Tutorial: Editando Tags de Músicas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa Pessoal!

Ao escutarem uma música, quem nunca reparou que no tocador (player) de mp3 aparecem informações, como por exemplo: “Artista Desconhecido”, ou links de sites como por exemplo www.meusite.com.br, mesmo o nome do artista e da música estarem corretos no nome do arquivo? Pois bem, estas informações mencionadas acima e que aparecem no tocador de músicas ficam armazenadas internamente na própria música, ou seja, ficam nas Tags das músicas.

Bom, neste artigo, vou demonstrar como editar tags de músicas.

Acredito que, entre os artigos meus que já foram publicados aqui no PTI, este não é destinado apenas aos profissionais de TI, mas sim a todos àqueles amantes de música e que, assim como eu, gostam de manter suas coletâneas bem organizadas.

Existem bons editores de tags para serem baixados, mas aqui usarei o Mp3tag (pode ser baixado clicando aqui), que apesar de ter uma interface simples, possibilita que eu possa estar editando múltiplos arquivos ao mesmo tempo. 

Depois que baixar o programa, iremos instalar e abrir o Mp3tag.

Agora iremos clicar no quarto ícone da barra de ferramenta que se refere a abrir a pasta que estão as músicas que iremos editar.

editar_tags01

A clicar no ícone para abrir a pasta (diretório das músicas), iremos selecionar a pasta que estão as músicas e depois clicaremos em “Selecionar pasta“.

editar_tags02

Reparem que irá aparecer todas as músicas que estão dentro deste diretório (pasta).

Neste exemplo, selecionei a música do Calvin Harris para editar suas informações, ou seja, suas tags.

Na coluna da esquerda, aparece como estão as tags desta música. Reparem que tanto no Artista, como em Gênero e em outros campos, aparecem como “www.sitedemúsica.org”. Ao tocarmos esta música com estas informações, irá aparecer no tocador com estas informações. Então podemos estar editando para que apareça de forma correta.

Eu posso estar inserindo estas informações direto nos campos ou eu posso estar antes procurando informações a respeito desta música direto em alguns sites na internet.

editar_tags03

Para esta segunda opção, iremos clicar no ícone do globo na barra de ferramentas (como é mostrado na imagem logo abaixo) e clicaremos em “Amazon.com”

editar_tags05

Abrirá a janela para buscar Album ou artista, então iremos escrever Calvin Harris e clicar em “Avançar”.
editar_tags06

Irá aparecer diversos álbuns deste artista no site que escolhi. Como não sabemos em qual álbum tem a música que estamos editando, iremos selecionar primeiramente o primeiro álbum para fazermos a busca e depois clicaremos em “Avançar”.

editar_tags07

Reparem que aparece as informações do álbum, a imagem da capa e as músicas disponíveis neste álbum. No último quadro desta janela, aparece a música que selecionamos para editar.

Já conseguimos verificar e esta música é a faixa 6 deste álbum. 

editar_tags08

Então iremos mover para baixo a música que selecionamos para a edição para que fique na mesma posição que a música está no álbum e então clicaremos em “OK”.

Se tivéssemos selecionado outras músicas deste artista e que estivessem no mesmo álbum, poderíamos editar ao mesmo tempo estas músicas.

editar_tags09

Depois que clicarmos em “OK”, aparecerá a janela de Tag salva no arquivo.

editar_tags10

Porém, algumas informações como, por exemplo, “Gênero, Comentários”, não foram alterados, então iremos fazer isto direto em seus respectivos campos.

editar_tags11

Foi colocado no campo Gênero como “Pop” e nos outros campos que continham o link dos sites, foi excluído.

editar_tags13

Depois é só clicarmos no ícone do disquete para salvarmos o arquivo.

editar_tags14

Aparecerá a janela de Tag salva.

editar_tags15

Como eu havia comentado anteriormente, este aplicativo possibilita que possamos editar simultâneamente diversas músicas. 

Se eu quisesse colocar, por exemplo, que todas as músicas que selecionei são Techno, no campo Gênero, coloco como Techno e clico no disquete para salvar. Neste caso, os outros campos ficam com suas informações originais.

Se quisermos renomear o arquivo também poderemos estar fazendo isso direto na coluna da direita onde contém o nome dos arquivos.

editar_tags16

Espero que este tutorial seja útil. Eu particularmente costumo renomear as minhas músicas, organizar e editar suas tags para quando eu for escutar, eu possa estar escolhendo se quero escutar músicas de um artista ou gênero em específico.

Nos celulares tem bons aplicativos para editar tags, caso tenham músicas apenas neles.

Bom acho que é isso pessoal. Até a próxima! :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

5 Comentários

Luciano Carlos
1

Boa dica, chará!

Também gosto das minhas músicas organizadas no celular, mas utilizava o Windows Media Player mesmo. Vou testar desta forma.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
3

Opa! Se estiver usando a interface KDE, o player amarok tem esta possibilidade de editar tags, inclusive de localizar as letras das músicas. Agora, se quiser usar um programa mais específico, tem o easytag, que é disponibilizado tanto para o windows como para o linux.

Paula
4

Olá, o tutorial está ótimo, mas o problema é que se mudo o arquivo de musica para outro computador a imagem da tag não aparece mais… isso é normal? a imagem só aparece no computador onde ela esta armazenada mesmo? não tem jeito de vincular ao arquivo mp3?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">