a relação da TI com a logística?

Os processos logísticos submetem-se a constantes novas informações. É preciso entender dados de consumidores, realizar o controle de giro de itens, averiguar a movimentação em estoque etc.

promover esse compartilhamento de dados de forma manual é ruim para as empresas, principalmente pelo fato de ser muito mais lento e haver grandes chances de ocorrer falhas no processo. Com a implementação de soluções de TI, elas criam uma ponte entre as unidades de negócio, clientes e organização.

Existem 3 motivos principais em que a utilização de ferramentas de TI é capaz de auxiliar consideravelmente o Suplly Chain Mangement:

  • os consumidores almejam saber as informações sobre uma ordem de serviço, a disponibilidade de mercadorias, a programação da entrega e dados de faturamento. Sendo assim, são questões eficientes e que precisam ser disponibilizados;
  • os gestores compreendem que os dados corretos auxiliam na diminuição de estoques e necessidades de recursos humanos. Isso pelo fato de que é possível realizar um planejamento conforme a demanda, o que reduz problemas e incertezas;
  • a disponibilidade de informações aumenta a flexibilidade dos processos e permite compreender em que local, quando e qual volume os recursos podem ser usados a fim de conquistar benefícios estratégicos.

Quais as vantagens da integração da TI ao Supply Chain Management?

Visibilidade

Um benefício importante é o aumento da transparência e da visibilidade. Um exemplo disso seria a simplicidade do controle de estoque e do inventário com a utilização de soluções tecnológicas. A gestão será capaz de visualizar e analisar bem melhor todos os processos, evitando, dessa forma, possíveis erros e retrabalhos. Assim, gargalos associados com perdas de mercadorias nas operações logísticas são evitados.

Flexibilidade

Com um bom apoio e suporte de TI, o Supply Chain Management consegue se adequar a variados cenários e a acontecimentos imprevistos. Além do mais, uma administração inteligente, com o auxílio das inovações, permite melhor flexibilidade perante as novas tendências ou necessidades por parte dos consumidores.

Dessa forma, as organizações envolvidas são capazes de se ajustarem de acordo com os processos exigidos em toda a cadeia de produção e distribuição.

Segurança

Em uma era digital, a segurança é um ponto essencial em qualquer negócio. O apoio de mecanismos tecnológicos não apenas auxilia no reforço da proteção empresarial, como também contribui para a proteção e a segurança dos profissionais envolvidos.

Ou seja, métodos como firewall, antivírus, backup em nuvem e monitoramento são capazes de evitar que as informações se comprometam e se tornem inacessíveis. No entanto, é preciso inserir meios de proteção para quem cuida do setor de transportes, como o uso de mecanismos de rastreamento em tempo real.

Monitoramento e rastreamento

Ao permitir que a gestão possa rastrear produtos e veículos de maneira prática, independentemente de onde se encontrarem, as soluções de TI facilitam o controle e evitam perdas e contratempos. Esse monitoramento pode ocorrer com a ajuda de inovações como os drones ou a IoT.

Com mecanismo bastante precisos, as organizações garantem uma verificação eficiente em toda a cadeia de suprimentos. Além disso, é possível disponibilizar valor aos consumidores ao possibilitar eles identifiquem em qual fase do processo logístico seus itens estão. Se algo ocorrer, os gestores ficam sabendo em tempo real e poderão trabalhar de modo corretivo rapidamente.

Mobilidade

Para otimizar a questão das informações acessíveis em tempo real, uma das funções da TI integrada ao Supply Chain Management é a mobilidade. Esse recurso contribui para que os líderes sejam capazes de ver claramente todos os processos diretamente de seus dispositivos móveis, independentemente de onde se encontrarem. Esse benefício é fundamental para melhorar as operações e prevenir gargalos.

Foco no cliente

Um dos princípios da inovação atual é o foco no consumidor. No Supply Chain Management integrado ao setor de TI, isso se torna uma vantagem garantida.

