Carreira: Falando sobre Coaching

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Esse processo de Coaching é um tema novo para um número considerável de pessoas que conheço no mercado. Profissionais com décadas de carreira nunca ouviram falar sobre isso. Portanto, nesse texto, quero ajudar a divulgar a importância dessa metodologia a todos.

Em linhas gerais, o Coaching é um processo para mudanças – utilizando técnicas, ferramentas e análises – conduzido por um profissional especializado, denominado coach, com o intuito de impulsionar o alcance de uma meta pelo cliente (o coachee).

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Essa meta pode ser tanto no cunho pessoal (life coaching) ou profissional (executive coaching) – âmbito este no qual irei me ater hoje.

Realizei em dois momentos distintos da minha carreira esse processo, o primeiro onde precisava escolher um novo rumo a seguir e o segundo no meu período sabático com o objetivo de realizar um realinhamento pessoal e profissional.

No primeiro, fiz com um coach de formação técnica e especialista em carreira no ramo corporativo. O segundo, realizei com um coach formado em psicologia que também possuía uma ampla bagagem no mundo corporativo (com gestão de carreira). Senti uma diferença muito grande no que concerne à formação do coach. No meu caso, particularmente, achei muito mais proveitoso e profundo o profissional com formação em psicologia, pois, acredito que o olhar e o escutar é bem mais apurado e treinado para compreender algumas camadas ocultadas pelo nosso inconsciente (as chamadas crenças limitantes, que dificultam nossa evolução, por isso, para mim, foi determinante ter a orientação de um profissional capacitado para reconhecer tais camadas e saber como me conduzir a revela-las e extingui-las apropriadamente).

Nesse processo, o coach nos orienta a traçar basicamente três aspectos: onde estamos, para onde vamos e como chegar. Aparentemente, pode soar muito simplista descrever esses pontos, mas não é, porque passamos a considerar muitas informações irrelevantes e a ignorar outras essenciais por não termos a certeza daquilo que buscamos.

Para muitos dos meus leitores que me escrevem sobre suas questões de carreira já compartilhei essa minha dica de buscar à ajuda especializada e realizar o processo de Coaching. Eu os oriento porque esse trabalho foi fundamental para mim e conheço outros profissionais que também realizaram e conseguiram atingir suas metas de forma consistente e bem sucedida.

É claro que esse processo é mais indicado para situações onde não haja certeza sobre a meta a ser atingida e o meio para conquistá-la. Talvez, se você já possui um objetivo claro e tem segurança em como realizá-lo, esse processo poderá não lhe agregar nada inovador.

Entretanto, se você está vivendo um dilema para mudar de área, trocar de profissão, de país, de cargo, empreender, iniciar um MBA ou outro desejo que não se apresente de forma clara, segura e precisa, busque a ajuda de um profissional e faça um processo de Coaching. Existem diversos profissionais preparados, experientes e dispostos a lhe ajudar a traçar esse percurso com sucesso, diminuindo os riscos iminentes em um caminhar desconhecido.

Sucesso na trajetória!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Carolina Souza

Mais artigos deste autor »

Especialista em Gestão de Carreira Empresarial, em Gerenciamento de Projetos [PMP] e Engenharia de Requisitos [CPRE-FL] com 14 anos de vivência no mundo corporativo, atua como consultora, palestrante e mentora nas áreas de gestão, liderança, processos operacionais e desempenho de equipes. Colunista de revista e site especializados em TI.


10 Comentários

LEANDRO
1

Carolina, vc indicaria Coaching para um recem formado da faculdade, pois temos muitas duvidas em que carreira seguir.

Carolina SouzaCarolina Souza Autor do Post
2

Olá Leandro,

Recomendo de olhos fechados o processo de Coaching para alguém recém-formado. Na graduação, somos apresentados a muitos caminhos, mas, de forma rasa, o que dificulta a decisão por qual destes caminhos seguir ao final do curso. Acredito que um coach com formação na área do coachee (no seu caso é em TI, certo?) ou que possua uma ampla experiência na mesma seria o mais recomendável porque ele conhecerá na prática cada um (ou a maioria) dos possíveis caminhos e poderá realizar um trabalho mais direcionado falando a mesma linguagem do coachee.

Boa sorte na trajetória!
Sucesso!

Brener Araújo
3

Parabéns Carol pelo artigo.

Hoje falamos muito em trilhar um caminho profissional com a satisfação e o gostar no que se faz. Sempre tentamos aliar os dois, mas quando não nos conhecemos bem esse caminho pode ser penoso e tortuoso, principalmente para geração Y.

O Coach é um importante aliado na busca dessa compreensão e na busca por esse caminho.

Adriana Balthazar
4

Adorei o artigo. Estudei sobre coach na última Pós que fiz em Gestão de Negócios e simplesmente me apaixonei pelo assunto.
Parabéns pela clareza que você expôs o assunto.

Carolina SouzaCarolina Souza Autor do Post
5

Olá Brener,

É verdade, o autoconhecimento contribui muito para conseguirmos realizar aquilo que gostamos. E o Coach pode ser um ótimo guia nesse caminho a ser traçado.

Obrigada pelo comentário.
Abraços.

Carolina SouzaCarolina Souza Autor do Post
6

Olá Adriana.

Também conheci sobre coaching durante a minha pós e me encantei com esse processo. Acho que essa possibilidade de termos alguém que nos direcione e ajude a descobrir o Como realizar aquilo que almejamos é fascinante.

Obrigada pelo comentário.

Abraços.

Diego Santos
7

Olá Carolina.

Gostei bastante do seu artigo.
Atualmente trabalho como Analista/Desenvolvedor Sênior, e estou em um momento da minha carreira que não sei exatamente quais os próximos passos para avançar rumo aos cargos gerencias. Sempre fico na dúvida se faço um MBA em gestão de projetos, se tiro alguma certificação, e por isso venho estudando a possibilidade de contratar um coach.

Você, que já passou por esse processo, poderia indicar um bom coach? Ou então onde posso procurar?
Outra dúvida que tenho é com relação ao investimento, você pode me passar um valor médio atualmente?

Obrigado e parabéns pelo artigo.
Diego

Carolina SouzaCarolina Souza Autor do Post
8

Olá Diego,

Bom, não sei em qual Estado você mora, mas, caso seja no Rio pode me enviar uma mensagem pelo Linkedin que lhe indico onde fiz. O valor costuma ser, aqui no Rio, em média, R$300,00 por cada sessão.

Talvez esse trabalho possa lhe ajudar a encontrar um caminho para evoluir na sua carreira.

Muito obrigada pelo seu comentário.

Abraços e Sucesso na trajetória!

ANA
9

BOM dia Carolina,

Preciso de um coach pois me encontro em uma encruzilhada e não sei para onde seguir.

Você poderia me indicar um profissional muito bom para me indicar (tenho afinidade para a área de TI, mas não sei que área exatamente rumar).

No aguardo,

Grata

Ana

Carolina SouzaCarolina Souza Autor do Post
10

Olá Ana,

Atendo somente online, se você não tiver problema em fazer coaching online eu lhe convido a conhecer o meu portfólio em meu site: http://www.carolinasouza.net.

Caso tenha preferência por presencial eu indico você a buscar profissionais formados pela Sociedade Brasileira de Coaching, local onde fiz a minha formação e posso assegurar a qualidade dos profissionais.

Abraços.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">