Por que programadores gostam de programar?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O que faz uma pessoa ser atraída a fazer algo tão complicado? Quais suas reais motivações?

Encucado com isso e observando os programadores mais chegados, resolvi listar 5 dos principais motivos.

Resolver problemas

É onde a maioria começa, porque o programador iniciante não sabe quase nada então tudo tem problemas a serem resolvidos. Para começar a fazer algo já enfrenta vários problemas e tudo parece muito mais difícil do que realmente é. A cada novo passo, um novo programador (ou programador experiente aprendendo uma nova linguagem) precisa parar, ler, estudar, entender (ou não) para então avançar… Existe uma “energia” nisso!

porque-programadores-gostam-de-programar

Ter um problema que precisa ser investigado, pensado e resolvido é muito instigador e programadores realmente gostam disto. Gostamos de ser reconhecidos como resolvedores de problemas!

Criar soluções

É quando se percebe um problema (que normalmente outras pessoas enfrentam) e pensa logo em alguma solução para aquilo – utilizando um software, claro. É aquela coisa de ser inventor, de criar coisas que facilitam a vida dos outros.

Melhorar as coisas

Como fazer as coisas mais rapidamente? Com menos pessoas e mais facilmente? Muitos programadores são atraídos a desenvolver soluções que melhoram processos, que tornam as coisas mais ágeis, eficiente ou eficazes.

É desafiador pensar e criar algo que melhore o resultado final do que as pessoas fazem.

Inventar coisas novas

Hoje é chique dizer “inovar”. Todos os grandes softwares saíram da cabeça de um programador. Os sistemas operacionais, aplicativos que usamos no dia a dia e até as redes sociais foram grandes invenções.

Pensar em algo que ninguém pensou ainda e que muitos podem achar o “máximo” desperta aquele espírito “inventor” do programador.

Divertir os outros

Os desenvolvedores de jogos pensam assim; programar é criar diversão. Daí, o grande barato é imaginar que o jogador (usuário) ficará tentando a todo custo vencer os desafios que foram criados. O jogador, por um lado, é a quem o programador deseja entreter, por outro, é quem o programador tenta ao máximo (dentro de um certo limite), impedir de avançar no game, criando dificuldades. Essa é a graça de se jogar.

E você? Programa por que?

Post original em: Porque programadores gostam de programar?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Tiago Gouvêa

Mais artigos deste autor »

Programador por natureza, trabalha desenvolvendo tecnologias focadas em comunicação, colaboração e integração em diversas plataformas.
Criou projetos de sucesso, chegando a ser premiado com R$120.000,00 através do Programa PRIME (Primeira Empresa Inovadora).
Criou sistemas online como o Index CMS e Integre.se utilizados por centenas de empresas em todo o país;
Atualmente é Diretor de Tecnologia em uma empresa de gestão de Fundos, consultor de desenvolvimento e palestrante.


24 Comentários

André Buzzo
1

Fala compadre!

Programo porque concordo plenamente com o tópico “Resolver problemas” … cara, adoro o desafio de “inventar” ou consertar algo que não funcione a contento.

E claro, a possibilidade de sempre aprender e compartilhar o que aprendemos é algo sensacional!

Abraços e bom post!

Até!

Claudio Vieira
3

Programar é fácil demais, qualquer lógica funciona, mesmo que seja “burunguesca”.
O melhor programador é aquele que se preocupa com a rapidez do processamento, ter o devido cuidando para não repetir instruções, fazer um programa de início, meio e fim.
O que atrai pela programação é o desafio de fazer o melhor, de ser 99% perfeito, e ver o resultado, fazer à máquina funcionar redondinha.
Neste ponto de resolver as dificuldades, o processo em si do programador, torna-se sem graça, perdeu o sentido, vamos procurar outros problemas, outras dificuldades para resolver, é um desafio eterno.
Abraços aos programadores.

silvania
4

Estou no 8° período de sistemas de informação, porém ainda não tenho esse amor todo por programação. Acho que estou no curso errado.

Fabiano
5

Não sou programador ainda, mas acredito que vou poder ser um excelente programador, por que se não vejo meu trabalho bem feito ou terminado, quase não consigo dormir, pensando e pensando o que eu poderia fazer de melhor e novo ou apenas terminar de uma vez. Não gosto de deixar trabalhos pela metade. Então por isto acredito que posso ser um bom programador.

Eduardo
6

Silvania, estou na mesma situação que você, ainda não encontrei algo que gosto, mas acho que programar pode ser legal, estou procurando mas digo uma coisa com certeza não vai ser na faculdade que você vai descobrir, a ementa de faculdade só serve pra desestimular o aluno. Tente achar algo por sua conta, algo que acha que valha a pena e aprenda aquilo.

