O que é NOC e quais vantagens eu tenho ao implantar em minha empresa?

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Um termo que tem ganhado destaque como uma boa prática para TI é NOC, que significa Network Operation Center - Centro de Operações de Rede.

Por definição, é um local onde se realiza o monitoramento e gestão dos eventos de TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos de TI – computadores, roteadores, gateways, etc. Essa equipe atua de forma preventiva e proativa com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

Imagem via Shutterstock

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O NOC vai além de apenas monitorar, ele é responsável pela execução de scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI entre outras atribuições.

Essa prática já é bem difundida em grandes corporações, mas vem tornando-se muito popular entre as pequenas e médias empresas, uma vez que a disponibilidade dos sistemas e agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Algumas das vantagens ao implantar o NOC

Através do NOC diversas informações são extraídas dos ativos de TI e a análise destas informações proporciona prever necessidades de investimentos ou falta de capacidade da infraestrutura atual. Agindo preventivamente, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o downtime dos serviços e aumenta a satisfação dos usuários.

Um NOC pode operar em escala de 24 horas, e em empresas onde a disponibilidade dos sistemas é essencial para o negócio, a implantação de um NOC torna-se imprescindível.

O NOC pode ser interno ou terceirizado, sendo que o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno. Outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio. Quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.

Artigo publicado originalmente no blog  da Blue Solutions

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2 Comentários

Daniel Matthiensen
2

Olá Figueiredo,

Recomendo utilizar algum software de monitoramento de fácil implantação como por exemplo Nagios ou Zabix, ambos possuem diversos plugins prontos e caso precise desenvolver algum específico a tarefa não é tão difícil.

Importante definir também os procedimentos, uma das coisas mais difíceis é fazer o monitoramento acompanhar as mudanças no ambiente de TI, é muito fácil um sistema novo começar a rodar e o NOC não ser informado para adequar o monitoramento.

Em relação à equipe, importante ter pessoal com senso crítico e detalhista para sempre questionar se os parâmetros configurados estão corretos.

Espero ter ajudado!

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