As tecnologias ajudam no sentido de tornar as operações mais enxutas, eficazes e articuladas como devem ser, o que proporciona maior valor agregado ao cliente no final.

Além do mais, a visibilidade e a segurança também são transformadas em valor para os usuários da marca da empresa.

Como o TI pode ajudar no Supply Chain Management da empresa?

Agora que você já entende um pouco mais de como funciona essa interação entre TI e SCM, confira como isso pode ajudar os negócios.

Geração de relatórios

A TI tem um papel fundamental na logística que é a geração de relatórios essenciais para que o processo de tomada de decisão seja assertivo. Em cada uma das fases, conta-se com essa visibilidade cujo objetivo é melhorar os resultados como também evitar falhas nas operações. A tecnologia permite que ocorra o aprimoramento dos registros de inventário, o que incentiva um aumento de segurança de todas as mercadorias que são analisadas pela automação.

Automação

Em primeiro lugar, é preciso dar a devida atenção ao poder da automação. Uma das eficácias de se utilizar serviços de TI para o segmento de logística e para os outros processos da cadeia é exatamente automatizar aquilo que for possível, de modo a tornar as operações mais rápidas e otimizadas.

O investimento em automação possibilita que os colaboradores deixem de trabalhar em atividades repetitivas e demoradas. Por conseguinte, ganha-se um tempo maior para solucionar essas tarefas, uma vez que serão os algoritmos quem terão controle sobre esses trabalhos.

Além disso, as próprias aplicações que automatizam processos já se ocupam de integrá-los. Os sistemas se conectam corretamente entre si, sem que ocorra protocolos burocráticos e possíveis gargalos de comunicação. Sendo assim, a empresa consegue dois benefícios em apenas uma única estratégia.

Padronização de processos

Outra vantagem que as empresas ganham com a utilização da TI em seus processos logísticos e a padronização de processos. O Supply Chain Management com o apoio da TI apresenta uma conforme os padrões de funcionamento da lógica dos sistemas. Assim, fica mais simples determinar meios padronizados de organizar e agir para que as atividades operacionais cumpram corretamente com seus objetivos.

Comunicação

A comunicação é outro ponto que merece bastante atenção. A Tecnologia da Informação pode auxiliar na constituição da infraestrutura a fim de propiciar que membros se comuniquem melhor entre si. Do mesmo modo, essa prática permite que a organização possa dialogar com fornecedores e parceiros para organizar a transparência do processo.

Utilização das melhores soluções

Existem tecnologias essenciais para tornar essa integração mais completa. Três delas são bastante importantes quando se fala em Supply Chain Management: WMS, TMS e ERP. As duas primeiras são direcionadas para o encadeamento logístico, ao passo que o ERP disponibiliza a conexão entre elas e as outras estratégias.

O WMS é a aplicação que trabalho com o gerenciamento de armazéns. Ou seja, realiza o controle estoque, entrada e saída de produtos, além de oferecer um monitoramento eficiente de todas as operações em ambientes de armazenagem.

Em relação ao TMS, ele é direcionado para o controle de transportes. Ele cuida da gestão de tráfego, de frotas, de custos, de rastreabilidade, de manutenções, de auditoria, entre outros.

Por fim, o sistema ERP é centrado especificamente na gestão empresarial. Além do mais, ele se comunica com outros subsistemas, como o TMS e o WMS, disponibilizando ações comuns para o controle de variados setores da organização. Trata-se de um apoio para os gestores na criação de relatórios e na garantia de qualidade em todos os segmentos da empresa.

Enfim, a Tecnologia da Informação é uma grande aliada do Supply Chain Management, uma vez que é notório como essa junção reduz custos, otimiza processos e, por conseguinte, melhora todos os resultados de uma companhia. É importante que os negócios se adequem a essa nova realidade e se tornem adeptos das inovações tecnológicas.

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Redação PTI

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