Tiago
7

Descobri que gosto disso devido a minha personalidade INTJ! Sou naturalmente orientado a Eficiência, resolução de problemas e minha cabeça funciona logicamente.
Quando comecei aprender, principalmente na facul, da pra ver que lógica entra instantaneamente na minha cabeça enquanto algumas pessoas sofrem para entender.
Personalidades são mais comuns no EUA, vejo que aqui no Brasil não dão muita bola para isso… MTBI.

Carolina
11

Estou no inicio ainda, estou fazendo aula de lógica de programação, na faculdade quando tive o primeiro contato que foi a linguagem java me assustei e não gostei, mas meus colegas me aconselharam a começar aprender lógica, enfim, já fiz alguns exercícios e estou curtindo a ideia, acho interessante pessoas que sabem programar, mundo ilimitado de criaçoes,rs. Torcendo pra aprender mais e mais. Gosto de coisas praticas e resolver problemas, talvez consiga me adaptar e tirar proveito desse mundo programável, aprender de qualquer forma é sempre bom.

Diego
12

Porque é desafiador, chato e legal ao mesmo tempo. O mais importante nisso tudo é que seu projeto sempre terá algo a ser melhorado, independente da tecnologia, metodologia e outras “ias” por aí. E por falar em “ias”, todo dia surge uma nova, umas que não deveriam ter surgido, outras, que facilitam e muito a nossa vida, mas se existe um profissional que é fresco de verdade, esse profissional somos nós, porque gostamos de por nomes “chiques” nos bagulhos. Viva a Programação Orientada a Gambiarra!

Bruno Soares da Silva
13

Sou da área de infra. mais sempre gostei de programação e estou estudando PHP, pois acho uma linguagem muito gostosa para trabalhar. Programar para mim é uma arte na área de TI, e não uma “profissão” como dizem.

André Rogério Bononi
14

Programo pelo prazer de programar. É instigante pensar em como resolver as coisas! Apesar de que, às vezes, encontramos problemas criados por outros programadores (entenda-se GOVERNO) que não dá pra acreditar que eles pensaram em algo tão bizarro.

Rogério
16

Virei garoto de programa aos 18 anos, adoro essa vida…kkk zueira.
Sempre admirei os programadores , por isso virei um. Criar alguma coisa ver funcionando é ótimo. Amo o que faço.

Letícia
18

Sou iniciante ainda, tenho 15 anos e comecei a programar este ano em um curso técnico integrado, estou aprendendo minha primeira linguagem (C++), por enquanto acho muito divertido e trabalhoso, fico horas num mesmo programa tentando melhorá-lo, o que é um pouco exaustivo, mas adoro ver o resultado final dos meus joguinhos, mesmo sendo tão simples já é um começo, e pretendo continuar nessa área, é isso que eu quero fazer da minha vida afinal.

Lucas
19

Programo para poder fazer algo que possa ajudar e facilitar a vida de outras pessoas, e quem sabe ensinar tambem. Sou novo na area de programaçao, mas acredito que a curiosidade e a vontade de solucionar problemas é o maior incentivo para os programadores.

Felipe Oliveira
20

Programo por dinheiro. É uma das melhores profissões do mundo! rsrs brincadeira. Mas quem dera se isso fosse verdade… Embora não pague tão mal assim, poderia melhorar e muito! Programo por que gosto de resolver problemas e entender sobre regras de negócios

Fabiano
21

Faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas sinceramente, não consigo gostar de programação. Acho os conceitos até legais, no início achei que fosse gostar muito. A teoria me interessou bastante, principalmente programação estruturada. Mas na prática, é algo que vejo dificuldade, quando entrou em programação orientada a objetos deu um nó na minha cabeça. Das disciplinas que cursei até agora, gostei mais da parte de Redes, das matérias que envolvem matemática (matemática discreta, estatística, probabilidade). Acho que estou no curso errado tbm =/

Guilherme Rodrigues
22

Somente o simples fato de passar horas digitar um Código, para mim me causa imensa alegria e por fim ver o resultado final. E saber que foi você que criou e melhora de alguma forma a vida das pessoas é simples porem de imensa satisfação.

Kassia Oliveira
23

Programar é algo fascinante. Gosto pelo fato de ser desafiador, todos nós somos capazes e temos recursos suficientes para resolver problemas. Mas somente uma pequena parcela( nós programadores(as) que topamos o desafio!

Waughan
24

Gosto de programar nas linguagens em C, C++ principalmente na forma estrutura resolvendo problema envolvendo matemática

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">