Roteiro de estudo para certificações ágeis (2016): PMI-ACP, PSMI, ASF, ASM, CI-ASP e SFC

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Você quer conquistar as principais certificações ágeis do mercado mas não sabe por onde começar?

Você sabia que pode conquistar a maior parte delas estudando na sua casa, realizando as provas online?

Neste artigo você encontra o roteiro para algumas destas certificações, incluindo algumas dicas de como foi o meu exame. Vou abordar as certificações:

  • PSM I – Professional Scrum Master I (Scrum.ORG)
  • ASF – Agile Scrum Foundation (EXIN)
  • ASM – Agile Scrum Master (EXIN)
  • PMI-ACP – PMI Agile Certified Practitioner
  • CI-ASP – Certified Integrator in Agile Service Projects (EXIN)
  • SFC – Scrum Fundamentals Certified (ScrumStudy)

Roteiro para PSM e ASF

Para estas 2 certificações, usei o seguinte material:

Considero estes exames fáceis se você estudou e já aplicou métodos e modelos ágeis. Os livros do Fábio e do Vitor abordam todo o assunto necessário para as duas certificações. Caso queira complementar, você pode fazer o curso para PSM da TI Exames.

Para o PSM, recomendo que realize o “Scrum Open Assessment“, disponível gratuitamente no site da Scrum.org. São 30 questões aleatórias baseadas no exame. Assim você saberá se está preparado para ele. Algumas das questões do Assessment caíram na minha prova. Deixe o Assessment para depois que estudar os livros, simulados e curso da TI Exames. Os simulados do Vitor são focados no PMI-ACP, portanto concentre-se neste momento em ir bem nos simulados do Fábio e no Assessment.

Realizei os exames para PSM, ASF e SFC na mesma semana, após estudar 2 semanas. Os exames você pode realizar na sua casa, online. Nos sites das certificações você encontrará instruções de como configurar seu ambiente para realizar as provas. Os exames PSM e SFC são em inglês. ASF você já encontra em português.

Roteiro para o Polêmico SFC

A certificação SFC, oferecida gratuitamente pela ScrumStudy, virou moda no mercado nos cursos de “Torne-se Scrum Master em 24 horas”. Muito cuidado! A ScrumStudy não é reconhecida pela Scrum.Org e Scrum Alliance como uma entidade verdadeira. Você não consegue nem usar as horas do curso gratuito deles para comprovar experiência com Scrum nas certificações avançadas do EXIN e PMI.

Eles criaram um SBOK (o Scrum Guide do ScrumStudy), um guia imenso não-oficial do Scrum. Para realizar a prova, basta fazer o curso online gratuito deles e fazer o exame. A leitura do Guia poderá confundi-lo para outros exames, portanto, se possível, deixe esta certificação por último.

Roteiro para a certificação ASM

Você já conhece métodos ágeis, já tem algumas certificações e agora precisa “fazer acontecer” na sua empresa. Como faz? O foco desta certificação é justamente isso. Avaliar seus conhecimentos em como realizar esta transição.

Diferente das outras certificações, você precisa participar de um curso oficial. Felizmente no Brasil este curso já é oferecido pela Hiflex, empresa do amigo Vitor Massari. Você pode conferir a agenda dos treinamentos acessando este link do site da Hiflex.

Recomendo a leitura do livro, também do Vitor Massari, antes da realização do curso: Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos. Caso já pense em fazer o curso, entre em contato com o Vitor para ver se o livro estará incluso na turma que você escolher. Participei da 2ª Turma em São Paulo.

Realizei a leitura e os simulados do livro em 5 dias, obtendo 95% de acertos. Depois participei do excelente curso com o Vitor e após isso revisei os simulados mais uma vez antes de realizar a prova online, em casa. A prova é em português e você encontrará um cupom de desconto no livro do Vitor (válido até 31/12/2016). Achei a prova bem fácil e o livro do Vitor, além do treinamento, se mostraram mais do que suficientes! Fui aprovado com 90%.

Certificação CI-ASP

Esta certificação da EXIN é gratuita, oferecida quando você conquista ao menos as certificações abaixo:

  • PMP OU Prince2 Foundation E
  • SO/IEC20000 OU ITIL Foundation E
  • ASF OU ASM.

Atendendo estes requisitos você receberá automaticamente a certificação CI-ASP

Roteiro para PMI-ACP

Você já tem experiência na área, muitas horas de aplicação dos métodos ágeis e quer dar mais um passo? É hora então da certificação PMI-ACP. Após conquistar as certificações anteriores, meu roteiro foi de apenas 1 mês:

O Exame é em inglês e você precisará realizá-lo em um centro autorizado da Prometric, não está disponível online.

