O que é Análise SWOT ou Matriz SWOT?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Análise SWOT (também chamada Matriz SWOT) é um método de planejamento estratégico usado para identificar os pontos fortes e fracos (Strengths e Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e possíveis ameaças (Treats) de um projeto ou negócio. Sendo esses fatores essenciais para a elaboração de táticas e estratégias para um plano de ação.

Através dessa análise, é possível ter uma maior noção do cenário em que seu negócio ou projeto estão inseridos, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Confira abaixo o passo a passo para a realização da Análise SWOT.

Como fazer a Análise SWOT?

A análise SWOT é dividida em dois grupos: ambiente interno e ambiente externo.

O ambiente interno é representado por pontos fortes (Strenght) e pontos fracos (Weakness). Está sob controle da organização, ou seja, só depende de seus gestores tomarem ou não determinadas atitudes.

O ambiente externo corresponde às oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). A empresa não tem controle sobre esses fatores, não sabe se vão acontecer, mas é importante ter atenção para aproveitá-los ou evitá-los.

Para fazer a Análise SWOT é preciso seguir os seguintes passos:

1) Defina os Pontos Fortes

O objetivo é definir o potencial do negócio ou projeto, o que os difere dos outros. Inclua os recursos e capacidades que geram vantagens. Ex.: matéria prima utilizada, grupo técnico, localização geográfica, qualidade dos produtos e serviços entre outros.

2) Identifique as Fraquezas

Aqui você identifica quais os pontos mais vulneráveis, ou seja, fatores que podem impedir o sucesso de seu negócio ou projeto. Ex.: sistema de comunicação interna fraco, produto altamente perecível, matéria prima escassa, equipe pouco qualificada entre outros.

3) Aproveite as Oportunidades

As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio ou projeto. Essas situações normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Ex.: aprovação de uma nova lei, lançamento de uma nova tecnologia, lançamento de um produto complementar ao seu entre outros.

4) Proteja-se das Ameaças

Por fim, as ameaças representam todos os fatores que podem atrapalhar ou oferecer risco ao seu negócio e projeto. Ex.: pirataria de seus produtos, escassez de mão de obra, lançamento de um produto superior ao seu entre outros.

matriz-swot_thumb

Perceba que a Análise SWOT é etapa essencial para qualquer planejamento estratégico de sucesso e sua qualidade depende da habilidade e atenção de quem a executa. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual do seu negócio ou projeto e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcos Reis

Mais artigos deste autor »

Profissional de Tecnologia da Informação com experiência nas áreas de infraestrutura, gerenciamento de projetos, gerenciamento de pessoas, concepção e operação de ServiceDesk. Tenho certificações na área de TI, sendo elas: ITIL, COBIT, ISO/IEC 27.002 e MCP Microsoft. No momento sou Gerente de Infraestrutura na Tecnomapas, onde minha equipe é especializada em dar suporte a ambientes computacionais complexos, com diversos hardwares (DELL, IBM, HP, EMC) e soluções de softwares (VMWare, Hyperv, Oracle, SQL Server, ArcGIS Server, BackupEXEC).


1 Comentários

Gilberto
1

Boa noite,
Gostaria de saber onde consigo mais informações e exemplos de aplicação da analise SWOT em Projetos.

Em minhas pesquisas encontro muito sobre o conceito aplicação a formulação de estratégia para o negócio e muito pouco da aplicação em projetos.

Obrigado,

Gilberto

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">