Dicas finais para as certificações PSM, ASF, SFC e PMI-ACP

Para os simulados Online: Certifique-se de seguir as instruções da prova, sobre manter o ambiente onde está sem nenhum papel ou eletrônico. Se ocorrer algum problema antes ou durante, não se desespere: Entre em contato pelo Chat Online da EXIN. O Chat é em inglês, OK? O Atendente se conectará no seu computador e ajudará a resolver o problema.

PSM: Não precisa fazer nada de diferente. O Scrum Guide, o curso da TI Exames, livro do Fábio e os simulados de ambos serão suficientes. As questões do exame foram bem focadas nos conceitos.

ASF: Complemente o curso da TI Exames com o livro do Fábio e pratique os simulados. Cairam na minha prova poucas questões situacionais mas a maior parte focado em Scrum e FDD

ASM: Leia o livro, faça o curso e tenha ao menos 90% de aprovação nos simulados do livro. Não tem segredo!

SFC: O curso da ScrumStudy é gratuíto e suficientes para o exame. Basta realizar o curso online e fazer a prova.

PMI-ACP: Pratique muito os simulados em inglês do Fastrack, já que a prova é em inglês. No meu exame caíram MUITAS questões situacionais então esteja preparado com os conceitos apresentados pelo Vitor e pelo Mike Griffiths além, claro, de sua própria experiência profissional já que o PMI-ACP exige 2000 horas em projetos (ou o certificado PMP) e 1500 horas em projetos ágeis, além de um curso de 21 horas.

Na época realizei o curso do Vitor que estava disponível na Udemy. Hoje este curso é ministrado através da empresa dele, a Hiflex. Você também encontra outros cursos online em diversas plataformas. O importante é ter estas 21 horas de curso para atender os requisitos mínimos.

Recomendo também leitura de artigos da área em inglês. Isso irá ajudá-lo nas questões situacionais, uma vez que como a prova do PMI-ACP é em inglês, você precisa ter uma boa noção não somente dos termos mas do idioma em si e como ele é usado na nossa área.

Ficou com alguma dúvida? Quer ajuda durante os estudos? Conte comigo! Use os comentários ou entre em contato comigo no LinkedIn. Obrigado pela leitura!

Publicação Original: http://www.vignado.com.br/?p=616

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Alexandre Luis Vignado

Mais artigos deste autor »

Gerente de Projetos na Elsys, responsável por projetos de desenvolvimento de hardware inovadores em telecomunicações. Utiliza os métodos ágeis para aproximar as pessoas de sua equipe e ajudá-las a encontrar o valor do seu trabalho. Gosta de escrever e conversar sobre a área, principalmente sobre modelos ágeis, híbridos e gerenciamento de riscos. Adora viajar e sonha em conhecer cada canto desse mundo e, quem sabe, levar um pouco de ágil por aí.

Certificações: PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, ASM, ASF, PSM, ITILF, CI-ASP, COBIT, ISO20000, ISO27002, GREENITCITIZEN.

Site Pessoal: http://www.vignado.com.br


5 Comentários

Vitor MassariVitor Massari
1

Olá amigo Alexandre,

Parabéns pelo artigo didático e muito explicativo sobre as certificações e obrigado por me mencionar como referência em pelo menos 3 delas.

Fico feliz em saber que meu trabalho tem uma parcela de contribuição no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Continue com esse ritmo e qualidade de artigos que, conforme falamos, tenho certeza que sairá um livro logo logo!

Forte abraço e sucesso sempre!

Alexandre Luis VignadoAlexandre Luis Vignado Autor do Post
3

Obrigado Vitor! Já vi o conteúdo da Formação Gerente Ágil e sei que vai ajudar muita gente tanto para conquistar as certificações como para melhorar a gestão do seus projetos!

Já indiquei para vários amigos da área e espero que cada vez mais profissionais venham para o Agile e utilizem os conhecimentos e técnicas em seus projetos :)

Abraços!

Frederico Aranha
4

Só não vamos esquecer que quem inaugurou a moda do Certified Scrum Master em 24h não foi a SCRUMstudy… Nesse ponto, acho que uma digressão histórica enriqueceria o artigo.

Abraços,

FA

Frederico Aranha
5

Alias, Vignado, muito bom o texto de forma geral, como sempre!!! Acho que essa polêmica criada pela SCRUMstudy teria sido evitada se eles tivessem chamado o trabalho deles por outro nome.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">